A Kering, conglomerado de luxo francês, pode estar interessada em lançar mais linhas de beleza de suas marcas. A holding francesa controla suas marcas como Gucci, Bottega Veneta e Saint Laurent, mas depende de acordos de licenciamento para fabricar, comercializar e vender fragrâncias e linhas de beleza (Coty para Gucci e Bottega Veneta, e L'oreal para Saint Laurent).
É extremamente comum quando uma marca de moda de luxo terceiriza a criação de linhas de beleza. Existem exceções, como Dior e Chanel, que possuem e operam suas próprias áreas no segmento beauty. E ambas estão crescendo na sessão de fragrâncias: as duas empresas vendem mais perfumes do que todas as outras do mundo.
A Kering quer fazer um esquema parecido: fazer com que a Gucci, que obtém mais de 50% da receita do grupo e 2/3 dos lucros, se torne uma empresa com €15 bilhões de vendas anuais. Essa nova expansão, incluindo uma nova ênfase na sessão de beleza, com a Kering mantendo todo o valor de revenda, é um jeito de colocar o plano em prática (a companhia está fazendo movimentos similares na moda, direcionando mais vendas da Gucci para suas lojas próprias, ao invés de revendedoras).
Entretanto, isso seria uma cataclísmica perda para a Coty. A Gucci é uma das marcas mais lucrativas no portfólio da empresa multinacional de cosméticos, que inclui Chloé, Burberry, Marc Jacobs Perfume, Bottega Veneta e Calvin Klein. Em maio, Sue Nabi, chefe executiva da Coty, já disse que o Flora Gorgeous Gardenia da Gucci é um "sucesso fantástico", listando-o como uma das três fragrâncias líderes da companhia, com Burberry Hero e Hugo Boss The Scent.
Lembrando que, por ora, é apenas um boato. A WWD reportou na semana passada que o buzz em volta do potencial de entrada da Kering no mundo da beleza continua aumentando, após a chamada de ganhos no mês passado e insatisfação em como a Coty está lidando com o negócio de cosméticos da Gucci.
Há uma razão do porquê as marcas de luxo, que ficam de olho em todos os detalhes de seus negócios de moda, optam por licenciar suas linhas de beleza. Perfumes e batons custam menos do que bolsas de mão ou sapatos, mas as margens de lucro são mais altas e beleza é uma maneira efetiva de conquistar novos consumidores. Empresas como Coty e L'oreal têm a infraestrutura para fazer e vender fragrâncias, maquiagens e produtos de skincare, expertise que nem sempre vem naturalmente para as marcas de moda de luxo.
Quando falamos sobre licenciamento, perfume é a área mais competitiva dentro do mundo da beleza, com diversas empresas - com a Coty e a L'Oreal como líderes - disputando o controle das maiores marcas da categoria.
Uma única fragrância pode gerar centenas de milhões de dólares em venda por ano para uma destas companhias. É raro que batons e hidratantes gerem este tanto de volume. Tipicamente, uma marca lança um grande perfume por ano, gerando milhões de dólares em marketing.
É extremamente importante que a publicidade performe bem, inclusive, não é incomum que as marcas busquem por revistas para ocuparem a primeira página. A boa notícia é que a Coty ainda tem tempo para trabalhar com a Kering. A empresa de cosméticos confirmou que nenhuma licença está em vista para renovação nos próximos cinco anos, o que significa que a Kering só pode trazer uma linha de beleza, se ela quiser, em 2026.
Quatro anos é bastante tempo e a Coty está trabalhando a diversificar seu portfólio. Com certeza quatro anos é tempo suficiente para a Kering construir uma divisão de beleza própria.
Agora conta para a gente o que você acha das novas linhas de beleza das maiores grifes?
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