Apostamos que essas tendências de moda de 2025 não vão durar até 2026

por Sofia Chel

Vira ano, entra ano e os ciclos de tendências se repetem. Algumas duram mais, outras bem menos. O Labubu e o Bobbie Goods foram exemplos claros disso, quase como um surto coletivo. Independentemente da idade, eles romperam a bolha e caíram no mainstream em pouquíssimo tempo. E, como costuma acontecer quando a adesão é estrondosa e um tanto polêmica, o ciclo tende a ser curto.

Aproveitando esse gancho para fechar o ano, reunimos as nossas apostas de tendências de moda de 2025 que provavelmente não vão durar até 2026.

Modelo agachada usa sobreposição de camisa xadrez azul com camiseta preta larga, shorts jeans claros e sapatos vermelhos,
Foto: @tessavmontfoort (Reprodução/Instagram)


tendências de moda de 2025 que provavelmente não vão durar até 2026

labubu

Como citado acima, o Labubu se tornou uma das tendências mais virais de 2025. Fazia tempo que um acessório não causava tanto impacto assim. Parte do sucesso veio de estratégias de marketing super inteligentes, como as blind boxes, que incentivavam reacts nas redes, o apelo colecionável e a popularização dos bag charms como tendência de personalização. As celebridades também tiveram papel decisivo nesse pontapé inicial, ao adotarem um ou vários modelos nas bolsas e ampliarem o alcance do item. Isso acelerou a popularização e colocou o Labubu rapidamente no desejo coletivo.

Apesar do sucesso, o Labubu dividiu muitas opiniões. O design, o excesso de comercialização e o toque infantil geraram críticas. A produção em massa tirou o caráter exclusivo do acessório e derrubou o valor de revenda, com quedas de até 70% em alguns modelos. A busca pelo termo caiu no segundo semestre de 2025 e, pouco depois, o item começou a sair de cena. Para 2026, o cenário é claro. É um ciclo definitivamente se fechando.

Modelo caminha confiante em look das tendências de moda de 2025 com top branco tomara que caia, saia rendada bege, cinto
Foto: @ _dezsmith (Reprodução/Instagram)

cinto boho 

O revival da estética boho em 2025 trouxe de volta vestidos fluidos com babados, botas robustas, franjas e, principalmente, o cinto largo que veio repaginado e com ares vintage. O destaque ficou para o modelo com placas circulares em couro e ilhós metálicos dourados. Por soar datado, ele já vem caindo em desuso desde o segundo semestre, o que indica que, nos próximos meses, a tendência deve perder ainda mais espaço.

Modelo senta com postura relaxada em sofá caramelo, usando vestido branco estruturado e sapatilhas pretas, refletindo
Foto: @rikkekrefting (Reprodução/Instagram)

sapatilha de telinha

A sapatilha de telinha dominou 2024, seguiu forte em 2025, mas dificilmente sobrevive até 2026. Foi um item polêmico desde o início. Quem adotou defendeu com unhas e dentes, quase como uma comunidade. Aqui no escritório, há quem amasse e quem odiasse.

Porém, a transparência nos pés não desaparece. Ela deve ganhar uma nova leitura, que já vem ganhando força no hemisfério norte. Em vez da telinha, a aposta passa a ser o uso de ilhós ao longo de todo o sapato.

Modelo caminha com postura decidida usando camiseta oversized vermelha, saia bufante branca e sapatos pretos, refletindo
Foto: @by.regiina (Reprodução/Instagram)

saia balonê

Apesar dos volumes seguirem fortes neste final de ano, algo nos diz que a saia balonê não chega até 2026. Pode até ser que você ainda veja esse modelo nos primeiros meses do ano, afinal, é difícil desaparecer por completo. Mas, como todo ápice, a tendência agora migrará para silhuetas mais limpas e retas, reservando o volume para detalhes pontuais.

Modelo posa com blazer cinza oversized e camiseta branca, óculos de armação tartaruga e expressão serena, refletindo
Foto: @sobalera (Reprodução/Instagram)

óculos de grau oval

Não sei você, mas por um bom tempo era difícil olhar ao redor e não ver alguém usando óculos de grau ovais, à la Miu Miu. Com tanta gente investindo no mesmo modelo, a queda de popularidade era inevitável. A massificação foi intensa e já dá sinais claros de desgaste, abrindo espaço para outras armações ganharem protagonismo.

Modelo posa com jaqueta vermelha estampada, gola de renda branca e calça xadrez ampla, expressando as tendências de moda de
Foto: @cazevedor (Reprodução/Instagram)

gola peter pan

Por fim, a gola peter pan, ou gola boneca, como também é conhecida, teve seus anos de auge em 2024 e 2025. Ainda assim, é um elemento que não envelheceu bem. O visual vintage é marcante e não conversa com todos os estilos. Eu mesma investi e não consegui me adaptar. O toque infantil gerava um certo desconforto, mesmo achando o modelo belíssimo e cheio de personalidade.