Aprendi como combinar estampas com uma fashionista que eu sigo

por Sofia Chel

Usar roupas estampadas e cores pode parecer uma tarefa desafiadora para a maioria de nós. O grande segredo está em saber equilibrar tonalidades e padrões, e nada melhor do que aprender como combinar estampas com quem mais entende do assunto. A fashionista que eu sigo, Carol Morais, é uma criadora de conteúdo portuguesa que domina essa estética colorida, criativa e nada óbvia, tudo isso sem perder a sofisticação. Além de montar looks dignos de serem “roubados,” ela me inspirou a misturar padronagens e cores que eu jamais pensaria em usar juntas.

Se o assunto te interessou e você não faz a mínima ideia de por onde começar — ou, mesmo que já tenha uma noção, acha que inspirações nunca são demais — continue lendo e confira 7 maneiras de usar estampas como uma verdadeira fashionista

Leia também: O seu guia definitivo para adotar um estilo divertido e descolado

Pessoa de óculos escuros veste casaco com estampa de oncinha e bermuda clara, combinando estampas com elegância.
Foto: @cazevedor (Reprodução/Instagram)


com uma única peça estampada

Para começarmos, a maneira mais simples de incorporar estampas no visual é utilizando uma única peça. Seja na parte de cima ou na de baixo, padronagens clássicas, como o animal print, são sempre bem-vindas. E para deixar o look ainda mais harmônico, opte por roupas básicas em tons neutros ou que estejam presentes no print escolhido. 

Mulher usando conjunto de listras laranja e branco, bolsa preta com estampa e chinelos pretos.
Foto: @cazevedor (Reprodução/Instagram)

em conjunto

Avançando para o próximo nível, os conjuntos são infalíveis, especialmente se tiverem padronagens gráficas e maximalistas. O segredo está em modelagens diferenciadas e tecidos de qualidade, para que o caimento seja perfeito.

Pessoa vestindo roupas estampadas coloridas e combinando padrões, com bolsa branca e óculos escuros.
Foto: @cazevedor (Reprodução/Instagram)

em conjunto, adicione mais uma peça estampada

Para deixar seu conjunto estampado ainda mais cool, experimente ousar com um colete da moda que tenha uma padronagem em harmonia com o restante das peças. Cores análogas, que são próximas no círculo cromático, como verde e azul, são sempre uma boa pedida.

Pessoa usando conjunto de estampas de bolinhas pretas e brancas com um cachorro ao lado em ambiente moderno.
Foto: @cazevedor (Reprodução/Instagram)

negativo e positivo

As clássicas estampas de poá combinam muito bem entre si, mesmo com padrões diferentes ou com o fundo invertido. Ficou confuso? Pense assim: quando o fundo é preto e as bolinhas são brancas, o negativo seria o oposto — fundo branco com bolinhas pretas. Essa é uma forma descomplicada e à prova de erros para combinar padronagens.

Pessoa vestida com roupas estampadas de xadrez laranja e azul, mostrando criatividade ao combinar estampas.
Foto: @cazevedor (Reprodução/Instagram)

mesma padronagem, tamanhos e cores diferentes

Outra maneira de aprender a como combinar estampas é optar por padronagens iguais, mas em tamanhos e cores diferentes. Para um toque mais ousado, experimente mesclar cores complementares, que são opostas no círculo cromático, como laranja e azul. 

Pessoa com casaco amarelo e óculos combinando com listras e xadrez, exemplificando mistura de estampas.
Foto: @cazevedor (Reprodução/Instagram)

diferentes estampas, mesma paleta

Preparada para o próximo level? Agora, você irá manter a mesma cartela de cores, com tonalidades predominantes — como o amarelo da inspiração — e misturá-las com outras estampas. Para adicionar ainda mais informação de moda, experimente combinar padronagens gráficas em tons neutros, como uma bela t-shirt listrada em P&B.

Como combinar estampas com padronagem floral mesclada com calça listrada, sandália vermelha e cesta com cachorro.
Foto: @cazevedor (Reprodução/Instagram)

mesmo fundo, padronagem diferente

Para fecharmos o nosso checklist de como combinar estampas com a fashionista Carol Morais: não tenha medo de ousar. Existem algumas dicas infalíveis que facilitam na hora de mesclar estampas, como no último look, que sugere manter a cor de fundo predominante do print, mas com padronagens diferentes. No final, a grande questão é vestir-se de um jeito que a faça sentir-se confortável e estilosa.

Você também vai gostar