A gente sabe que repetir roupa é a coisa mais normal do mundo, afinal, ela não é descartável. Porém, as redes sociais podem nos dar a falsa sensação de que as fashionistas nunca usam a mesma peça duas vezes. Na verdade, o que elas fazem (e a gente pode aprender) é aproveitar ao máximo cada roupa, pensando em maneiras nada óbvias de vesti-las.
Além disso, falar em repetir roupa é também discutir sobre sustentabilidade, já que o resíduo têxtil é um problema grande que afeta o meio ambiente de forma drástica. Quanto mais usamos nossas peças, menos elas precisam ser substituídas por novas e, consequentemente, descartamos menos. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como usar o que você tem de diversas formas. Vem ver:
Repetir roupa fica fácil quando você já sabe algumas possibilidades de usá-la. Por isso, olhe sempre referências! Crie uma pasta de inspirações de diferentes looks com os tipos de peça que você tem e assim nunca vai faltar criatividade.
Adicionar uma terceira peça sempre dá uma cara nova para o look na hora de repetir roupa. É uma forma fácil de montar uma produção interessante que as fashionistas amam! Então se jogue nas camisas, jaquetas, quimonos e tudo o que for possível.
Os acessórios são nossos melhores amigos na hora de repetir roupa. Um cinto, um boné ou até uma bolsa podem transformar seu look e fazer a peça parecer outra. Não tenha medo de usá-los a seu favor.
Ter peças versáteis, que você vai conseguir usar o ano todo, ajuda na hora de repetir roupa. O colete é um exemplo, já que além de trazer informação de moda para a produção, pode ser colocado por cima de praticamente qualquer look.
T-shirts, principalmente as com estampa, são mais marcantes, mas também são super versáteis. Usar por dentro e por fora da calça ou até amarrar para ficar mais curta são truques que funcionam muito. O segredo é sempre dar seu toque pessoal na peça.
Os sapatos podem definir o mood de uma produção e por isso também são grandes aliados na hora de repetir roupa. O mesmo vestido pode ser usado de forma mais casual ou para uma super festa só trocando o calçado.
Outra dica é já saber com que peças você vai combinar aquela roupa antes de comprá-la. Sempre pense em pelo menos três looks que você conseguiria usar. Se for fácil, é um bom investimento. Se você tiver dificuldade em pensar nas combinações, talvez não seja a roupa ideal para o seu guarda-roupas. Comprar com inteligência é a melhor forma de ter um armário que faça sentido, onde todas as peças se combinam.
Gostou das dicas? Então coloque-as em prática e lembre-se de contar qual é o seu segredo para repetir roupa com estilo.