O que ver, ouvir e ler para ficar por dentro da moda sustentável

por Izabela Suzuki

O que você gosta de fazer no seu tempo livre? Desbravar um novo documentário? Ouvir um podcast? Ou ler aquele livro recém-chegado? Bom, independente de qual for a sua escolha, queremos te perguntar se na sua lista de o que ler, ouvir e ver, existe espaço para o tema “moda sustentável”.

Sabemos que na grande maioria das vezes, deixamos alguns assuntos mais sérios de lado e voltamos para os nossos comfort movies, entretanto, o tópico sustentabilidade merece a sua, a minha e a nossa atenção. Especialmente quando estamos falando de uma das indústrias mais poluentes do mundo. Apesar das constantes mudanças, tanto no fast fashion, quanto nas grandes marcas de luxo, o caminho ainda é longo. 

Pensando nisso e na frase “seja a mudança que você quer ver no mundo”, selecionamos algumas produções bem interessantes que, muito provavelmente, farão você refletir sobre a moda sustentável. Se interessou? Então vem descobrir um pouco mais na pauta completa:

Pinterest - editorial com trench coat e sacolas plásticas - moda sustentável - Inverno - em pé em um campo - https://stealthelook.com.br
Foto: Pintereset (Reprodução/Lea Colombo)

o que ver

The True Cost (2015, Andrew Morgan)

The True Cost é um documentário que aborda os diversos impactos e aspectos da indústria da moda na sociedade. Dirigido por Andrew Morgan e gravado em diversas partes do mundo todo, a produção nos faz refletir sobre o consumo desenfreado, direitos humanos e questões ambientais. Apesar de ser de 2015 continua super atual e a sua provocação está implícita logo no título: qual é o custo real da peça que estamos comprando? Essa produção revela uma parte da moda que muitos desconhecem, mas que precisamos falar mais vezes sobre. 

The Next Black (2014, David Dworsky e Victor Köhler)

Quer um documentário que fale diretamente sobre o futuro das roupas e mostra um novo olhar para a indústria têxtil? Então o The Next Black é a pedida da vez. O filme de 47 minutos, está disponível em inglês no YouTube, e mostra como algumas das empresas mais inovadoras do mundo estão agindo em relação à moda sustentável e tecnológica, incluindo a gigante Adidas e a inovadora Patagonia. A discussão, além de interessante, mostra como interagimos e nos importamos com as roupas, vale a pena incluir na lista. 

Fashion Frontline (2014, Lindsay Robertson)

Você já se perguntou como é o cotidiano de designers imergentes que trabalham por mudanças no mundo da moda? Bom, o documentário Frontline Fashion acompanha o dia a dia de 10 jovens estilistas na maior competição de moda sustentável no mundo, o ReDress Design Award - conhecido também como EcoChic Design. Além de promover visibilidade, o concurso busca por produções que sejam zero resíduos e que explorem o upcycling. Apesar de pouco falado e conhecido, você pode encontrar todos os episódios no YouTube. 

o que ouvir

Wardobre Crises

Clare Press foi a primeira editora de moda sustentável da Vogue australiana — um cargo pioneiro na indústria da moda.  E em 2017 criou o podcast “Wardobre Crises“ para comentar sobre slow fashion, ética na moda, ativismo e o meio ambiente. Apesar de ser todo em inglês, é fácil de acompanhar e bem enriquecedor, já que toda semana Clare e um convidado debatem sobre assuntos que estão em alta na indústria. 

Moda pé no chão, episódio #5

Se você é uma pessoa que prefere ouvir podcasts, então abra seu Spotify e acesse o Moda pé no chão. A consultora de estilo Ana Soares, escreve sobre moda real desde 2008, mas com o avanço das plataformas digitais, o seu discurso ganhou, literalmente, uma voz! No quinto episódio da série, Ana e a convidada Thais Ferreira, batem um papo sobre práticas que levam ao consumo consciente de maneira fácil e esclarecem sobre a importância do reuso. 

Estilo possível, episódio #21

Em uma conversa com André Carvalhal - um nome da moda que você precisa deixar no seu radar -, a apresentadora Marina Santa Helena propõe um papo importante sobre a indústria fashion e a sua relação com a política, ciência e meio ambiente. Além disso, todo o podcast é voltado para tendências, comportamento, estilo e reflexões feitas de forma leve e democrática. 

Projeto Piloto, episódio #14

O Projeto Piloto é comandado pela consultora de estilo Thais Farage e Lu Ferreira, a Chata de Galocha. O décimo quarto episódio do podcast é com a convidada e cientista social Nátaly Neri, e é sobre brechós, consumo consciente e a preocupação com o meio ambiente e como isso também deve fazer parte do seu guarda-roupas.

Pinterest - blazer branco com flores dentro - moda sustentável - verão - foto de produto em fundo branco - https://stealthelook.com.br
Foto: Pintereset (Reprodução/Cristopher Kelly)

o que ler

Moda & Sustentabilidade, Design para Mudança (Kate Fletcher e Lynda Grose, 2019)

O que há por trás dos cabideiros, da tecnologia do corte e da fibra por trás do tecido? No livro, as pesquisadoras Kate Fletcher e Lynda Grose explicam, através de reflexões, maneiras de contribuir com a sustentabilidade, diminuir o impacto no meio ambiente e também a aumentar a durabilidade das suas peças. 

Guia do Design Consciente: Arte, moda e decoração (Danielle Brasil de Andrade e Elaine Tavares, 2018)

O livro ideal para ficar por dentro de algumas marcas, artistas plásticos e designers do Brasil que estão engajados no desenvolvimento sustentável, respeitando a cadeia produtiva, valorizando a produção local e priorizando criações que sejam atemporais — ou seja, deixando de lado as micro tendências passageiras. 

Se você gosta de explorar assuntos sobre moda sustentável, então também pode ser interessar por

Consumo ético é possível? Descubra como ser sustentável na moda

Sustentabilidade: 5 materiais inovadores para o futuro da moda

Você também vai gostar