Como começar a decorar me manteve ativa e criativa durante a pandemia

por Giulia Coronato

Eu nunca dei muita atenção para a decoração, apesar de amar ver fotos de lugares lindos e super trabalhados na decor, nunca foi algo em que dediquei tempo, esforço e dinheiro e para mim, ter um ambiente clean e organizado, já era o suficiente.  Porém, tudo isso mudou esse ano. 

Durante o período de quarentena, eu me mudei 4 vezes. Sim, parece completamente loucura fazer quatro mudanças em um período de meses, mas acredite, não foi minha escolha e se eu pudesse, teria evitado. Sabe aquela frase que diz que você só dá valor à algo, quando perde? Aprendi na marra o quanto ela era verdade e só fui dar valor à minha casa e ao meu cantinho, quando fui obrigada a abri mão dela. Após diversas inconstâncias e mudanças, eu finalmente estou em uma nova casa, num lugar que amo e que me sinto bem. E por incrível que pareça, assim que eu me instalei oficialmente no novo espaço, a primeira coisa que me veio em mente foi como começar a decorar meus ambientes.

Como eu nunca tinha feito nada relacionado à decoração, fui obrigada a me virar nos 30 e exercer minha criatividade como nunca. O que acabou sendo um exercício e tanto e se provou ótimo para minha saúde mental nesses tempos de isolamento. Me manter ativa e criativa foi essencial para não pirar, desenvolvendo um novo hobbie e criando uma nova paixão. 

"Como começar a decorar" pode ser um desafio e tanto para quem não tem a menor familiaridade com o assunto e muitas vezes, não sabemos nem por onde começar. Por isso, separei alguns passos e dicas que recebi nessa jornada da decoração e funcionaram assertivamente pra mim, me ajudando a construir um ambiente lindo e funcional, que além de ser a minha cara, atendem todas minhas necessidades. Vem comigo: 

-             -             -             -             - https://stealthelook.com.br


_descubra (ou desenvolva) seu estilo

Se você, assim como eu, é totalmente novata na decoração, antes de começar qualquer mudança ou efetuar qualquer compra, é importante descobrir (ou desenvolver) o seu estilo pessoal. Por mais bobo que pareça, saber o que você gosta ou não na decor, é mais difícil do que parece. Muitas vezes, o estilo que mostramos em nossas roupas é totalmente diferente daquilo que queremos em nossa casa. Por isso é extremamente importante definir o que você gosta e quer, para não fazer nenhuma mudança impulsiva.

_busque referência e crie um repertório

Ok, mas como eu descubro ou desenvolvo o meu estilo de decoração? Fácil: tendo referências. Absolutamente tudo o que somos e gostamos é criado a partir de nosso repertório, dos filmes que assistimos, dos artistas que ouvimos, do que nossa família gosta e por aí vai. E na decoração, não é nada diferente. Para criarmos nosso gosto, precisamos de referência para criar um repertório. Comece a seguir perfis de decoração, assistir séries e reality shows que envolvam o tema e treine o seu olho à prestar atenção na decoração e no design de interiores de todos os ambientes. 

_organize o espaço

Agora que você já tem seu estilo de decoração claro e possui um rico repertório, como começar a decorar de fato? O primeiro passo é a organização. Você nunca vai conseguir transformar o seu ambiente, se ele estiver bagunçado. Pense que você precisa ter uma tela em branco, então nada de coisas jogadas no chão, roupas espalhadas pela casa e itens sem lugar certo de armazenamento. Mantenha seu ambiente organizado para então começar a pensar em decorar.

_comece pelas paredes e chão

Uma boa dica para começar a trabalhar nos ambientes de sua casa é começar pela parede e pelo chão. A "estrutura" da decoração tem que vir primeiro, para não acontecer do ambiente ficar poluído ou exagerado. Então, pense se quer pintar alguma parede, pendurar quadros, colocar nichos e prateleiras, usar um papel de parede ou azulejo. Só após ter paredes e chão prontos, podemos partir para os complementos, como móveis e itens de decoração. 

_adicione itens de decoração primeiro

Itens de decoração são capazes de transformar completamente um ambiente. As vezes, adicionar itens como, quadrinhos, vasos e velas, já é o suficiente para dar um up naquele cantinho seu graça que tanto te incomoda. Por isso, antes de investir em grandes móveis ou reformas, veja se alguns itens de decoração não te satisfazem! Fiz exatamente isso no meu cantinho de home office, que era super sem graça e o resultado foi melhor do que o esperado. 

_mude a perspectiva

Sabe quando você está enjoada dos seus móveis e dos ambientes da sua casa e quer mudar absolutamente tudo sobre eles? Uma dica certeira e barata de como começar a decorar e trasnfomar o lugar, é simplesmente mudar a perspectiva. Mude o jeito que você olhe pra ele, mude os móveis de lugar e use sua criatividade para achar soluções nada óbvias. Como por exemplo, usar um banquinho de mesa de cabeceira, uma garrafa como vaso e por aí vai! 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar