Em busca de uma solução natural para melhorar a qualidade do sono, muitas pessoas têm recorrido aos chás para dormir. A fitoenergética, que se baseia na utilização da energia das plantas e vegetais para tratar o campo vibracional das pessoas, é uma prática que traz equilíbrio emocional, aumenta a imunidade e contribui para tratar órgãos doentes. Além disso, auxilia no tratamento de doenças causadas por fatores psicológicos, como depressão e ansiedade.
Embora a fitoenergética não substitua o tratamento médico, podemos utilizá-la de forma complementar no nosso dia a dia. Dessa forma, incorporar os chás para dormir na sua rotina noturna, aliado a práticas de reconexão com a natureza e atenção plena, pode ser uma estratégia valiosa para combater a insônia e melhorar significativamente a qualidade do seu sono.
como usar chás para dormir?
Segundo a terapeuta energética Kizzy Andrade, antes de adentrarmos nas especificidades de cada chá recomendado, é importante observar algumas recomendações essenciais para o uso das plantas ansiolíticas.
- Preparar um chá no final da tarde e outro no início da noite pode ser uma prática benéfica.
- Quando for preparar o chá, aqueça a água sem deixá-la ferver, para não perder as propriedades medicinais das ervas.
- É fundamental também consultar um médico antes de iniciar o uso, principalmente se você usa medicação controlada ou de uso continuado.
- Lembre-se de escolher apenas uma das plantas recomendadas para cada chá.
+ Guia de plantas e ervas para proteger energia
melhores chás para dormir
Algumas plantas têm propriedades ansiolíticas e atuam diretamente no sistema nervoso central, induzindo a uma boa noite de sono. Entre elas, destacam-se:
- Mulungu (utilize apenas as cascas, já que as sementes são tóxicas)
- Verbena
- Melissa ou Erva-cidreira
- Colônia
- Maracujá
- Lavanda
- Camomila
- Erva-doce
+ Veja aqui um guia com 22 tipos de chás para diferentes problemas e objetivos
outras dicas para dormir melhor
Além de ervas e chás, Kizzy ressalta que a reconexão com a natureza que pode auxiliar a dormir melhor pode ser feita por meio do consumo de vegetais, chás, sucos, e a prática de atividades ao ar livre, como tomar sol.
Isso porque são formas eficazes de retomar o ritmo normal do organismo e minimizar os efeitos maléficos da insônia.
Além disso, trazer plantas e flores para dentro de casa (veja dicas do Feng Shui aqui) e dedicar alguns minutos diariamente apenas para respirar e se concentrar na própria respiração são práticas que contribuem para uma melhor noite de descanso.