Nosso cabelo produz óleos naturais com a intenção de evitar a perda de água dos fios e assim mantê-los hidratados, mas quando essa produção se torna excessiva sofremos com um cabelo oleoso com aspecto pesado e engordurados.
As causas da produção excessiva de sebo podem estar ligadas a diversos motivos desde um fator genético, até pequenos hábitos que temos no dia a dia, como má alimentação, uso de produtos inadequados e em excesso, banho com água muito quente e químicas, como coloração ou progressiva. Independente do fator do seu cabelo oleoso, existem alguns truques que podem te ajudar a controlar a produção em excesso de óleos e nos vamos te contar tudo sobre eles!
evite o efeito rebote
Você provavelmente já deve ter ouvido sobre o efeito rebote. Ele acontece quando limpamos em excesso os fios, gerando um ressecamento que leva ao aumento de produção de sebo pelas glândulas para tentar repor a hidratação das madeixas. Por isso, nada de exageros! É preciso procurar equilibrar a quantidade de óleo e não se livrar completamente dele.
O mais recomendado é lavar o cabelo oleoso a cada dois dias, mas isso não é uma regra, sendo que algumas madeixas não se adaptam com essa rotina. Então vale ficar a atenta as suas necessidades, só evite lavar os fios mais de uma vez ao dia!
invista nos produtos certos
Procure usar shampoos livres de sulfato, principalmente o de sódio, que promove uma limpeza muito profunda, removendo a hidratação natural do couro cabeludo, causando o efeito rebote. Existem alguns tipos de sulfato que são indicados para o cabelo oleoso, como o sodium lauroyl sarcosinate, sodium lauryl sulfoacetate e sodium cocoyl sarcosinate, que são mais fracos, assim promovem uma limpeza eficaz, mas sem agredir os fios.
Outra dica é investir em um shampoo para limpeza profunda uma vez por semana, evite usar mais que isso e não substitua esse produto pelo shampoo normal cotidiano, uma vez que o diário pode causar o efeito rebote.
aplique o condicionador da maneira correta
O condicionador, ou qualquer outro produto hidratante, como óleos, devem sempre ser aplicados longe da raiz no cabelo oleoso. Esses produtos podem deixar os fios pesados e sem movimento, além de aumentar ainda mais a oleosidade na região. Por isso, aplique esse tipo de produto sempre abaixo das orelhas. Ah! E não esqueça de tomar cuidado com a quantidade usada, evitando exageros que podem pesar nas madeixas.
Vale lembrar também que muitas vezes as pontas dos nossos fios não são necessariamente oleosas como a nossa raiz, elas podem ser secas, por exemplo. Por isso, fique sempre atenta às necessidades das suas madeixas. Outra dica que é importante ter em mente é que o shampoo deve ser usado apenas no couro cabeludo e não no comprimento do cabelo, mesmo se ele for oleoso.
tome cuidado com o secador
Assim como a água quente durante o banho, usar fontes de calor - como secador ou chapinha - perto da raiz pode aumentar a produção de sebo. Por isso, vale deixar os fios secarem naturalmente sempre que possível, mas quando for necessário utilizar o secador no cabelo oleoso, tome alguns cuidados. Ajustar a temperatura para morna e não usar o acessório tão perto da raiz já ajuda a prevenir um aumento na produção de sebo.
evite passar a mão no cabelo
Alguns hábitos também podem ajudar a reduzir a oleosidade, como evitar esfregar a toalha no cabelo ou deixa-la enrolada nos fios molhados. Outra dica boa é evitar passar as mãos nas madeixas ao longo do dia, uma vez que elas podem estar sujas e aumentar a gordura na região, além de estimularem a produção de oleosidade.
nada de dormir com o cabelo molhado
Um erro comum, mas que pode aumentar ainda mais a oleosidade é dormir com o cabelo molhado. Essa pratica cria um ambiente propicio para fungos, além de deixar a raiz sensível e irritada, sem contar o aparecimento de caspas. Então, nada de dormir com os fios molhados!