Coisas que eu percebi sendo uma noiva gorda

por Layla Brígido

Eu fiquei noiva no dia 8 de outubro de 2022 e, com essa novidade, outras tantas surgiram: preparativos, decisões, busca por apartamento, comemoração, planos, sonhos e uma coisa que não pude deixar de reparar: a forma como a sociedade trata a mulher gorda nessa fase.

Pois é! Eu já ouvia, desde o namoro, várias frases daquelas que dão a entender que meu companheiro está me fazendo um grande favor por me amar e respeitar o meu corpo, quase como se eu, com esse corpo, não fosse digna o suficiente de ser amada, sabe? E nessa fase não é diferente; as pessoas muitas vezes nem disfarçam as reações.

É como se eu tivesse tido sorte de ter alguém que queira se casar comigo. E bom, escrevendo esse texto, até pensei em só contar o que percebi, mas acho válido trazer vários lembretes também: Você, mulher gorda, não está recebendo um favor por ser amada. Você é interessante, atraente, desejada, digna de ser amada e de viver um amor incrível, se assim desejar. Seu corpo não é um empecilho e ter ele respeitado não é bondade de ninguém; é o mínimo. Quem te ama, te respeita!

Layla Brígido - casamento - noiva - Verão - Minas Gerais - https://stealthelook.com.br
Foto: Layla Brígido (Reprodução/Instagram)


Outra coisa que também já vi foi a infinidade de "projetos noiva" que basicamente são projetos para "noivas entrarem em forma", com um bombardeio de dietas detox e dicas para que a gente emagreça para o grande dia, porque as pessoas acham que, por eu ser gorda, é necessário que eu dê um jeito e milagrosamente surja magra para casar!

Parece que é inconcebível a ideia de que uma noiva não pretenda emagrecer para seu casamento ou até mesmo para entrar no vestido!

E, sinceramente? Eu acho isso horrível, porque tudo bem caso você queira emagrecer; essa decisão é sua. Mas também está tudo bem caso isso não aconteça. E não, não é por ser gorda que sou obrigada a almejar esse emagrecimento para aparecer magra ou menos gorda no dia do meu casamento.

Eu vi inclusive uma série de indicações até de procedimentos cirúrgicos para o grande dia, e me pergunto quando é que isso tudo se tornou tão normal assim. Então, cuidado e não se esqueça: você não precisa se transformar em outra pessoa para o seu grande dia!

a busca para encontrar o "vestido perfeito"

E agora aquela saga que vocês já sabem que vivo sempre falando: achar roupa! Se para o dia a dia já não é fácil, para o casamento e até para eventos pré-casamento, a saga se intensifica!

Vivemos em um mundo onde ainda há quem ache absurdo uma mulher gorda usar branco... por aí já dá para imaginar, né? Encontrar looks para o mood noiva e também profissionais que respeitem nosso corpo deveria ser simples e prazeroso, mas pode se tornar uma verdadeira saga.

Layla Brígido - casamento - noiva - Verão - Minas Gerais - https://stealthelook.com.br
Foto: Layla Brígido (Reprodução/Instagram)

Minha dica é que você antecipadamente já vá fazendo uma listinha com possíveis lojas em que talvez você encontre aquilo que vai gostar, e caso vocês queiram, eu posso compartilhar a minha lista. Me conta nas redes sociais?

E por fim, eu não sei nem quantas vezes já percebi olhares esquisitos quando falo abertamente que sou uma noiva gorda, quase como se eu estivesse falando um palavrão absurdo e abominável - e não é. Eu não abomino meu corpo, eu não sou menos digna de receber todo o amor deste mundo e viver a minha história feliz do jeito que quero e mereço.

Layla Brígido - casamento - noiva - Verão - Minas Gerais - https://stealthelook.com.br
Foto: Layla Brígido (Reprodução/Instagram)

E com este texto, eu queria te lembrar o mesmo: você merece e é digna de todo o amor e respeito do mundo, sendo assim, exatamente como é!

Você também vai gostar