Cabelo e exposição solar: por que devemos e como proteger nossos cabelos no verão

por Giulia Coronato

Nossos cabelos no verão estão constantemente sendo postos à prova e expostos à fatores externos que prejudicam diretamente a saúde dos fios, entre eles o cloro, sal e claro, a frequente e extrema exposição solar. Por isso, é nosso dever redobrar os cuidados com nossas preciosas madeixas, para garantir que elas passem pelo verão da melhor e mais saudável forma possível. 

Assim como nossa pele, nosso cabelo também é extremamente prejudicado com a exposição aos raios UVA e UVB, que penetram os fios e causam danos na sua composição estrutural. Você com certeza já notou que nos dias de praia ou piscina, o cabelo fica mais ressecado, áspero e opaco, né? Isso é resultado direto da exposição da radiação sobre as substâncias que unem as cutículas, como as ceramidas. Além disso, substâncias como sal, cloro e até a areia da praia, podem alterar a queratina do cabelo, fazendo com que ele se torne frágil e quebradiço. 

Então, se você não perde uma praia ou piscina durante as férias e quer manter a saúde das madeixas em dia, esse post foi feito para você. Separei 5 dicas infalíveis de como proteger seus cabelos no verão, nesse e em todos os outros. Vem comigo:

It girls - Cabelos no verão - Exposição - Verão - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Ella Karberg Simonsen (Reprodução/Instagram)


1. Use leave-in com proteção UV

Os leave-in são produtos que não necessitam de enxague após a aplicação e normalmente oferecem um boost de nutrição e cuidado aos fios. Para quem usa secadores, chapinhas ou qualquer outro instrumento à base de calor com frequência, o leave-in provavelmente já faz parte da rotina de cuidados dos cabelos. Mas nesse verão, aposte em um leave-in com proteção UV para proteger, além do calor, também da exposição solar. 

Caso você vá se expor ao sol por um grande período de tempo no dia, não saia de casa sem aplicar um bom leave-in no comprimento do cabelo. Abaixo, indicamos nossos favoritos com proteção UV: 

2. Adote barreiras de proteção físicas

Chapéus, bonés e até lenços são itens indispensáveis para quem quer passar um verão exposto ao sol e continuar com as madeixas saudáveis. Nossos cabelos no verão são constantemente postos à prova, sendo expostos ao sol, cloro, sal e por aí vai. Por isso, além de usar produtos que protejam os fios, invista em barreiras físicas de proteção para evitar ainda mais o desgaste do cabelo.

3. Sempre retire o excesso de cloro ou o sal dos fios

Um passo importantíssimo para manter a saúde dos cabelos no verão em dia, é retirar sempre o excesso de cloro ou sal dos fios assim que sair da água.  É fato, quanto menos tempo essas substâncias ficarem no cabelo, menor será o dano, por isso, não deixe seu cabelo secar com cloro e sal nos fios, essas substâncias abrem as cutículas dos cabelos, deixando-os ainda mais sensíveis. Então já sabe, entrou no mar ou na piscina? Se possível tome uma ducha de água doce depois ou deixe uma garrafa de água a disposição somente para essa finalidade. 

Caso não seja possível retirar o excesso das substâncias do cabelo, antes de entrar na água, prenda um coque. Quanto menor área para ser atingida, menor será o dano causado pelo cloro, sal ou até pelo sol.

4. Hidrate

Manter a hidratação em dia é uma ótima maneira de criar um escudo em volta dos fios, que irá proteger contra todos os fatores externos do verão, que tanto ameaçam nossas preciosas madeixas. Escolha máscaras de hidratação potentes, que vão fornecer um boost de hidratação ao seu cabelo, a hidratação prévia ajuda a blindar os fios e a posterior vai ajudar a diminuir o frizz, além de devolver a maleabilidade e brilho natural às madeixas.

Caso seu cabelo volte muito danificado após uma exposição, seja ela solar ou de substâncias como o sal ou o cloro, opte por uma hidratação profissional, em um salão de confiança, que irá devolver os nutrientes e aspectos do seu cabelo. 

5. Opte por shampoo sem sal

Usar um shampoo que não contenha sal em sua composição faz bem em qualquer época do ano, mas no verão principalmente. O shampoo sem sal é ideal para quem gosta de lavar os cabelos todos os dias, pois ele evita o ressecamento dos fios e é menos agressivo na hora de proporcionar a limpeza. 

Como os cabelos no verão tendem a ser mais expostos à fatores externos que podem prejudicar a saúde dos mesmos, usar um shampoo sem sal, é uma ótima alternativa para não torturar ainda mais os fios, proporcionando uma limpeza gentil e ainda assim, potente. 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar