Sustentabilidade: 5 materiais inovadores para o futuro da moda

por Barbara Shimada

Desmatamento, aquecimento global, queimadas e muitas outras catástrofes têm se tornado cada vez mais comuns no nosso dia-a-dia, mas não deveria. Nós acabamos nos acostumando em ver essas situações nas mídias o tempo todo e lamentar, mas não mudar nossos hábitos por acreditar que essas situações não vão afetar nossas vidas. Mas temos que te contar um fato, tudo isso já influencia diretamente na nossa vida. Por isso que práticas sustentáveis são tão importantes, principalmente na época em que estamos vivendo. Pensando nisso, a indústria da moda tem buscado inserir processos e materiais inovadores para criação de seus produtos.

O termo sustentabilidade é relativamente novo e esteve em evidência e destaque pela primeira vez em 1992. Seu conceito que atrela desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental é de extrema importância e precisa estar cada vez mais presente em nossas vidas, até porque, querida leitora, não existe nada mais over do que matar o planeta! No universo fashion a sustentabilidade tem se tornado pauta cada vez mais relevante, levando em consideração que durante muito tempo a indústria da moda tem sido uma das principais responsáveis pela poluição da Terra.

Com a intenção de transformar esse cenário muitas empresas e pesquisadores do setor vêm desenvolvendo e elaborando materiais inovadores e de altíssima qualidade para substituir os materiais tradicionais que tanto prejudicam o meio ambiente. As opções vão de “couros” do rei das frutas a tecidos de borra de café, desenvolvidos com a intenção de diminuir significativamente a emissão de poluentes vindos da indústria fashion. É importante ressaltar que alguns deles ainda não estão disponíveis para o consumo, pois pesquisa e desenvolvimento demandam tempo, mas por outro lado já podemos ver alguns sendo utilizados por grandes marcas de moda. A tecnologia evolui todos os dias e nos possibilita sonhar com um mundo ideal, então se você ficou curiosa pra saber mais sobre essa nova engrenagem, continue lendo que te contamos um pouco sobre esses materiais.

_o rei das frutas

Abacaxi - Casual - materiais inovadores - Verão - Steal the Look - https://stealthelook.com.br
Foto: Abacaxi (Reprodução)

No universo das frutas ele é o rei, e no mundo da moda tem mostrado sua majestade! Brincadeiras a parte, lhes apresento o Piñatex, tecido idealizado pela designer e pesquisadora espanhola Carmen Hijosa. Feito a partir das folhas do abacaxi, é isso mesmo que você leu, o tecido que se assemelha muito ao couro tem como matéria prima as folhas dessa deliciosa fruta tropical. Popularmente conhecido como couro de abacaxi, o tecido é uma alternativa vegana e sustentável para substituir o material de origem animal. É um dos materiais inovadores mais promissores atualmente, além de ser uma das grandes apostas para o futuro da moda. Se você é antenada ao universo fashion já deve ter ouvido falar dele, que já foi usado por grandes marcas da indústria em algumas de suas criações.

_urtiga para se vestir

Urtiga - Casual - materiais inovadores - Verão - Steal the Look - https://stealthelook.com.br
Foto: Urtiga (Reprodução)

E se dissermos que a urtiga pode virar fibra têxtil sustentável e um dos materiais inovadores para o futuro da moda, você acredita? Pois é, essa informação é a mais pura verdade. A planta comumente vista como uma praga, cresce com facilidade em todos os lugares e o processo de extração de suas fibras é muito simples e nada químico. Mas você já deve estar agoniada aí do outro lado pensando em como uma planta que queima a pele pode virar um item de vestuário, e nós te contamos! O segredo está no local da folha de onde são retiradas as fibras, do interior do caule. Diferente da folha, essa parte da estrutura da urtiga não causa nenhum dano, e o aspecto final do tecido é bem bonito e polido, pois as fibras são bem resistentes, maleáveis e o mais importante, longas. As fibras da urtiga são uma ótima opção para substituir o algodão, que precisa de muitos processos químicos industriais para chegar à fibra final.

_seda de soja

Tofu - Casual - materiais inovadores - Verão - Steal the Look - https://stealthelook.com.br
Foto: Tofu (Reprodução)

Estamos falando de materiais inovadores e eu garanto que esse vai te surpreender! Muito comum na culinária asiática e em pratos da alimentação vegana e vegetariana, o tofu é um tipo de queijo de soja rico em proteínas, mas temos que dizer que ele possui aplicação em uma indústria inesperada, a da moda. É, pode parecer estranho à primeira vista, mas vamos te explicar mais. A soja passa por alguns processamentos para a fabricação do tofu, e sua produção gera um resíduo líquido. Esse resíduo é posteriormente colocado para secagem, então são esticados e cortados, dando origem a fibras longas e resistentes, que resultam em um tecido muito semelhante à seda. Uma das grandes vantagens da seda de soja é a possibilidade de tingimento natural, justamente pelo alto teor proteico de sua matéria prima.

_vai um cafézinho?

Borra de café - Casual - materiais inovadores - Verão - Steal the Look - https://stealthelook.com.br
Foto: Borra de café (Reprodução)

Não sei vocês, mas por aqui nós somos as loucas do café e não vivemos sem, mas temos que confessar, depois de passar a bebida no coador sempre ficamos pensando naquele monte de borra que vai pro lixo. É muito interessante saber que materiais inovadores podem vir de qualquer lugar, e nesse caso nos deixa com aquela sensação de como não ‘pensei nisso antes’, sabe? S.café é o nome da tecnologia sustentável criada por Jason Chen, que também é presidente de uma grande empresa do ramo têxtil, e desenvolve tecidos que tem como matéria prima a borra do café. A ideia de Chen veio de um momento de descontração com a esposa, onde a partir de um comentário despretensioso ele teve um estalo. O café possui propriedades desodorizantes e incorporar sua borra nas fibras têxteis se tornou uma ideia genial e sustentável. O empresário firmou parceria com uma das redes de cafeterias mais famosas do mundo, recolhendo e reciclando a borra de café que antes eram jogadas no lixo para produzir tecidos para lá de tecnológicos.

_do leite azedo à seda

Leite azedo - Casual - materiais inovadores - Verão - Steal the Look - https://stealthelook.com.br
Foto: Leite azedo (Reprodução)

Há muitos anos atrás, mais especificamente na década de 1930 houve uma tentativa, super química, poluente e altamente tóxica diga-se de passagem, de produzir um tecido a base de leite. Inspirada nessa primeira experiência e no fato de que anualmente toneladas de litros de leite, impróprios para consumo, são descartados pela indústria agrícola e laticínia, a designer e bióloga alemã Anke Domaske descobriu uma utilidade para essa matéria, a fabricação de tecidos. Nós estamos cada vez mais obcecadas em descobrir mais sobre esse lado sustentável da moda e os materiais inovadores que prometem ser o futuro da indústria, principalmente os que substituem os de materiais de origem animal, o que é o caso do QMilch. O mais interessante dessa fibra é que ela só pode ser produzida a partir do leite azedo, pois é nessa fase que é retirada e desidratada a proteína caseína solidificada. Depois desses processo ela se torna um pó super fino que quando misturado a água é amassado até chegar na consistência perfeita para a produção das fibras que se assemelham a seda, e o melhor, a produção é inteiramente feita sem nenhuma química!

Deixe um Comentário
Você também vai gostar