As maiores tendências vintage de 2025

por Beta Weber

O mercado vintage não para de crescer e sua importância também. O apelo da sustentabilidade é um fator essencial para essa relevância, assim como o número significativo de celebridades optando por itens de arquivo nos red carpets, confirmando que usar e consumir vintage é um hábito cada vez mais disseminado. Garimpar já é o esporte favorito de muitos e, naturalmente, as tendências do momento influenciam e são influenciadas pelo que está em alta nos brechós. A seguir, a gente conta as maiores tendências vintage para 2025.

as marcas

O nome da vez é Lacroix. Rihanna já surgiu a bordo de peças de arquivo, e a maison francesa acaba de ser comprada pelo conglomerado espanhol STL (infelizmente não o Steal The Look, mas a Sociedad Textil Lonia), prometendo um revival que deve fortalecer ainda mais o momento.

Christian Lacroix, estilista que despontou para a fama na década de 1980, manteve-se ativo até 2009, quando apresentou sua última coleção. Desde então, ele tem criado figurinos para ópera. Seu legado é conhecido por criações exuberantes e cheias de opulência, com tons de pedras preciosas e um maximalismo que remete à realeza.

Pessoa vestindo casaco preto e chapéu de pele em cenário de neve e pinheiros. Elementos de tendências vintage.
Foto: Kendall Jenner (Reprodução/Instagram)


Além da casa francesa, a popularidade de Alaïa, atualmente sob o comando de Pieter Mulier, deve intensificar a busca por itens assinados pelo saudoso Azzedine Alaïa. Recentemente, Kendall Jenner escolheu um blazer escultural da maison para compor um de seus looks. 

as tendências vintage

boho e western

Tons terrosos, jeans bordado, detalhes de franja, peças em crochê, cintos sobrepostos estão entre as apostas embaladas pelo revival da estética boho que também se alinha com o mood Western, ambas mega influenciadas pela moda dos anos 70.  A camurça, material que já dominou 2024, não aparenta sinais de cansaço e continua sendo a mais procurada, de bolsas à jaquetas, para aderir à tendência.

alfaiataria

As passarelas apontam para um foco renovado em alfaiataria em todas as suas formas. Quem é assíduo de brechós já sabe que ternos e blazers oversized estão entre as melhores aquisições no mercado de segunda mão. Nomes como dos anos 90 como Giorgio Armani, reconhecido pelos cortes impecáveis, devem subir nas buscas. Saias lápis e tailleurs serão hits, assim como itens adquiridos da ala masculina, multiplicando as possibilidades de garimpo.

boudoir

O glamour old school e o interesse por roupas mais femininas, inspiradas no estilo dos anos 20 e 40, fomentam a busca por peças ligadas ao universo da lingerie. Looks rendados, meias-calças especiais e até itens polêmicos, como os bloomers, terão vez.

maximalismo 80s

Os anos 80, conhecidos pela extravagância e pelo power dressing andam cada vez mais relevantes. Pense em ombros marcados, cores vibrantes, estampa de poá, conjuntinhos e acessórios statement, como brincos oversized, gravatas, luvas de couro e cintos. Resultando em uma wishlist feita sob medida para garimpar em lojas vintage.

esportivo retrô

As jaquetas esportivas de estilo retrô foram combinadas com vestidos glamourosos na última temporada, sugerindo um hi-lo interessante nas passarelas de marcas como Prada e Burberry. O styling inusitado destacou modelos em materiais tecnológicos, com capuz e detalhes funcionais, que são ideais para comprar em brechós, assim como as camisetas de rugby e polo que também mantém sua posição sob os holofotes e consagram o athleisure vintage como desejo.

Você também vai gostar