Boas ideias para reutilizar o pote de velas aromáticas

por The Look Stealers

As velas aromáticas (ou não) são sempre uma boa pedida para se ter em casa. Além dos benefícios da aromaterapia, a luz quente e leve delas deixa qualquer ambiente mais aconchegante e mais: mesmo quando estão apagadas, são ótimos itens de decoração.

Mas, o que você faz quando as velas aromáticas chegam ao fim? Descarta o recipiente no lixo? Se é assim que você costuma fazer, temos uma notícia: existem mil outras maneiras melhores e mais amigáveis ao meio ambiente do que simplesmente jogar fora. Por isso, hoje vamos listar aqui ao menos cinco boas ideias de como reutilizar o pote de velas aromáticas em casa.

velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - https://stealthelook.com.br
Foto: Into The Gloss (Pinterest)

_como organizador de banheiro

Um dos jeitos mais simples de reutilizar o pote de velas aromáticas é transformando-os em organizadores para o banheiro. Dá para guardar a escova de dente e pasta, cotonetes e algodão, pinceis de maquiagem, batons e, se o recipiente for grande, até escovas e pentes de cabelo.

velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - https://stealthelook.com.br
Foto: Swoonworthy (Pinterest)

_como vaso para suas plantinhas

Outra solução fácil é usar o pote de velas aromáticas como vaso pequeno para casa. Mas, atenção, por não possuir furinhos embaixo, é preciso cuidar na hora da rega para não acumular água e matar a planta afogada ou surgir fungo ou limo por conta do excesso de umidade. 

Tomando esse cuidado, deixe a criatividade solta para apostar em terrários, cactos, suculentas ou até para dar start no plano de ter uma mini horta em casa.

velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - https://stealthelook.com.br
Foto: Swoonworthy (Pinterest)

_como organizador de escritório

Da mesma forma que os potes das velas aromáticas podem ser reutilizados para organizar itens no banheiro, eles têm potencial para colocar ordem no escritório também. Depois de bem limpos, use sem moderação para separar canetas, lápis, entre outros. 

_fazendo outra vela para o mesmo pote

Uma boa dica para quem não quer descartar o pote e deseja mais velas aromáticas em casa é criar novas. Como? É simples: derreta o restinho de todas as velas juntas no microondas (ou em banho maria) e despeje o líquido em um pote, com um novo pavio preso no centro. Depois, é deixar a cera esfriar e solidificar. Mas, cuidado na hora de misturar essências, hein! A combinação de aromas deve ser agradável. 

E se você quiser criar uma vela do zero, basta investir em um kit básico com panela e misturador (para não usar os mesmos utensílios que você utiliza para cozinhar), pavio, parafina e essência à gosto. Meça a quantidade de parafina no recipiente que será usado para as velas aromáticas, derreta em fogo baixo e, quando a cera estiver bem líquida, coloque algumas gotas de essência. Mexa rapidamente para incorporar e despeje a mistura no recipiente - com o pavio colocado ao centro já. Para secar direitinho, vale colocar um pregador de roupas para manter o pavio no lugar.

velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - velas aromáticas - https://stealthelook.com.br
Foto: Happily Ever Poor (Pinterest)

_como uma mini luminária

Aproveite também o pote vazio para criar uma mini luminária para o quarto ou para a sala. É só enrolar aquele pisca-pisca natalino a base de pilhas dentro do recipiente e ligar sempre que a noite chegar.

bônus: saquinho perfumado

Aprendemos uma maneira muito simples de limpar o pote das velas aromáticas com um tutorial rápida da Alma Velas. Tudo o que você precisa fazer é jogar água quente, deixar a vela derreter e boiar, esperar alguns minutos até que a cera solidifique novamente e pronto.

O restinho de vela pode virar um saquinho perfumado delicioso para você usar no armário e o recipiente de vidro limpo, qualquer uma das ideias acima.

Se você ainda não tem velas aromáticas em casa, esse é o momento de investir em várias pra sua casa. Afinal, depois que elas acabarem, você já sabe o que fazer. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar