A Kering, conglomerado de luxo francês, pode estar interessada em lançar mais linhas de beleza de suas marcas. A holding francesa controla suas marcas como Gucci, Bottega Veneta e Saint Laurent, mas depende de acordos de licenciamento para fabricar, comercializar e vender fragrâncias e linhas de beleza (Coty para Gucci e Bottega Veneta, e L'oreal para Saint Laurent).
É extremamente comum quando uma marca de moda de luxo terceiriza a criação de linhas de beleza. Existem exceções, como Dior e Chanel, que possuem e operam suas próprias áreas no segmento beauty. E ambas estão crescendo na sessão de fragrâncias: as duas empresas vendem mais perfumes do que todas as outras do mundo.
A Kering quer fazer um esquema parecido: fazer com que a Gucci, que obtém mais de 50% da receita do grupo e 2/3 dos lucros, se torne uma empresa com €15 bilhões de vendas anuais. Essa nova expansão, incluindo uma nova ênfase na sessão de beleza, com a Kering mantendo todo o valor de revenda, é um jeito de colocar o plano em prática (a companhia está fazendo movimentos similares na moda, direcionando mais vendas da Gucci para suas lojas próprias, ao invés de revendedoras).
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Entretanto, isso seria uma cataclísmica perda para a Coty. A Gucci é uma das marcas mais lucrativas no portfólio da empresa multinacional de cosméticos, que inclui Chloé, Burberry, Marc Jacobs Perfume, Bottega Veneta e Calvin Klein. Em maio, Sue Nabi, chefe executiva da Coty, já disse que o Flora Gorgeous Gardenia da Gucci é um "sucesso fantástico", listando-o como uma das três fragrâncias líderes da companhia, com Burberry Hero e Hugo Boss The Scent.
Lembrando que, por ora, é apenas um boato. A WWD reportou na semana passada que o buzz em volta do potencial de entrada da Kering no mundo da beleza continua aumentando, após a chamada de ganhos no mês passado e insatisfação em como a Coty está lidando com o negócio de cosméticos da Gucci.
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Há uma razão do porquê as marcas de luxo, que ficam de olho em todos os detalhes de seus negócios de moda, optam por licenciar suas linhas de beleza. Perfumes e batons custam menos do que bolsas de mão ou sapatos, mas as margens de lucro são mais altas e beleza é uma maneira efetiva de conquistar novos consumidores. Empresas como Coty e L'oreal têm a infraestrutura para fazer e vender fragrâncias, maquiagens e produtos de skincare, expertise que nem sempre vem naturalmente para as marcas de moda de luxo.
Quando falamos sobre licenciamento, perfume é a área mais competitiva dentro do mundo da beleza, com diversas empresas - com a Coty e a L'Oreal como líderes - disputando o controle das maiores marcas da categoria.
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Uma única fragrância pode gerar centenas de milhões de dólares em venda por ano para uma destas companhias. É raro que batons e hidratantes gerem este tanto de volume. Tipicamente, uma marca lança um grande perfume por ano, gerando milhões de dólares em marketing.
É extremamente importante que a publicidade performe bem, inclusive, não é incomum que as marcas busquem por revistas para ocuparem a primeira página. A boa notícia é que a Coty ainda tem tempo para trabalhar com a Kering. A empresa de cosméticos confirmou que nenhuma licença está em vista para renovação nos próximos cinco anos, o que significa que a Kering só pode trazer uma linha de beleza, se ela quiser, em 2026.
Quatro anos é bastante tempo e a Coty está trabalhando a diversificar seu portfólio. Com certeza quatro anos é tempo suficiente para a Kering construir uma divisão de beleza própria.
Agora conta para a gente o que você acha das novas linhas de beleza das maiores grifes?
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