As principais tendências de primavera-verão da London Fashion Week SS26

por Sofia Chel

Após cinco dias intensos de desfiles, a London Fashion Week SS26 encerrou hoje (22) sua temporada em grand finale com a Burberry, deixando um rastro de inspirações que prometem ditar o rumo da moda nos próximos meses.

Assim como acontece a cada temporada, esta edição também foi marcada por estreias e mudanças importantes. Daniel Lee assumiu oficialmente o posto de diretor criativo da Burberry, e o line-up ganhou novos nomes, como Maximilian Raynor, Sprayground, Mithridate e Labrum London.

Agora, sem mais delongas, venha conferir as principais tendências de primavera-verão 2026 de acordo com a Semana de Moda de Londres.

Leia também: Esse foi o sapato mais visto no street style da Copenhagen Fashion Week SS26

tendências de moda da London Fashion Week SS26

tons pastel 

Os tons pastel dominaram a temporada em vestidos, conjuntos e outras peças únicas. Na Mithridate, por exemplo, vimos essas tonalidades suaves, como azul claro e rosa bebê, combinadas entre si, criando composições delicadas com silhuetas nada óbvias.

laços por toda parte 

De laços oversized a pequenos detalhes sutis, eles apareceram por toda parte. Na Marque's Almeida, o protagonismo foi nos ombros de blusas e vestidos. Simone Rocha, conhecida por seu DNA ultrafeminino, manteve o detalhe em diversas peças, e na Erdem, os laços gigantes dominaram as sapatilhas Mary Jane. Sem contar outras grifes, que também apostaram nesse elemento delicado em suas coleções.

o boom da gola alta

volume estruturado a partir da cintura

Armações e reforços internos surgem logo abaixo da cintura, criando contraste entre o tronco bem ajustado, no estilo corset, e o quadril com volume dramático e teatral, muitas vezes remetendo a uma gaiola.

aplicações de flores 3D

As tendências de primavera-verão sempre trazem, de alguma forma, o floral. Nesta temporada, as aplicações de flores tridimensionais ganharam evidência, aparecendo muitas vezes bordadas diretamente na peça ou em detalhes pregados, como broches.

uma por cima da outra

Recentemente falamos por aqui sobre o truque de styling que foi febre nos anos 2000 e agora está de volta. Nas passarelas da London Fashion Week SS26, essa tendência se repetiu, não apenas com regatas sobrepostas, mas também com diferentes tipos de peças, como calças e boxer shorts, usadas uma sobre a outra.

mix de estampas

A tudo indica, o minimalismo que dominou nos últimos anos está com os dias contados. As listras surgem como o novo grande curinga, permitindo mix de estampas que vão do básico ao mais ousado.

do crochê ao paetê

Falando em texturas, sem dúvidas, o crochê dominou — não à toa é o nosso queridinho durante o ano todo. Mas ele não foi o único destaque: o paetê apareceu com força nesta edição, presente em peças únicas e até em detalhes como luvas e calcinhas, como vimos nas passarelas da Mithridate.