Penúltima parada do fashion month de Verão 2023, a Milano Fashion Week chega ao fim trazendo novidades fresquinhas que prometem invadir as ruas na próxima temporada. Conhecidas pelo maximalismo e excelência técnica, as passarelas italianas não decepcionaram em suas propostas para os próximos meses.
Abaixo te contamos um pouco sobre cada uma delas — assim como fizemos durante a NYFW e a semana de moda de Londres também — e o que podemos esperar, desde o despojado jeansmania, até os truques de styling mais inusitados que revisitam os anos 2000. Olha só:
Embalado pelo revival da marca Diesel e sua clássica matéria-prima, o jeans é um dos materiais mais icônicos e versáteis que existem. Aposta de diversas passarelas, sempre com aquela influência Y2K que a gente ama odiar. Lavagens distintas, peças decoradas e conjuntinhos nada ortodoxos tem prioridade.
Em contraponto à casualidade do jeans, a alfaiataria tem retorno triunfal em versão modernizada. Vale tudo, da vibe mezzo clássica, mezzo subversiva da Gucci com as tradicionais estampas xadrez e risca-de-giz surgindo em terninhos desconstruídos à silhueta oversized do tailleur reinventado apresentado na Bottega Veneta. Texturas especiais e shapes variados garantem update à técnica.
O truque de styling favorito é usar vestido por cima da calça, e quanto mais longo o vestido melhor. Aliás, vale ressaltar que comprimento maxi é hit indiscutível estando presentes em 9 de cada 10 coleções. O clima 90s meio lânguido e super sexy ganha toque extra graças à presença de fendas que emprestam movimento. Ah e a preferência é por combos monocromáticos.
O clima boudouir inspirado em lingerie com toque acetinado e muita renda foi absoluto durante a Milano Fashion Week. Os looks ganham injeção de glamour através de bordados e brilhos além de detalhes de corseletaria e transparências. O vestido slip, item típico da tendência, é candidato à peça da temporada.
Meio 80s, meio virada do milênio, os looks para noite vem cheios de glamour. Dos brilhos usados por Paris Hilton fechando o desfile da Versace em versão pink daquele vestido de Oroton — a malha de metal desenvolvida carro-chefe da grife italiana — que ela popularizou em idos de 2005, até pretinhos nada básicos, catsuits, paetês, fendas vertiginosas, recortes e assimetrias tudo em prol de um sex appeal irresistível.
Quando o assunto é beleza, o penteado favorito é fácil de reproduzir e naturalmente sofisticado. O efeito cabelo molhado já tinha marcado presença em NY e Londres e tem sua relevância confirmada na MFW.
A estética que conquistou fama através do TikTok ganha interpretação fashionista com pele iluminada, tons neutros, muitas vezes acompanhados de cabelo presto. O foco é no resultado natural com apelo simples.
Cartela de tons variados nas makes em versões que vão das pinceladas artsy como visto na Etro, com aplicações de cristais embaixo dos olhos no mood criativo da Vivetta e mais acessíveis em forma de sombras ou delineados gráficos coloridos.
LEIA MAIS:
Os looks com chinelo estão bombando e aqui estão algumas formas de apostar na trend
Brazilcore: a tendência de moda que sempre esteve nas ruas da minha casa
Se você ama uma bolsa pequena, esses 5 modelos tendência podem te agradar