Benefícios da manteiga de karité na pele negra

por Graucianna Santos

Nossa pele, de forma geral, precisa de hidratação. Porém, quem tem a pele negra já deve ter escutado dos mais velhos que é importante hidratar o corpo para não "ficar cinza". Isso ocorre devido à tendência da pele negra - em alguns casos - ser mais seca e um dos grandes aliados para driblar esse efeito é o hidratante de manteiga de karité. 

Se você não conhece esse ativo, saiba que ele é poderoso, conta com diversos benefícios curativos e é extraído das nozes de karité, originalmente oriundas da África Ocidental. Com alta concentração de vitaminas e ácidos graxos, a manteiga de karité é como um remédio natural que tem consistência leve, cheiro suave e é fácil de espalhar, além de acalma e proporciona à pele, brilho, maciez e uma série de outras coisas que vamos te contar a seguir.

manteiga de karité - hidratatação  - benefícios da manteiga de Karité - ressecamento da pele - cuidados com a pele negra - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

São muitos os benefícios da manteiga de karité, porém os mais conhecidos e importantes são os ácidos graxos linoleico, palmítico, esteárico e oleico - ingredientes que equilibram os óleos da sua pele. Além disso, o ativo contém também vitaminas A, E e F, que são antioxidantes e promovem a circulação e o crescimento saudável das células da pele.

Achou que acabou? Nada disso! Tem mais: a manteiga de karité ainda possui triglicérides, uma parte gordurosa da noz que nutre e condiciona sua pele, e ésteres de cetilo, uma parte cerosa que também condiciona a pele e bloqueia a umidade.

No Brasil, é comum encontrar outros ingredientes e ativos adicionados a essas manteigas, mas todos com ação calmante, clarificante e com poder hidratante.

Jessica Smalls-Langston  - hidratante para pele negra - manteiga de karité - cuidados com a pele negra - creme hidratante - https://stealthelook.com.br
Foto: Jessica Smalls-Langston (Reprodução)

hidratação

Por possuir os ácidos que comentamos anteriormente, a manteiga de karité é altamente hidratante e seus ativos, além de serem rapidamente absorvidos, restauram a umidade da pele, logo, acabam com todo ressecamento e "acinzentamento".

pele hidratada - hidratação corporal - cuidados com a pele  - produtos para hidratar o corpo - manteiga de karité - https://stealthelook.com.br
Foto: Amy Julliette Lefévre (Reprodução)

cura

Por ser totalmente absorvida, a manteiga de karité não deixa a pele oleosa e ainda possui propriedades ditas como antiinflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e anti fungicidas, devido aos seus nutrientes poderosos que ajudam na cura de hiperpigmentação e acne.

Tudo isso ao mesmo tempo em que é capaz de ativar um aumento de colágeno e renovação celular. E tem mais: a manteiga de karité pode ser uma proteção solar adicional, o que é maravilhoso.

cuidados com os cabelos  - cuidados capilares - cabelos crespos - manteiga de karité - cronograma capilar - https://stealthelook.com.br
Foto: Damola Akintunde (Reprodução)

prevenção de danos ao cabelo

Se você deseja um cabelo forte e poderoso, a manteiga de karité é um dos produtos que precisa estar no seu box e nécessaire. Ela ainda ajuda nos tratamentos contra a caspa e restaura a umidade do couro cabeludo irritado e com ressecamentos. 

mas como usar a manteiga de karité?

Na pele, você pode aplicá-la diretamente e como é super fácil de espalhar, imediatamente se vê um iluminado poderoso e uma hidratação fora do comum. Uma dica importante é usar a manteiga de karité à noite, pois é quando o nosso corpo está mais propício a absorver produtos.

Já nos cabelos, ela pode ser usada como condicionante ou finalizador - nesse caso, o cabelo absorverá melhor o produto, que produz um óleo natural perfeito para os fios em forma de espirais.

Até o momento, nenhum estudo comprovou riscos do produto à pele ou ao cabelo, mas, devido a sua origem (a manteiga de karité é extraído das nozes), é essencial se atentar aos sintomas e mediante qualquer reação alérgica, procurar imediatamente um pronto atendimento ou dermatologista.

Você também vai gostar