Cortar a franja pode parecer um passo insignificante, mas para quem está ponderando passar a tesoura é uma grande mudança e praticamente um rito de passagem - além de que cortar a franja é um ótimo jeito de mudar o visual sem alterar o comprimento ou cor dos fios. A gente testa uma franja falsa com a ponta dos cabelos, tenta ver como ficaria no photoshop, mas a verdade é que o resultado verdadeiro só vai ser descoberto depois do corte.
O primeiro passo é identificar qual o seu formato de rosto: se é redondo, oval, quadrado... E depois é só seguir essas dicas e investir em alguns produtos curingas para deixar a manutenção da franja mais fácil. Mas lembre-se antes de tudo que, o que realmente importa, é que você se sinta bem. Até você descobrir qual sua franja perfeita, te damos as dicas certas para facilitar a mudança:
franja para rosto coração
Se seu rosto tem o formato de coração, a franja reta e repicada é a melhor opção. Também dá para usar dividida ao meio, como as curtain bangs dos anos 70, para trazer leveza ao visual - os traços fortes do queixo e bochechas equilibram bem a composição.
Um produtinho salvador é o shampoo seco, que ajuda a dar textura e salva naqueles dias que não queremos lavar os cabelos.
Leia também: Birkin bangs: Conheça a nova tendência de franja que conquistou as celebridades
franja para rosto longo
Se você tem o rosto longo, boas notícias: a franja sempre dá certo! A sugestão para deixar o rosto simétrico é apostar nas franjas mais pesadas, com bastante volume, e lisas. Pode ser na altura dos olhos ou um pouquinho acima. Os cabelos cobrindo parte da testa ajudam a manter a feição mais proporcional.
Dica: invista em uma boa escova de cabelos, ela vai ser essencial na hora de arrumar a sua franja!
franja para rosto oval
No rosto oval, qualquer tipo de franja funciona. É o formato de rosto mais versátil e fica mais a seu critério encontrar um tipo de franja que você goste. Mas se quiser uma dica, a franja leve e dividida ao meio é perfeita para emoldurar o rosto sem pesar.
Tenha em mente que, se você for passar a tesoura, vai precisar de muitos grampos e presilhas para quando você não quiser a franja no rosto!
franja para rosto quadrado
Para os rostos com maxilar forte e formato mais quadrado, a franja desfiada e divida no meio é a melhor opção. Opte por volume e um comprimento perto dos olhos ou abaixo, isso vai ajudar a suavizar o visual.
Styling tip: um bom spray de cabelo ajuda a manter os fios no lugar e a dar textura sem pesar tanto nos fios.
franja para rosto redondo
Para rostos redondos, evite franjas muito retas e simétricas. Aposte em uma franja em camadas e bem desfiada para emoldurar o rosto e evitar que o rosto pareça mais cheio. Esse tipo de franja ajuda a alongar o rosto e dar mais definição às bochechas!
Dica: se o cabelo estiver muito "limpo" e leve e precisar de um pouco de peso, aplique um pouquinho de óleo com a ponta dos dedos na franja e no comprimento dos cabelos.
Leia também: 6 cortes de cabelo para valorizar o formato de rosto redondo
franja para rosto diamante
Sim, é possível ter franja mesmo se você tiver o tipo de rosto diamante! Para criar a ilusão de uma testa maior, peça para o cabelereiro puxar a mecha mais atrás da linha dos cabelos e prefira o comprimento acima dos olhos.
Cacheadas, aposte em um ativador de cachos para definir bem cada mecha e deixar a franja impecável.
Leia também: Back to the 80's: Cabelo cacheado com franja
franja para rosto retangular
Se você tem o rosto retangular, aposte em opções mais suaves, como uma franja fina ou lateral, como a de Joan Smalls, que traz um estilo repicado e messy.
Leia também: Listamos 7 dicas de como cuidar da sua franja em casa
franja para rosto triangular
Dê preferência a franjas retas se você tiver o rosto triangular; elas ajudam a disfarçar a testa estreita e a deixar as proporções do rosto mais equilibradas.
franja para rosto triângulo invertido
Para equilibrar a testa, que é mais larga do que o queixo em um rosto de triângulo invertido, invista em curtain bangs. Elas são perfeitas para dar a sensação de um rosto mais proporcional.