Colágeno: tudo o que você precisa saber sobre a proteína

por Inaê Ribeiro

Nos últimos anos, o colágeno tem se tornado um ingrediente comum nos produtos de beleza. Além dos cosméticos, a proteína também ganhou popularidade nos suplementos alimentares com a promessa de tornar a nossa pele mais saudável e firme, mas será que o consumo de colágeno realmente traz benefícios para a saúde e beleza da derme?

Esse é um questionamento frequente na vida das apaixonadas por cuidados com a cútis, assim como a dúvida a respeito de qual é o melhor tipo de suplemento ou produto de colágeno. Essas são algumas das questões que vamos explorar nesta pauta juntamente com a dermatologista Dra. Silvia Quaggio. Vem ver:

@asmeretasmeret - skincare-pele-negra - colágeno - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @asmeretasmeret (Reprodução/Instagram)


Antes de tudo, é importante entender o que é o colágeno e a Dra. Silvia explica: ele é uma proteína produzida pelo nosso próprio organismo, através da alimentação. Cerca de 70% de todas as proteínas da pele são compostas por colágeno, além disso, ela também está presente no nosso organismo, músculos e tendões, sendo o responsável por grande parte da firmeza, elasticidade e hidratação da nossa derme.

Laney Crowell - skincare-cuidados-com-pele - colágeno - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Laney Crowell (Reprodução/Instagram)

então, como aumentar a produção de colágeno?

Conhecer o colágeno e todos os seus benefícios faz com que a gente se questione como aumentar a produção da proteína de uma maneira saudável e, segundo a Dra. Silvia, a melhor forma é através da alimentação. “Os principais alimentos ricos em colágeno são as carnes vermelhas, frango e peixe, mas, para garantir a sua absorção, é importante combinar com alimentos ricos em vitamina C, zinco, selênio e silício.”

Apesar das dicas, nós sabemos que nem sempre conseguimos investir em uma boa alimentação, por isso, para as pessoas que possuem uma rotina agitada, a Dra. Silvia orienta a ingestão diária de vitamina C com zinco.

Grece Ghanem - skincare - colágeno - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Grece Ghanem (Reprodução/Instagram)

mas e as cápsulas de colágeno, elas funcionam?

Além da alimentação balanceada e da ingestão de vitamina C com zinco, ainda há quem recomende as cápsulas de colágeno, porém a Dra. Silvia alerta que muitos produtos não possuem a concentração mínima, assim, ela não recomenda o consumo sem orientação profissional. “Para obter a dose necessária mínima, seria necessário ingerir de 10 a 15 cápsulas ao dia, sendo que a orientação presente em muitas dessas embalagens é do consumo de duas cápsulas ao dia”.

Zyanya Zahara - skincare - colágeno - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Zyanya Zahara (Reprodução/Instagram)

quais produtos consumir

Além da alimentação, também podemos consumir alguns tipos de colágneo. Segundo a dermatologista entrevistada, os melhores são o peptan de colágeno e verisol. "Eles são os mais biodisponíveis, com uma boa absorção. O melhor do colágeno via oral, está na diminuição de uma enzima que quebra a proteína, que é a metaloproteinase. Só de diminuir essa ação nós já estamos no “lucro”, pois a partir dos 25 anos perdemos 1% do colágeno ao ano e na menopausa o número sobe para 3%.

Você também vai gostar