No cenário musical atual temos diversos artistas LGBTQIA+ que são bem engajados na causa, e eles são importantes para relembrar que a luta não começou agora. O mês do orgulho é celebrado em junho, porque do dia 28, em 1969, aconteceu a rebelião de Stonewall, que foi uma série de manifestações de membros da comunidade LGBTQIA+ contra uma invasão da polícia ao Stonewall Inn, um bar em que a membros da comunidade se reuniam.
Para celebrar o mês do orgulho, selecionamos alguns artistas LGBTQIA+ mais novos no cenário musical para você dançar ao som das músicas deles.
_pabllo vittar
Como não começar esta lista com a maior drag queen do mundo? Pabllo Vittar lançou seu terceiro álbum, “Batidão Tropical” na quinta-feira (24). Ele é recheado de brega, forró e axé, mas a artista já passou por outros estilos, como o pop em álbuns anteriores. É importante ressaltar que Phabullo Rodrigues da Silva é um homem gay, e que drag é arte que não se limita a sexualidade.
_girl in red
Marie Ulven Ringhein, conhecida como girl in red teve seu hit “I Wanna Be Your Girlfriend” viralizada no TikTok, depois disso, sua carreira recheada de músicas indie e dream pop, ganhou ainda mais visibilidade. A jovem norueguesa se tornou ídolo queer da geração Z e lançou seu primeiro álbum em 30 de abril deste ano.
_troye sivan
Troye Sivan já atuou em filmes, foi youtuber, e hoje foca em sua carreira musical. Com músicas pop sobre diversos temas, ele já se apresentou até no Lollapalooza Brasil em 2019. O sul-africano naturalizado na Austrália, conta com diversas colaborações musicais com artistas como ZEDD, Charli XCX, Lauv e Allie X.
_lil nas x
O jovem com um senso de moda incrível também não poderia faltar nesta lista. Montero Lamar Hill ou Lil Nas X bombou pela primeira vez em 2019 com “Old Town Road”, e em 2021 lançou “Montero”, sucesso instantâneo. O rapper já recebeu diversos prêmios como Grammy de Melhor Clipe, American Music Award por Melhor Música de Rap/Hip-Hop, prêmio Billboard, entre muitos outros.
_liniker
Com uma voz doce e forte ao mesmo tempo, Liniker é cantora, compositora, além de ser ativista em causas sociais, e fez parte da banda Liniker e os Caramelows. Em 2019, foram indicados para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. Em 2020 ela anunciou seu desligamento da banda e agora segue em carreira solo.
_kim petras
Kim Petras é alemã, mas atualmente reside em Los Angeles. Com quase 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, a cantora e compositora fundou a própria gravadora: a BunHead Records. Ela conta com colaborações com Kygo, Charli XCX, entre outros. A capa de seu álbum “Turn Off the Light” se tornou icônica depois do meme intitulado “mão da Kim Petras”.
_hayley kiyoko
A cantora, compositora e atriz começou sua carreira cedo, hoje ela foca na atividade musical, além de sempre se mostrar engajada principalmente nas questões da comunidade LGBTQIA+. Na música, foi com “Girls Like Girls” que obteve mais sucesso, nesta, ela fala sobre sua sexualidade abertamente, depois do hit, ela lançou o álbum “Expectations”. Fãs e a mídia especulam que Hayley Kiyoko esteja planejando seu segundo álbum.
_mxmtoon
Maia, também conhecida como Mxmtoon é dona do hit “Prom Dress”, e é super engajada em suas redes sociais. Com seu ukulelê e mais de 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, a jovem vai se apresentar aqui no Brasil no Power of Pride Festival 2021, que acontece em dezembro.
_lauren jauregui
Lauren Jauregui é ex-integrante do grupo Fifth Harmony e engajada em política e causas sociais. A artista conta com parcerias musicais com Halsey, Steve Aoki e até Pabllo Vittar, além de ser uma das artistas que compõem a trilha sonora do longa “Aves de Rapina”.
E aí, você já conhecia algum destes artistas LGBTQIA+?