Como cuidar das unhas em casa

por Graucianna Santos

Com certeza você aprendeu algo novo nesse período em que estamos fazendo tudo de casa. Cuidar das próprias unhas para algumas já faz parte da rotina a anos, enquanto para outras, é algo novo que chegou e permaneceu, sendo uma maneira econômica e terapêutica de exercer o autocuidado.  

Com tudo isso, a pergunta que aparece hora ou outra na vida das novas "manicuras de si mesmas" é: Como manter as unhas, cutículas e mãos saudáveis, bem cuidadas em casa? Se nós acertamos o seu pensamento, temos algumas dicas para você!

unhas - tratamento nas unhas  - cuidados com as unhas  - verão  - óleos  - https://stealthelook.com.br
Foto: @gelcream (Reprodução/Pinterest)

Dê uma olhada de pertinho e faça uma analise geral, as suas unhas estão fortes? A coloração delas estão como sempre ou mais amareladas? Muitas coisas podem ser evitadas através de cuidados simples, porém constantes nas unhas

As nossas unhas são compostas por lâminas de uma proteína chamada queratina. As que estão saudáveis tem aspecto liso, sem buracos, rachaduras ou ondulações, uma cor uniforme e são totalmente sem manchas. Se as suas não estiverem dentro desses aspectos de unhas saudáveis, é melhor continuar com a gente abaixo:

unhas  - cuidados com as mãos  - spa das mãos  - outono  - nails arte  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

_mantenha as unhas secas

O contato frequente com a água pode prejudicar a unha, deixando ela fraca, com divisões e ainda facilita a proliferação de bactérias. Uma boa alternativa para mantê-las limpas e sequinhas é lavar louças em porções maiores de uma vez com espaços longos de acesso a água, evitar o uso de produtos químicos agressivos diretamente com as mãos e, se possível, usar luvas quando for mexer com água, poeira ou coisas que possam sujá-las. 

Além disso, a lavagem frequente das mãos que pode deixar a pele rachada e desidratada então nessas horas os hidrantes em creme são ótimas alternativas para manter a pele das mãos e unhas lindas e hidratadas.

unhas  - spa das mãos  - cuidados com as unhas  - inverno  - em casa  - https://stealthelook.com.br
Foto: @gelcream (Reprodução/Pinterest)

_limpeza é bom e todo mundo gosta

Itens como tesouras, cortadores, lixas, palito, serão seus melhores amigos na hora daquela faxina de rotina que colabora com o cuidado das unhas. Corte sempre em linha reta e arredonde as pontinhas em curva bem suave só pra não sair arranhando ninguém por aí. 

Hábitos ruins como roer as unhas podem danificar o leito ungueal, aquela parte que fica logo abaixo das unhas das mãos e dos pés, deixando as mesmas expostas a infecções. Ainda que seja um corte pequeno feito no ato de roer, pode trazer problemas graves, então só use itens apropriados e trabalhe pra resolver a ansiedade de outra forma, combinado?  

Unhas  - spa das mãos  - cuidados com as unhas  - verão  - nails art  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

_hidrate muito

Existem produtos apropriados para as unhas, mais os cremes de mãos e pés ou corporal também são funcionais na hora do cuidado. É importante que você procure um dermatologista para saber qual o seu tipo de pele e qual produto ideal para as áreas de mãos e pés e então, passe a loção a vontade - aproveite para fazer uma massagem rapidinha, pode estender o cuidado para a cutícula.

Para dar um plus nesse momento aproveite para esfoliar a região para retirar as células mortas, passe um óleo cheiroso e você vai ver que as suas mãos ficarão até mais leves. 

_proteja

Usar produtos que ajudam a fortalecer a unha vai protegê-las de enfraquecimentos e quedas. Evite usar produtos agressivos com fórmulas que contenham acetona, diminua o uso do removedor (você sabia que é possível remover o esmalte no banho?), use esmaltes que sejam hipoalergênicos ou que tenham algum nutriente para as unhas e não ignore nenhuma manchinha ou aparência fora do comum na região.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar