O cabelo platinado virou uma febre de um tempo para cá. Podemos dizer que ele tem forte influência do loiro pivete, tendência muito presente nas periferias desde o final dos anos 90, principalmente entre os homens, já que foi popularizado por grupos de pagode da época.
Hoje, o cabelo platinado é tendência entre todos, é claro que não é uma cor tão simples de alcançar e nem manter, por isso, vim contar minha experiência, mas já adianto que a intenção não era ficar loira desde o início.
Desde os meus 12 anos, eu sempre quis ter o cabelo inteiro azul, mas para isso, era necessário passar por uma descolaração global e minha mãe não deixava, porque ela tinha medo do meu cabelo ficar ressecado ou pior: um corte químico. Depois de um tempo enchendo o saco e negociando opções, ela me deixou fazer californianas azuis, já que eu tinha o cabelo bem comprido e, se tudo desse errado, era só cortar. É claro que praga de mãe pega e meus fios ficaram extremamente ressecados, o que me fez cortar o cabelo depois de poucos meses.
Em 2021, eu descolori duas mechas laterais - sim , super influenciada pelo TikTok - assim como a Narcissa Malfoy de Harry Potter e a Lisa do Blackpink. Depois de mais de um ano, meu cabelo começou a quebrar na altura aonde havia sofrido o processo de descolaração por falta de cuidado da minha parte, e aqui você deve estar se perguntando "depois de duas experiências complicadas, você ainda assim apostou no cabelo platinado?" e a resposta é: SIM, acontece que eu sou muito teimosa.
Durante as minhas férias, já com um cabelo enorme e sem minhas mechas loiras, decidi que colocaria meu plano em ação. Minha intenção, inicialmente, não era ficar loira, e sim pintar o cabelo todo de azul, como eu quis fazer quando tinha 12 anos, mas, conversando com algumas amigas, percebi que seria legal ter um cabelo platinado por algum tempinho.
Marquei um horário com a minha cabeleireira e lá fui eu. Depois de um teste de mecha que durou 2h, mais 5h com descolorante nos fios e uma tonalização acinzentada, meu cabelo estava platinado! Como eu tenho muito cabelo, nesse processo foi gasto quase 1L de água oxigenada e quase um pote inteiro de descolorante.
Como meus fios são bem escuros, eles ainda não chegaram no tom de loiro que eu gostaria, então vou precisar passar pela descoloração mais uma vez. Já tem um mês que fiz todo o processo e preferi esperar um pouquinho para repetir a dose, assim, estou reconstruindo, nutrindo e hidratando todo meu cabelo, preparando-o para a próxima descoloração e, claro, vou retocar minha raíz.
Mesmo depois de abrir quase 8 tons, meu cabelo não ficou elástico e nem super ressecado. Diferente de quando eu tinha apenas duas mechas, dessa vez estou tomando muito mais cuidado com meus fios, e agora eu aposto que meu cabelo não vai quebrar e nem cair, mas, para isso, precisei investir um bom dinheiro em shampoos e máscaras para recuperar a saúde capilar.
Por incrível que pareça, isso não é um publi de Lola Cosmetics, eu realmente gosto muito dos produtos deles e acho que funcionam muito bem com meu cabelo.