Artistas LGBTQIA+ na indústria da música

por Milena Otta

No cenário musical atual temos diversos artistas LGBTQIA+ que são bem engajados na causa, e eles são importantes para relembrar que a luta não começou agora. O mês do orgulho é celebrado em junho, porque do dia 28, em 1969, aconteceu a rebelião de Stonewall, que foi uma série de manifestações de membros da comunidade LGBTQIA+ contra uma invasão da polícia ao Stonewall Inn, um bar em que a membros da comunidade se reuniam.

Para celebrar o mês do orgulho, selecionamos alguns artistas LGBTQIA+ mais novos no cenário musical para você dançar ao som das músicas deles.

_pabllo vittar

Como não começar esta lista com a maior drag queen do mundo? Pabllo Vittar lançou seu terceiro álbum, “Batidão Tropical” na quinta-feira (24). Ele é recheado de brega, forró e axé, mas a artista já passou por outros estilos, como o pop em álbuns anteriores. É importante ressaltar que Phabullo Rodrigues da Silva é um homem gay, e que drag é arte que não se limita a sexualidade. 

_girl in red

girl in red  - lgbt - Marie Ulven Ringhein - instagram - LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: girl in red (Reprodução/Instagram)

Marie Ulven Ringhein, conhecida como girl in red teve seu hit “I Wanna Be Your Girlfriend” viralizada no TikTok, depois disso, sua carreira recheada de músicas indie e dream pop, ganhou ainda mais visibilidade. A jovem norueguesa se tornou ídolo queer da geração Z e lançou seu primeiro álbum em 30 de abril deste ano.

_troye sivan

Troye Sivan - lgbt - maquiagem - glitter - LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Troye Sivan (Reprodução/Instagram)

Troye Sivan já atuou em filmes, foi youtuber, e hoje foca em sua carreira musical. Com músicas pop sobre diversos temas, ele já se apresentou até no Lollapalooza Brasil em 2019. O sul-africano naturalizado na Austrália, conta com diversas colaborações musicais com artistas como ZEDD, Charli XCX, Lauv e Allie X.

_lil nas x

Lil Nas X - lgbt - Montero Lamar Hill - orgulho - LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Lil Nas X (Reprodução/Instagram)

O jovem com um senso de moda incrível também não poderia faltar nesta lista. Montero Lamar Hill ou Lil Nas X bombou pela primeira vez em 2019 com “Old Town Road”, e em 2021 lançou “Montero”, sucesso instantâneo. O rapper já recebeu diversos prêmios como Grammy de Melhor Clipe, American Music Award por Melhor Música de Rap/Hip-Hop, prêmio Billboard, entre muitos outros.

_liniker

Com uma voz doce e forte ao mesmo tempo, Liniker é cantora, compositora, além de ser ativista em causas sociais, e fez parte da banda Liniker e os Caramelows. Em 2019, foram indicados para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. Em 2020 ela anunciou seu desligamento da banda e agora segue em carreira solo.

_kim petras

Kim Petras - lgbt - boina - instagram - LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Kim Petras (Reprodução/Instagram)

Kim Petras é alemã, mas atualmente reside em Los Angeles. Com quase 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, a cantora e compositora fundou a própria gravadora: a BunHead Records. Ela conta com colaborações com Kygo, Charli XCX, entre outros. A capa de seu álbum “Turn Off the Light” se tornou icônica depois do meme intitulado “mão da Kim Petras”.

_hayley kiyoko

Hayley Kiyoko - lgbt - artistas - instagram - LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Hayley Kiyoko (Reprodução/Instagram)

A cantora, compositora e atriz começou sua carreira cedo, hoje ela foca na atividade musical, além de sempre se mostrar engajada principalmente nas questões da comunidade LGBTQIA+. Na música, foi com “Girls Like Girls” que obteve mais sucesso, nesta, ela fala sobre sua sexualidade abertamente, depois do hit, ela lançou o álbum “Expectations”. Fãs e a mídia especulam que Hayley Kiyoko esteja planejando seu segundo álbum.

_mxmtoon

mxmtoon - lgbt - Maia - instagram - LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: mxmtoon (Reprodução/Instagram)

Maia, também conhecida como Mxmtoon é dona do hit “Prom Dress”, e é super engajada em suas redes sociais. Com seu ukulelê e mais de 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, a jovem vai se apresentar aqui no Brasil no Power of Pride Festival 2021, que acontece em dezembro.

_lauren jauregui

Lauren Jauregui - lgbt - fifth harmony - instagram - LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Lauren Jauregui (Reprodução/Instagram)

Lauren Jauregui é ex-integrante do grupo Fifth Harmony e engajada em política e causas sociais. A artista conta com parcerias musicais com Halsey, Steve Aoki e até Pabllo Vittar, além de ser uma das artistas que compõem a trilha sonora do longa “Aves de Rapina”.

E aí, você já conhecia algum destes artistas LGBTQIA+?

Deixe um Comentário
Você também vai gostar