Fluidez, rendas, toques de transparência, bordados delicados, tudo em tons de branco e outras variações da mesma cartela. O que você pensa ao ler essa descrição? Provavelmente em noivas! Pois é, a estética dos looks de quem vai casar anda inspirando a moda e trazendo um pouco de romance, porém com um toque moderno para as ruas e passarelas. Originalmente uma paródia do visual das noivas e das expectativas ultrapassadas de que toda mulher deseja uma festa de casamento tradicional, o Bridalcore sugere uma reapropriação dos códigos clássicos do uniforme bridal para quem quiser e quando quiser. E claro, ainda traz inspirações para quem, de fato, está planejando o que vestir no Grande Dia.
A gente sabe que a indústria de casamento é imensa e gera muito lucro para todos os envolvidos, então faz sentido que o mercado ganhe cada vez mais espaço. Além disso, o resgate do look girly, com a profusão de florais, laços e detalhes delicados invadindo a moda nos últimos tempos, também é um fator fundamental para a ascensão dessa tendência.
No tapete vermelho, o clima anda reinando, com várias celebridades optando por vestidos brancos para premiações. O vestido de Jean Paul Gaultier por Simone Rocha, escolhido por Florence Pugh para a after-party do Oscar, foi um dos mais marcantes. Tinha até cauda.
Taylor Russell também aderiu à tendência do Bridalcore por meio de um Loewe sob medida para a cerimônia do BAFTA.
O red carpet do Globo de Ouro foi uma sucessão de modelos bridal: Elle Fanning elegeu um Balmain vintage de 1960 decorado com laço.
Assim como Elizabeth Olsen, Riley Keogh, Hunter Schafer, Greta Lee e Camila Morrone, a última a bordo de um Chanel.
Ampliando as possibilidades para as noivas, disponibilizando alternativas para todos os tipos de estilo e festa, e resgatando elementos que antes pareciam exclusivamente reservados a quem estava prestes a dizer o "sim", além de brincar com o arquétipo tão tradicional.
Lembrando que algo comprado para uma ocasião especial não precisa e nem deve ser usado apenas uma vez.
Além de normalizar o uso de branco total para qualquer momento, também acaba servindo como fonte valiosa de inspiração para quem vai subir ao altar.
Nas passarelas do verão 2024, a paleta de cores queridinha foi o branco, especialmente em tecidos nobres. Balenciaga, Acne Studios, Prada e Valentino foram algumas das grifes que apostaram nessa tendência. Dos vestidos longos aos curtinhos, em crochê, tule ou couro, as possibilidades são infinitas.
Na alta-costura, Simone Rocha, atuando como designer convidada de Jean Paul Gaultier, intitulou seu desfile de "O Casamento", incluindo códigos tradicionais do universo nupcial, mas subvertendo-os. Nas coleções de inverno 2024, a vibe continua, como visto na interpretação boho da Chloé.
Claro que o visual mais feminino tem seu lugar, mas opções em alfaiataria, com styling rock'n'roll ou transbordando sex appeal estão igualmente presentes, democratizando a estética para todos.
Stella McCartney apresentou três iterações do look branco.
Na Alaia, o modelo em espiral viralizou.
A influência boêmia promete pegar com tudo e isso certamente vai se traduzir em vestidos com babados, decotes ombro a ombro.
Madonna nos anos 80, à la "Like a Virgin", também é referência, afinal, as meias continuam com seu protagonismo nesta temporada.
A ordem é se divertir e experimentar todas as possibilidades.
A delicadeza da renda e a valorização das técnicas artesanais.
O romance de vestidos em cetim e tons perolados.
Falando nelas, acessórios com detalhes de pérolas são sinônimos do clima Bridalcore e também andam dominando os holofotes.