Atenção amantes dos cachos! Sim, ele voltou, o tão amado e polêmico cabelo permanente. Depois da febre dos cabelos escorridos, o fio cacheado dos anos 80/90 que fizeram a cabeça de Julia Roberts, Sarah Jessica Parker e Kim Basinger voltou para quem deseja fios volumosos e crespos.
Como prova: algumas das últimas aparições da atriz Katie Holmes e Emily Ratajkowski. Sem esquecer de citar Marina Ruy Barbosa e Nicole Kidman, figuras públicas que são referências quando pensamos em cabelos desejáveis.
Para Cris Ferreira, hairsylist e embaixadora da Cadiveu Professional, a febre do cabelo cacheado veio novamente por meio de uma comunidade expressiva que valoriza a unicidade dos cachos. "O reflexo disso foi a redescoberta da beleza, da identidade e da autoestima do cabelo afro, estimulando o desenvolvimento de produtos específicos para essa rotina", afirma.
como funciona o processo?
Diferente de apenas cachear o cabelo com babyliss ou moldar com a ajuda de produtos, a permanente cacheada é um processo químico pelo qual a forma desejada é fixada no cabelo. Para alcançar o efeito, o cabelo é enrolado em rolos, que podem ser mais finos, para cachos pequenos e mais grossos, para cachos abertos ou ondas, e esquentados para fixar o formato desejado.
A profissional opina que o procedimento é ideal para quem já tem fios cacheados ou crespos, mas tem bastante dificuldade para defini-los.
danifica o cabelo?
O primeiro permanente raramente faz mal aos fios, mas vale entender se o processo é realmente desejado, pois os produtos usados alteram as ligações entre as proteínas do cabelo, levando à perda da oleosidade natural. O que pode deixar os fios quebradiços e com pontas duplas.
como cuidar dos cachos conquistados?
Como dito, o cabelo fica danificado. Por isso, em casa, após a permanente, a dica é focar no tratamento de restauração, que vai reparar os danos causados pela alteração do fio. Invista em produtos que hidratem e forneçam proteína ao cabelo, tanto shampoo, quanto condicionador, além de uma máscara pelo menos uma vez por semana.
"Prefira produtos com fórmulas ricas em ativos emolientes, hidratantes e ingredientes que estimulem a curvatura do cacho", entrega a hairsylist.
tem como reverter o efeito?
Além disso, como o próprio nome diz, o procedimento é permanente através de um processo químico, então, uma vez feito, não dá para retroceder. A única maneira de recuperar o cabelo será com paciência, tempo e visitas ao cabeleireiro para cortá-lo à medida que cresce. Ah, mas e se inverter o procedimento? O processo quebra a estrutura do cabelo, então, seus fios ficarão quebradiços.
É recomendado repetir o processo do permanente a cada 4-5 meses, pois a raiz do cabelo continuará crescendo e isso marcará a diferença entre o que cresceu e o que foi tratado. Caso ache o procedimento arriscado, mas mesmo assim deseja o efeito das ondas, invista em babyliss e cremes modeladores para cachos.
"Hoje, existem fórmulas com bioativos naturais que transformam a curvatura e a aparência do cacho com naturalidade", finaliza Cris.