Bill Macintyre fala sobre referência e inspiração na indústria da moda
O novo convidado do THE LOOK, o podcast que oferece uma visão ampla e aprofundada da indústria da moda, é um dos pontos focais na indústria fashion brasileira: Bill Macintyre.
Com mais de 15 anos de atuação no mercado de moda brasileiro e internacional, Bill é um dos principais diretores de casting do Brasil, responsável por organizar e definir os modelos de um desfile. Tendo trabalhado com diversas marcas, como Carolina Herrera, Bold Strap e, mais recentemente, a Mondepars, marca de Sasha Meneghel, Bill utiliza seu conhecimento e talento para transformar os desfiles em uma obra de arte. Seu papel como diretor de casting é central em conectar marcas com modelos e talentos que melhor representem suas campanhas e visões criativas.
Neste episódio, ele compartilha sua trajetória profissional, reflete sobre as transformações da moda brasileira ao longo dos anos e explica como é o preparo para uma semana de moda. Prepare-se para mergulhar no universo de um dos profissionais mais influentes do cenário fashion brasileiro, cujo impacto vai além das tendências, moldando o futuro da moda com visão e inovação.
Confira algumas perguntas e respostas da entrevista com Bill Macintyre
Para começar, quem é o Bill?
Bill Macintyre: Bom, eu tenho 44 anos, estou na moda já há um tempinho e caí na moda por acaso, na verdade. Eu sou formado em turismo, com especialização em gestão, hotelaria e eventos. Na época, eu estava fazendo uma pós-graduação em direção de arte, muito voltada para cinema, e tinha muitos amigos do universo da moda. Eu era DJ profissional, viajava tocando, então conheci muita gente da moda através das festas de moda.
Fui convidado para fazer um desfile no Rio, com o Rui Furtado, por intermédio da Carla Estrela. O diretor criativo do espetáculo era o Gringo Cardia, que sempre foi uma referência para mim, desde o começo da minha carreira. Estudando direção de arte, ele era um cara que eu admirava muito. Vi a oportunidade de trabalhar com ele, então, apesar de estar meio relutante, aceitei.
Eu sou natural de Belo Horizonte, mas saí do Rio com uma mochilinha, indo para São Paulo. Lá, conheci o Zee Nunes, que até hoje é minha maior referência, meu muso inspirador. Quando me mudei para São Paulo, tive a oportunidade de morar com ele, e fiquei muito imerso nesse trabalho. Aprendi muito sobre como pensar fora da caixa e entender o mecanismo da moda.
No início, meu foco era mais na direção de arte, criatividade, cenografia, luz, montagens de cenários. Trabalhei no Fashion Rio coordenando essa parte das montagens, que precisavam ser muito bem organizadas devido ao giro grande de marcas. Com o tempo, fui me interessando cada vez mais por casting, o que acabou acontecendo de forma natural, mas inesperada.
Bill, nos fale um pouco sobre a sua carreira
Bill Macintyre: [Risos] É difícil até para explicar para a minha família, às vezes, o que eu faço, eles não entendem, porque é um nicho muito específico. Eu brinco que a moda já é uma especificidade, e o desfile acaba sendo a bolha dentro da bolha.
O desfile é como o teatro da moda, é ao vivo, não tem edição, não tem retoque. Tudo tem que acontecer na hora. Você lida com fatores externos, como a chegada dos convidados, o cruzamento dos modelos. Então, são várias coisas que precisam se encaixar para que tudo dê certo.
Fazer acontecer no ao vivo é um verdadeiro desafio. Como diz o famoso bordão: "Quem sabe faz ao vivo!"
O que uma pessoa que tem curiosidade de explorar esse universo da moda, deveria saber sobre o seu dia-a-dia antes de mergulhar nisso?
Bill Macintyre: Bom, meu trabalho, hoje em dia, é muito customizável. Eu realmente consigo montar uma equipe, um time, uma forma de pensar para atender especificamente ao trabalho. Às vezes, a gente entra com um pacote completo, onde participamos da direção criativa, construindo a cenografia, a luz e tudo mais.
Outras vezes, a gente faz só a parte de direção, ou apenas o casting. Então, as coisas são bem divididas, dependendo da demanda. Quando fazemos um projeto completo, eu normalmente sento com o cliente para entender o objetivo do desfile e o que ele espera. A partir daí, moldamos o trabalho para atingir esses objetivos.
E fique de olho, pois toda quinta-feira, teremos novos episódios, com novos convidados e apresentadores. Assista no Youtube ou em sua plataforma de áudio favorita.