Usar roupas estampadas e cores pode parecer uma tarefa desafiadora para a maioria de nós. O grande segredo está em saber equilibrar tonalidades e padrões, e nada melhor do que aprender como combinar estampas com quem mais entende do assunto. A fashionista que eu sigo, Carol Morais, é uma criadora de conteúdo portuguesa que domina essa estética colorida, criativa e nada óbvia, tudo isso sem perder a sofisticação. Além de montar looks dignos de serem “roubados,” ela me inspirou a misturar padronagens e cores que eu jamais pensaria em usar juntas.
Se o assunto te interessou e você não faz a mínima ideia de por onde começar — ou, mesmo que já tenha uma noção, acha que inspirações nunca são demais — continue lendo e confira 7 maneiras de usar estampas como uma verdadeira fashionista.
Leia também: O seu guia definitivo para adotar um estilo divertido e descolado
com uma única peça estampada
Para começarmos, a maneira mais simples de incorporar estampas no visual é utilizando uma única peça. Seja na parte de cima ou na de baixo, padronagens clássicas, como o animal print, são sempre bem-vindas. E para deixar o look ainda mais harmônico, opte por roupas básicas em tons neutros ou que estejam presentes no print escolhido.
em conjunto
Avançando para o próximo nível, os conjuntos são infalíveis, especialmente se tiverem padronagens gráficas e maximalistas. O segredo está em modelagens diferenciadas e tecidos de qualidade, para que o caimento seja perfeito.
em conjunto, adicione mais uma peça estampada
Para deixar seu conjunto estampado ainda mais cool, experimente ousar com um colete da moda que tenha uma padronagem em harmonia com o restante das peças. Cores análogas, que são próximas no círculo cromático, como verde e azul, são sempre uma boa pedida.
negativo e positivo
As clássicas estampas de poá combinam muito bem entre si, mesmo com padrões diferentes ou com o fundo invertido. Ficou confuso? Pense assim: quando o fundo é preto e as bolinhas são brancas, o negativo seria o oposto — fundo branco com bolinhas pretas. Essa é uma forma descomplicada e à prova de erros para combinar padronagens.
mesma padronagem, tamanhos e cores diferentes
Outra maneira de aprender a como combinar estampas é optar por padronagens iguais, mas em tamanhos e cores diferentes. Para um toque mais ousado, experimente mesclar cores complementares, que são opostas no círculo cromático, como laranja e azul.
diferentes estampas, mesma paleta
Preparada para o próximo level? Agora, você irá manter a mesma cartela de cores, com tonalidades predominantes — como o amarelo da inspiração — e misturá-las com outras estampas. Para adicionar ainda mais informação de moda, experimente combinar padronagens gráficas em tons neutros, como uma bela t-shirt listrada em P&B.
mesmo fundo, padronagem diferente
Para fecharmos o nosso checklist de como combinar estampas com a fashionista Carol Morais: não tenha medo de ousar. Existem algumas dicas infalíveis que facilitam na hora de mesclar estampas, como no último look, que sugere manter a cor de fundo predominante do print, mas com padronagens diferentes. No final, a grande questão é vestir-se de um jeito que a faça sentir-se confortável e estilosa.