A pandemia mudou tudo, do nosso comportamento ao modo como trabalhamos e nos relacionamos com as pessoas. Mas, uma coisa não mudou tanto assim: continuamos querendo enfeitar a nossa casa, o lugar onde nos sentimos bem e, mais do que nunca, acolhidos. E na busca por criar esse santuário pessoal, fomos atrás de aprender a como cuidar das plantas, criar hortinhas em casa e até mesmo a fazer arranjos de flores. Aliás, é sobre isso que a nossa expert em verde, Luiza Fiorito, vem falar hoje: como colher flores e folhagens na rua para decorar a sua casa.
Confira agora as 3 dicas essenciais da Luiza:
1. Aprenda a ver beleza em tudo
É super importante treinar o olhar para encontrar beleza até onde não há à primeira vista. "Quem disse que só uma rosa vermelha bem viva é bonita?", indaga a expert, "o charme de uma folha seca, de uma casca de árvore, de um galho sem folhagem é tão grande quanto." Segundo ela, é precisa apreciar o imperfeito antes de aprender como colher flores e folhagens na rua e fazer um arranjo street. Expanda o seu olhar!
2. Olho vivo no chão
Não precisa sair por aí cortando as plantinhas como louca pela rua, não. Afinal, se todo mundo decidir fazer isso, o que será do pouco verde que existe nas cidades? A dica da Luiza é ficar de olho vivo no chão. "Eu, particularmente, amo aquelas folhas secas que estão no chão porque elas começam a ficar com as cores desbotadas ou bem marronzinhas, o que dá um toque de cor para o arranjo e tira a monotonia dele todo verde", indica.
Além disso, não busque encontrar as flores e folhagens que estão na floricultura. Saia do óbvio arranjo e busque formatos, espécies e cores diversos! "Quanto mais desiguais as plantas forem, mais bonito vai ficar o seu arranjo", explica Luiza, "viva o desconstruído! Folhas de bananeiras, dracenas, capim dos pampas, cascas de tronco de árvores, todas essas espécies são fáceis de achar nas ruas e praças das cidades."
3. Liberte a sua criatividade!
Parte do sucesso de um arranjo é a criatividade de quem o monta então liberte a sua sem medo! Não existe certo ou errado, só o que você gostou. Segundo a nossa especialista em verde, "vale começar colocando as folhas maiores e mais espichadas, como a folha de bananeira no meu caso, pois ela vai ditar a altura do seu arranjo. Logo em seguida, vá colocando nos cantos aquelas plantas com caimento, ou seja, aqueles galhos que não são durinhos e apontam para cima! Esses galhos, apoiados nas laterais do seu vaso vão dar o descabelado que os olhos gostam de ver."
A partir daí, brinque com a altura dos seus achados na rua. Vai colocando, testando, até amar o resultado. Uma dica importante da Lu: "o capim é uma boa para essa 'dança' do arranjo, pois apesar de ser a mesma espécie as hastes nunca são iguais as outras. E para finalizar temos aquelas folhagens que eu gosto de chamar de 'aparecidas'. Elas desviam o olhar todo para elas! São exemplos delas: as dracenas e bromélias."
LEMBRETE IMPORTANTE
Vale reforçar que por virem da rua, é super importante higienizar as flores e folhagens. Para isso, use um paninho úmido com água e sabão ou álcool nas folhagens vivas e nas cascas de árvore. E nas secas, use o secador para tirar a poeira e um borrifador com álcool para limpar sem danificar a planta.
DICA BÔNUS
Antes de se despedir, a Luiza nos deu uma dica bônus incrível sobre como colher flores e folhagens na rua. Preparada? "Durante a sua aventura em busca de folhas e galhos para o seu arranjo, é possível que encontre árvores frutíferas pelo caminho! SIM! Que belezura uma frutinha no meio da sua criação, não é mesmo? Para colocá-las no arranjo é só fincar um palito de churrasco (esses de espetinho) nela e colocar pra dentro do vaso!"
Ah, e se você não tem ainda um vaso bonitinho para colocar o seu arranjo homemade, te ajudamos com essa seleção: