Após cinco dias intensos de desfiles, a London Fashion Week SS26 encerrou hoje (22) sua temporada em grand finale com a Burberry, deixando um rastro de inspirações que prometem ditar o rumo da moda nos próximos meses.
Assim como acontece a cada temporada, esta edição também foi marcada por estreias e mudanças importantes. Daniel Lee assumiu oficialmente o posto de diretor criativo da Burberry, e o line-up ganhou novos nomes, como Maximilian Raynor, Sprayground, Mithridate e Labrum London.
Agora, sem mais delongas, venha conferir as principais tendências de primavera-verão 2026 de acordo com a Semana de Moda de Londres.
Os tons pastel dominaram a temporada em vestidos, conjuntos e outras peças únicas. Na Mithridate, por exemplo, vimos essas tonalidades suaves, como azul claro e rosa bebê, combinadas entre si, criando composições delicadas com silhuetas nada óbvias.
De laços oversized a pequenos detalhes sutis, eles apareceram por toda parte. Na Marque's Almeida, o protagonismo foi nos ombros de blusas e vestidos. Simone Rocha, conhecida por seu DNA ultrafeminino, manteve o detalhe em diversas peças, e na Erdem, os laços gigantes dominaram as sapatilhas Mary Jane. Sem contar outras grifes, que também apostaram nesse elemento delicado em suas coleções.
Crédito: Johanna Parv (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Talia Byre (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Johanna Parv (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Tove (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Erdem (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Burberry (Reprodução/Vogue Runway)
o boom da gola alta
Não é a primeira fashion week desta temporada em que as golas altas ganham destaque. Cada marca trouxe sua própria interpretação, passando das versões mais delicadas às esportivas, e chegando às propostas clássicas e sofisticadas.
Crédito: Patrick Mcdowell (Reprodução/Vogue Runway)
volume estruturado a partir da cintura
Armações e reforços internos surgem logo abaixo da cintura, criando contraste entre o tronco bem ajustado, no estilo corset, e o quadril com volume dramático e teatral, muitas vezes remetendo a uma gaiola.
Crédito: Patrick Mcdowell (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Bora Aksu (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Bora Aksu (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Labrum London (Reprodução/Vogue Runway)
aplicações de flores 3D
As tendências de primavera-verão sempre trazem, de alguma forma, o floral. Nesta temporada, as aplicações de flores tridimensionais ganharam evidência, aparecendo muitas vezes bordadas diretamente na peça ou em detalhes pregados, como broches.
Crédito: Tove (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Natasha Zinko (Reprodução/Vogue Runway)
uma por cima da outra
Recentemente falamos por aqui sobre o truque de styling que foi febre nos anos 2000 e agora está de volta. Nas passarelas da London Fashion Week SS26, essa tendência se repetiu, não apenas com regatas sobrepostas, mas também com diferentes tipos de peças, como calças e boxer shorts, usadas uma sobre a outra.
Crédito: Chopova Lowena (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Mithridate (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Mithridate (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Maximiliano Raynor (Reprodução/Fashion Network)
Crédito: Natasha Zinko (Reprodução/Vogue Runway)
mix de estampas
A tudo indica, o minimalismo que dominou nos últimos anos está com os dias contados. As listras surgem como o novo grande curinga, permitindo mix de estampas que vão do básico ao mais ousado.
Crédito: Sprayground (Reprodução/Dazed)
Crédito: Oscar Ouyang (Reprodução/Hypebeast)
Crédito: Mark Fast (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Mithridate (Reprodução/Vogue Runway)
Crédito: Simone Rocha (Reprodução/Vogue Runway)
do crochê ao paetê
Falando em texturas, sem dúvidas, o crochê dominou — não à toa é o nosso queridinho durante o ano todo. Mas ele não foi o único destaque: o paetê apareceu com força nesta edição, presente em peças únicas e até em detalhes como luvas e calcinhas, como vimos nas passarelas da Mithridate.