Saiba como fazer depilação em casa de maneira fácil

por Aline Santos

Precisamos começar essa pauta dizendo que não tem nada de errado com os seus pelos, você é totalmente livre para fazer o que quiser com o seu corpo. Mas se você sente a necessidade de tirá-los, nós estamos aqui para te ajudar, principalmente nesse momento de isolamento social onde não temos outra saída a não ser recorrer à depilação em casa, que em muitos casos, pode ser um verdadeiro pesadelo.

Seja por falta de prática, técnica ou simplesmente pelo medo de doer (dependendo do método escolhido), a depilação não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas é importante lembrar que alguns produtos ou aparelhos podem causar irritação na pele, principalmente se a sua for sensível. Por isso, antes de testar qualquer uma das dicas citadas abaixo, tenha em mente se ela se aplica ao seu histórico. 

Se a depilação já faz parte da sua rotina de autocuidado e pelo menos uma vez por mês você está batendo ponto no salão de beleza, começar a remoção de pelos em casa pode parecer assustador, mas te garantimos que é muito mais simples do que você imagina. Foi pensando nisso que listamos algumas maneiras fáceis que você pode fazer nessa quarentena sem sair de casa, vem ver:

reprodução pinterest - depilação em casa - depilar - gillette - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Depilação (Reprodução/Pinterest)


LÂMINAS

Começando pelo método mais fácil de todos e também um dos mais populares, o aparelho de barbear. Apesar de ser econômico e poder ser usado para remover qualquer tipo de pelo, é importante ressaltar que, ainda sim, é possível a pele sofrer uma reação ao ter contato com as lâminas. Outro ponto negativo desse opção são as chances de aparecimento de pelos encravados, sem contar que a região depilada cresce muito mais rápido já que não é retirada pela raiz. Por isso, fique atenta à algumas dicas:

- Para evitar pelos encravados na hora de usar o aparelho de barbear, faça uma limpeza e esfoliação na região que será depilada toda semana. 

- Certifique-se que o aparelho está higienizado e com as lâminas afiadas. Um produto com pouco uso será mais eficaz na hora da remoção e não causará danos à pele.

- Se o pelo for longo, faça os movimentos de remoção em direção ao crescimento e só depois use o barbeador para o lado contrário. Isso ajuda a previnir a irritação da pele.

- Se você tiver uma loção ou espuma que ajuda na hora de depilar, melhor ainda, mas nunca passe o barbeador sob a pele seca. 

- Finalize a sua depilação com uma hidratante para proteger a sua pele e mantê-la saudável.

reprodução pinterest - depilação em casa - depilar - depilar - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Depilação (Reprodução/Pinterest)

CERA QUENTE

A depilação com cera quente é uma das mais eficazes - e também uma das mais doloridas -, pois além de remover o pelo com o bulbo capilar, ela garante uma durabilidade maior entre as depilações. Apesar de um pouco dolorida, a cera quente adere somente aos pelos e, ao ter contato com a pele, ela imediatamente abre os folículos, facilitando a saída dos mesmos. A praticidade desse método é um ponto positivo, pois algumas marcas permitem o aquecimento do produto direto no microondas, sem precisar do aparelho profissional. A cera quente também é indicada para regiões mais sensíveis e, em alguns dos casos, não é preciso o uso de folhas depilatórias, ela esfria na pele e pode ser removida sem dificuldades. Vale lembrar que nem toda cera é igual, então antes de usar qualquer produto é importante ler com atenção as indicações de uso e, claro, cuidado para não aquecer demais e causar queimaduras na pele.

- Não use cremes hidratantes na região antes de depilar, isso pode atrapalhar na aderência da cera;

- Higienizar a região que será depilada é sempre um fator importante para ter os melhores resultados em uma depilação;

- Aplique a cera no sentindo do crescimentos dos pelos, se o seu produto pede folhas depilatórias, é preciso colocá-las logo em seguida, se não, espere secar (mas não muito) e puxe no sentido contrário do crescimentos dos pelos.;

- Para evitar manchas e irritação na pele, é recomendado no máximo duas aplicações no mesmo local. Se alguns pelos resistirem, use uma pinça para retirá-los;

- Após a depilação, aplique um óleo próprio para retirar as sobras de cera da pele. Isso também ajuda a acalmar a pele e diminui a vermelhidão;

- Evite o uso de hidratantes na região logo após a remoção dos pelos, isso por causar foliculite.

reprodução pinterest - depilação em casa - depilar - inverno - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Depilação (Reprodução/Pinterest)

CERA FRIA

Se você já fez a depilação em casa com cera quente e achou a dor OK, com a cera fria a sensação pode ser um pouco diferente. Sendo considerado o método mais dolorido entre todos esses que mencionamos aqui, essa técnica de remoção de pelos é bem parecida com a anterior.

O ponto positivo que vale alguns minutos de dor? Ela foi considerada uma das mais eficientes e com maior durabilidade (de quase 30 dias, o que pode depender de vários fatores). Ela também é a mais indicada para se fazer em casa, já que o processo é mais simples. Apesar de não causar queimaduras, a cera fria pode causar ressecamento na pele. Os cuidados e higienização seguem os mesmo princípios da cera quente que citamos acima.  

reprodução pinterest - depilação em casa - depilar - inverno - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Depilação (Reprodução/Pinterest)

DEPILADOR ELÉTRICO

Precisamos ser sinceras, a maioria das maneiras para se fazer uma depilação em casa (ou em qualquer outro lugar) dói e o aparelho eletrônico não fica de fora dessa lista. Em contrapartida, o lado positivo desse método é a praticidade, rapidez e retirada os pelos pela raiz, sem contar que alguns deles podem até ser usados no banho. Não tem segredo, mas na hora da compra é sempre bom pensar na facilidade da higienização, por isso o depilador elétrico com cabeça removível pode ser uma ótima opção.

reprodução pinterest - depilação em casa - depilar - inverno - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Depilação (Reprodução/Pinterest)

CREME DEPILATÓRIO

Por último, mas não menos importante, o gel ou creme depilatório que promete remover os pelos sem dor ou qualquer tipo de técnica profissional. O lado positivo, como já falamos, é o método totalmente indolor e prático, mas nem tanto eficaz. Isso porque assim como a lâmina, eles não retiram o pelo desde a raiz, pois eles trazem componentes químicos que apenas quebram o fio. Assim como todas as outras formas de depilação, ele também deve ser testado antes de qualquer aplicação, pois podem causar reações alérgicas na pele.

reprodução pinterest - depilação em casa - depilar - depilar - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Depilação (Reprodução/Pinterest)

Mas lembre-se, a depilação não é regra e assim como você, as suas escolhas precisam ser livres e jamais seguir um padrão imposto pela sociedade que diz o que é certo ou errado. Por isso, seja e faça aquilo que te faz bem e te deixa confortável, e se for depilar, que seja com cuidado e respeito com a sua pele. 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar