Você precisa concordar que, não importa quais sejam as tendência de bottom do momento, sempre que ficamos em dúvida do que usar acabamos recorrendo a um bom par de calça jeans para compor nosso visual. Bom, e não é segredo para ninguém que elas entregam uma versatilidade imensa, transitando com facilidade tanto em outfits mais descontraídos, até produções super elegantes, tudo depende do modelo escolhido.
Por aqui, nós somos apaixonadas pela peça e precisamos confessar que temos algumas no armário. Mas como bem sabemos, existem muitos modelos de calça jeans, cada um com um estilo e proposta diferentes. A modelagem skinny, funciona super bem para o dia a dia, as wide leg jeans são perfeitas para ocasiões mais especiais que pedem um look mais arrumadinho, enquanto a pantalona além de elegante, tem um estilo mais descolado.
quais os tipos de calça jeans?
Hoje vamos te explicar 15 tipos de calça jeans, te ajudando a entender as diferenças entre elas e a escolher a ideal para você:
1. Calça wide leg
2. Calça pantalona
3. Calça skinny
4. Calça reta
5. Calça flare
6. Calça boot cut
7. Calça mom jeans
8. Calça cargo
9. Calça destroyed
10. Calça baggy
11. Calça jogger
12. Calça pantacourt
13. Calça boyfriend
14. Calça barrel leg
15. Calça capri
15 modelos de calça jeans para você, abaixo:
calça wide leg
Um dos tipos de jeans queridinhos das últimas temporadas, as wide leg ganharam os corações e looks das fashionistas de uma só vez. Esse modelo de calça jeans possui pernas bem amplas e retas, quadril ajustado e cintura alta. Além disso, o comprimento até os pés, garante um visual elegante e moderno. Essa peça é muito versátil, mas temos que dizer que ela é perfeita para ocasiões especiais, que pedem por produções mais alinhadas.
calça pantalona
É muito comum confundir uma wide leg com a calça jeans pantalona, afinal, elas realmente são parecidas. Mas a principal diferença está na modelagem das pernas, enquanto a primeira é super reta em todo comprimento, a segunda possui linhas diagonais, resultando em um caimento um tanto fluido e ainda mais amplo. A cintura desse modelo também é alta, mas o quadril é um pouco solto, seguindo a linha das pernas. O visual desta peça também é elegante, mas tem um toque descolado super especial, que fica super bacana em looks mais despojados.
calça skinny
Apesar da Geração Z considerar a calça jeans skinny ‘cringe’, ou seja, um pouco ultrapassada, ninguém pode negar a funcionalidade e versatilidade da peça. Por muitos anos ela reinou em nossos guarda-roupas e foi a primeira escolha na hora de montar produções para quase todas as ocasiões. A principal caraterística do modelo são as pernas justas, afuniladas até o final do tornozelo, que entregam um toque comedido e casual de sensualidade. A altura da cintura varia muito, e o quadril segue a proposta inicial.
calça jeans reta
Há pouco tempo atrás, quase nem olhávamos para a calça jeans reta, mas nessa última temporada ela se tornou uma das nossas principais escolhas fashion. Com uma modelagem tradicional, reta da cintura até a barra, podemos dizer que a peça é um clássico. Seu visual atemporal e discreto é perfeito para compor produções mais sóbrias como um office look.
calça flare
Direto dos anos 70, para o cenário fashion atemporal, a calça jeans flare é o equilíbrio perfeito entre sensualidade e sofisticação. As linhas curvas e bem desenhadas do modelo favorecem e alonga muito a silhueta de forma harmônica, sendo perfeita para produções mais ousadas e com aquele ar despretensiosamente arrumadinho. Falando em modelagem, a peça é mais justa do quadril até o joelho, depois vai ficando mais ampla até a barra - com formato de sino, como o nome do modelo que a inspirou sugere.
calça boot cut
Outro modelo de calça jeans que é facilmente confundido é a boot cut. Essa peça também tem a modelagem do quadril e da coxa ajustados, mas, diferente da flare, possui o restante do comprimento levemente amplo, somente o suficiente para cobrir o sapato - ou a bota, como o próprio nome diz. Embora ela também funcione em looks mais chiques, seu ar mais discreto e casual combina super bem com produções mais descontraídas.
calça mom jeans
Seu primeiro auge foi nos anos 90, se popularizando ainda mais depois de fazer parte do figurino de personagens icônicos de séries famosas da época, mas foi há alguns anos atrás que a calça jeans mom ganhou seu lugar como peça atemporal. Apesar de parecer um modelo simples, ela possui um visual retrô moderno, super descolado e jovial, perfeito para produções do dia a dia. Seu shape mistura conforto e estilo, com quadril e pernas levemente soltas, chegando até o tornozelo um pouco afuniladas. Ah, e cintura alta e marcada é uma de suas principais características.
calça cargo
Se você tem um estilo super urbano e que bebe de referências streetwear, a calça cargo pode funcionar muito bem para você. Apesar de comumente serem feitos em sarja ou brim, entregam tanta versatilidade e funcionalidade quanto os modelos de calça jeans. A modelagem tradicional dessa peça é mais ampla do quadril até metade da perna, depois vai se afunilando levemente - a barra ainda é solta. O destaque fica por conta dos bolsos com lapela, espalhados estrategicamente na altura do meio da coxa, e em alguns casos abaixo dos joelhos.
calça rasgada
Todos os modelos de calças jeans podem ser considerados destroyed, desde que possuam rasgos nas pernas. Essas calças são despojadas e por muito tempo passaram um ar de "desleixo", porém, depois de um tempo, passaram a ser vistas como modernas e davam um toque a mais de rebeldia aos looks.
calça baggy
Assim como sua irmã mom jeans, a calça baggy também é soltinha e folgada. A única diferença é que você pode encontrar calças baggys utilitárias, ou seja, com vários bolsos, e seu tornozelo é um pouco mais solto e mais curto.
calça jogger
Também conhecida como "jogging" a calça jogger é geralmente de moletom, porém, pode ser facilmente encontrada no jeans. Foi muito popular no final dos anos 70 e início dos anos 80, e é um modelo bem folgado, com bastante elástico na cintura e nos tornozelos, o que dá a ela aquele shape tão conhecido e que deixa o tornozelo à mostra.
calça pantacourt
Um dos modelos de calças jeans que costuma dividir opiniões é a pantacourt. Talvez não seja tão democrática quanto uma boa skinny, mas é tão versátil quanto! É uma calça mais reta e mais solta também, e por ter a boca mais larga e mais curta, na altura do tornozelo mais ou menos, você pode usar com botas de cano alto e sandálias de amarração para compor looks com essa calça. A diferença para a calça pantalona fica no comprimento, já que a calça pantacourt tem comprimento até a altura do tornozelo.
calça boyfriend
O modelo boyfriend é um queridinho de quem gosta de calças mais folgadas. Ela leva esse nome justamente por lembrar modelos masculinos, geralmente são de cintura mais baixa e menos marcadas, e possuem as barras mais compridas.
calça barrel leg
calça capri
A calça capri é facilmente reconhecida por seu comprimento, que fica entre uma bermuda e uma calça, terminando normalmente entre o joelho e a canela. Essa peça, considerada polêmica, tem voltado a ser tendência com algumas versões atualizadas, e celebridades como Bella Hadid já apostaram nela.