Em um recente evento do Bussiness Of Fashion, a jornalista e escritora Dana Thomas, pontuou que a grande maioria dos agentes de mudança - principalmente quando falamos de moda sustentável - são mulheres. Sempre pioneiras e inovadoras, as mulheres da indústria saem na frente quando falamos de preocupação ambiental, social e política e apesar de parecer recente, são essas as mulheres que estão há décadas tentando construir uma indústria melhor.
Sabemos que hoje, a sustentabilidade não deve ser um diferencial ou um plus, ela precisa ser uma obrigação, não só de marcas e grandes conglomerados, como de todos nós, dos produtores aos consumidores. Pensando nisso, e sempre querendo trazer o maior número de informação sobre o tópico possível, trouxemos uma seleção de mulheres incríveis que fazem toda a diferença dentro da moda sustentável. Continue aqui para se educar ainda mais:
sarah bellos
Sarah Bellos é conhecida dentro da indústria da moda sustentável no setor de tingimentos. A moda é um dos maiores poluentes do mundo, principalmente quando falamos da liberação de químicos e tóxicos, que acontecem majoritariamente na hora de tingir peças e produtos. Foi pensando nisso que Sarah fundou a Stony Creek Colors, em 2012, para desenvolver corantes têxteis naturais. Hoje, a empresa é líder global na produção de corante índigo natural derivado de plantas. O índigo natural é um poderoso substituto limpo e seguro do índigo sintético, derivado do petróleo, e um dos maiores poluentes contemporâneos.
sally fox
Sally Fox é conhecida dentro da indústria como a pioneira do algodão sustentável e orgânico. Ela é a inventora e fundadora da FoxFibre e da empresa Natural Cotton Colors Inc. Fox inventou a primeira espécie de algodão colorido ecologicamente, sem o uso de toxinas, que podia ser fiado em uma máquina.
comet chukura
Comet Chukura é uma designer britânica que preencheu a lacuna entre funcionalidade e estética, ao mesmo tempo que tinha a sustentabilidade como pilar principal em sua marca própria Glow. O produto número um da marca são acessórios de malha reflexivos, como gorros e cachecóis, que foram pensados para o uso de ciclistas no inverno. A missão da Glow é, além da sustentabilidade, atividade e alta visibilidade. Em parceria com grupos de mulheres e instituições de caridade, as peças são todas feitas à mão por mulheres negras, asiáticas, minorías étnicas e refugiadas. Incrível, né?
stacy flynn
Stacy Flynn é uma veterana dentro da moda sustentável. CEO e fundadora da Evernu - empresa especializada na produção de algodão feito 100% a partir de peças já existentes, como camisetas. Ela é uma especialista global em produtos têxteis e em sistemas sustentáveis. O algodão desenvolvido por Stacy, dentro da Evernu, consome 98% menos água do que o algodão convencional, 80% menos gases do que o poliéster, emite zero microfibras de plástico e muitos outros benefícios para o meio ambiente.
stella mccartney
Não tem como falarmos sobre moda sustentável e não falar de Stella McCartney. A estilista britânica foi pioneira da sustentabilidade dentro do mercado de luxo. Desde muito antes da preocupação existir e do termo ecofriendly ser criado, Stella já era porta-voz do discurso sustentável e vegano e não usava nenhum tipo de material extraído de animais em suas criações. Recentemente, a marca da filha de Paul McCartney começou a usar couro de cogumelo em suas peças, mostrando que mesmo após 20 anos à frente da sustentabilidade, Stella ainda tem muito para mostrar à indústria.
aja barber
A escritora, consultora, ativista e personal stylist, Aja Barber, há muito tempo luta pela ideia de que a moda é ainda melhor quando sustentável e inclusiva. Além de educar seus seguidores e apoiadores, mostrando desde a responsabilidade da marca até a importância dos limites pessoais. Aja, usa seu Instagram para compartilhar fotos divertidas, inspiracionais e inclusivas de si própria e de seu trabalho. Vale muito o follow!
Se você se interessa por moda sustentável, leia também
O que ver, ouvir e ler para ficar por dentro da moda sustentável
Consumo ético é possível? Descubra como ser sustentável na moda