Cera quente ou fria: qual a melhor para cada tipo de depilação

por Aline Santos

Nós já contamos aqui algumas formas de se depilar em casa com métodos fáceis e práticos, mas dessa vez voltamos para falar sobre o tipo de depilação com cera, um dos mais tradicionais entre as brasileiras. Você sabia que para cada parte do corpo existe um tipo "certo" de cera para ser usada? Afinal, cera quente ou fria? Qual a melhor, mais eficaz e menos dolorosa?

Apesar de serem uma das opções mais acessíveis, práticas e com durabilidade maior (comparada aos outros métodos como aparelhos de barbear e lâminas), as ceras ainda sim continuam sendo uma das opções mais doloridas e agressivas para a pele, pincipalmente em regiões mais sensíveis. Por isso, saber qual a ideal para depilar cada área do corpo é essencial e previne qualquer irritação, queimadura e flacidez - sim, dependendo do local elas podem acabar deixando a pele mais flácida.

Abaixo nós separamos algumas informações e dicas sobre o tipo de depilação mais indicado para algumas partes do corpo. Ficou curiosa? Vem com a gente:

reprodução pinterest - TIPO DE DEPILAÇÃO - tipo de depilação - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

Começando pela opção mais dolorosa de todas: a cera fria que, apesar desse ponto negativo, ela também é uma das mais eficazes e duradouras para a remoção de pelos. O tipo de depilação com a cera fria chega a ter uma durabilidade de até 30 dias (podendo variar para cada pessoa), ela também é uma das opções mais simples para se fazer em casa, mas ainda sim é preciso muito cuidado.

Apesar da vantagem de ter uma duração maior do crescimento de pelos, a cera fria tem como desvantagem a espera para refazer a depilação, pois para conseguir um resultado eficaz é preciso esperar que os pelos tenham pelo menos 0,5 centímetro. Outro fator importante de se destacar é que esse método é contraindicado para quem está em tratamento contra manchas e verrugas.

Esse tipo de depilação com cera fria é indicado para áreas onde os pelos são mais finos e regiões mais extensas e menos sensíveis, como a perna ou braço. 

reprodução pinterest - TIPO DE DEPILAÇÃO - tipo de depilação - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

Sendo uma opção um pouco menos dolorida que a primeira, a cera quente é uma das preferidas entre mulheres e homens que optam por uma depilação rápida, eficaz e duradoura já que a média entre as depilações chega em torno de 20 dias ou mais, dependendo de cada pessoa.

Esse tipo de depilação garante a retirada dos pelos desde o bulbo capilar, o que traz ainda mais vantagem quanto a durabilidade. Por se tratar de um método com temperatura mais elevada (nunca jamais use a cera fervendo, apesar de carregar o nome "quente", ela precisa ter uma temperatura morna), essa opção facilita a saída dos pelos por aderir somente a eles e dilatar os poros.

A cera quente é indicada para regiões mais sensíveis onde a pele é mais fina e os pelos mais grossos, como virilha e axilas. Também pode ser usada em partes do rosto, porém nessa opção as chances de acelerar a flacidez a longo prazo são maiores e, quando expostas ao sol, podem causar manchas.

reprodução pinterest - TIPO DE DEPILAÇÃO - tipo de depilação - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

Antes de finalizar, precisamos destacar alguns pontos:

- Faça um teste em uma região pequena antes de começar a depilação completa, pois além da resistência a dor é preciso saber se você tem algum tipo de alergia do produto;

- Apesar de práticas e fáceis, é preciso te muito cuidado e atenção na hora de puxar os pelos sozinha em casa, pois as chances de encravar são muitas;

- Se você nunca se depilou com cera em casa ou têm dúvidas, procure uma especialista para reduzir as chances de qualquer erro;

- Higienizar a região que será depilada é sempre um fator importante para ter os melhores resultados em uma depilação;

- Ao se depilar, evite contato com sol, produtos a base de álcool ou cremes hidratantes (a menos que sejam específicos para uma pós depilação);

- Aplique a cera no sentindo do crescimentos dos pelos, se o seu produto pede folhas depilatórias, é preciso colocá-las logo em seguida, se não, espere secar (mas não muito) e puxe no sentido contrário do crescimentos dos pelos.

Você também vai gostar