Como a sustentabilidade e a moda responsável podem transformar o consumo

por The Look Stealers

Com certeza você já viu alguma peça que tinha no armário voltar com tudo, ou percebeu que uma roupa que a sua mãe usava estava bombando nas redes sociais. Isso acontece porque, de modo geral, as tendências são cíclicas. Por aqui, a-ma-mos saber (e seguir) tendências. Mas, em meio a tantas informações, trends e referências, nos deparamos muitas vezes com o dilema: como podemos nos aproximar de uma moda responsável e consumir de forma mais consciente? 

Entendemos que a moda é, além de uma ferramenta de comunicação, um reflexo dos processos e transformações históricas e sociais que vivemos e hoje em dia, e entender a origem do que vestimos é essencial. Afinal, de que forma podemos melhorar o nosso consumo?

Pensando nisso, a Renner criou algumas iniciativas voltadas para a moda responsável, que envolvem desde a matéria-prima das suas peças ao re-sale. Te explicamos abaixo, como a moda responsável é aplicada dentro da marca, olha só:

8/10

Hoje, das peças de roupa da Renner, 8 em cada 10 são feitas com processos mais sustentáveis! Por isso, a marca aproveitará a data de 08.10 para celebrar o Dia da Moda Responsável Renner. Pensar em moda responsável é considerar o ciclo completo, do fornecedor ao repasse das peças. Por esse compromisso, a Renner é a marca varejista de moda melhor posicionada no Dow Jones Sustainability Index(DJSI), integrando pela nona vez o índice.

algodão responsável

Presente em vários tipos de peças, o algodão é um material super importante no vestuário e um dos principais a se considerar quando falamos de moda responsável. Na Renner, o algodão tem um cultivo responsável tanto em relação ao meio ambiente, quanto em relação à segurança dos agricultores no trabalho.

Livre de agrotóxicos, o algodão agroecológico está presente em algumas coleções da marca e seu fomento teve origem em um projeto do Instituto Lojas Renner e está diretamente ligado com a premissa de moda responsável por alguns motivos, como a região em que é produzido, o empoderamento feminino e seu impacto positivo no meio ambiente. Além de seu plantio ser feito na região do semiárido do Brasil, seu cultivo também se destaca pela redução do carbono emitido.

moda responsável
Foto: O algodão está presente nas mais variadas peças de roupa do nosso armário (Renner/Reprodução)


A Renner ainda promove inovações em tecnologia têxtil desde o desenvolvimento de novas bases de tecidos feitos em algodão, até a inclusão da sarja, expandindo as possibilidades de produtos feitos com essa matéria-prima. 

No âmbito social, o algodão agroecológico incentiva a agricultura familiar, gerando mais renda e segurança a pequenas comunidades brasileiras. Mais de 82 famílias no Ceará e 98 famílias na Paraíba, regiões de onde o algodão da nossa coleção tem origem já foram impactadas pelo projeto do Instituto Lojas Renner. Ah, e o seu cultivo manual, sem o uso de tratores ou outros equipamentos movidos a derivados de petróleo, resulta em uma pegada de carbono ainda menor.

viscose responsável

Produzida a partir da celulose, a viscose é um dos tecidos mais frescos para o verão, porque além de leve, não retém calor. A Renner tem o compromisso de que a viscose adquirida para fabricação dos produtos não tenha origem em florestas ameaçadas de desmatamento.

Mulher vestindo look casual e elegante, composto por conjunto jeans oversized. Acessórios incluem bolsa vermelha e tênis combinando, além de óculos de sol grandes. Tendência urbana com estilo confortável e moderno.
Foto: Todo mundo tem um jeans no armário (@jariatudanita Instagram/Reprodução)

fio reciclado

Oferecendo maior durabilidade e resistência a amassados, existem ainda os tecidos que contam com fibras de origem reciclada. Um deles, por exemplo, é produzido a partir de garrafas PET, que são transformadas em fios de poliéster, virando novas roupas! 

jeans

O jeans é aquele material clássico, que independentemente do gênero, idade ou estilo, todo mundo tem uma peça. Hoje em dia, 100% dos jeans da Renner são feitos a partir de materiais e/ou processos de menor impacto, como, por exemplo, o uso do algodão responsável, o consumo mais baixo de água ou até o reaproveitamento de tecidos. Também foi desenvolvida uma metodologia própria para a medição da Pegada Hídrica nas etapas de lavanderia e acabamento dos produtos, aproximando as peças da moda responsável e tornando os jeans da marca mais sustentáveis. 

Mulher vestindo suéter bege e calça clara, usando botas pretas. Ambiente com parede decorada com fotos e recortes de moda. Mesa de madeira com livros e objetos de escritório. Tapete de estampa animal print.
Foto: O re-sale é o destino certo para uma moda mais responsável (Jeanne Damas/Reprodução)

no re-sale

Além da matéria-prima e do consumo de primeira mão, o destino daquelas peças que não fazem mais sentido no nosso armário também fazem parte de uma moda responsável. Pensando nisso, a Renner adquiriu o Repassa, uma plataforma online de revenda de roupas, calçados e acessórios em bom estado de conservação. Com foco exclusivo em moda, o Repassa é outra ferramenta incrível tanto na hora de comprar, quanto na hora de se desfazer das suas peças, prolongando assim, a vida útil de até 70% das roupas que não são mais usadas. Hoje, o Repassa é o maior brechó online do Brasil e funciona no país todo. Incrível, né?

Curtiu? Tudo isso é produzido por uma cadeia certificada, e aqui você pode conhecer mais a fundo todas as iniciativas da Renner para a construção de uma moda mais responsável. 

Você também vai gostar