Como eu criei uma rotina de banho relaxante

por Inaê Ribeiro

A pandemia foi a responsável pela mudança de humor de muitas pessoas - e eu me incluo aí. A surpresa de viver este momento, a dúvida de não saber quando irá passar, a preocupação com pessoas próximas e com todas as demais. Tudo isso fez com que os níveis de ansiedade e estresse aumentassem, e cada um procurou uma maneira de relaxar e se distrair em casa. Tem quem tenha virado mestre dos pães, as rainhas do artesanato, as loucas do e-commerce e, para mim, uma das fugas saudáveis foi criar uma rotina de banho relaxante.  

Por vezes, na correria do dia a dia, tomamos banho no automático, sem cuidar se estamos desperdiçando água enquanto pensamos sobre trabalho e preocupações cotidianas. Tomamos banho na pressa, com o objetivo de sair logo e voltar a resolver nossas pendências. Mas, você já parou para pensar em como o contato com a água é naturalmente revigorante?

Para além de sensações particulares, a água morna ajuda os músculos a eliminarem as tensões e muito mais. E, para potencializar os efeitos desse momento do dia, aderi a alguns rituais para criar o meu banho relaxante e vou compartilhar tudo aqui - e espero que esse conteúdo te ajude a enfrentar melhor os dias. 

Marilyn Monroe - banho - banho relaxante - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Marilyn Monroe (Reprodução/Pinterest)

_iluminação leve

O primeiro passo para o meu banho relaxante é deixar o ambiente a meia luz. Estamos sempre em estado de alerta e a luz clara auxilia para que a gente não baixe a guarda. Essa iluminação mais leve faz com que o corpo e a mente relaxem e a gente consiga se conectar com nós mesmos. Assim, aguçamos nossa sensação de tato, ficamos mais sensíveis à água caindo no corpo e ao contato com o sabão.

Se você tiver uma luz acima do espelho, deixe apenas ela ligada ou apague tudo e acenda uma vela. Se você tiver uma vela perfumada é melhor ainda - e eu vou explicar porquê em breve. 

_playlist perfeita

A música sempre foi meu refúgio, ela me faz bem e me inspira e eu não tinha como não incluir isso no meu banho relaxante. A dica é ouvir canções que te acalmam e te ajudam a respirar tranquilamente. Vale sons de natureza, jazz, blues, MPB ou o que te faz se sentir bem.

Para te poupar do trabalho, criamos uma playlist no nosso Spotify para usá-la sempre.

_aromas

O olfato também é muito deixado de lado durante nosso dia a dia, e o banho é o momento ideal para dar atenção a esse sentido. O cheiro de limpeza e de aromas calmantes torna a experiência mais completa e agradável.

Você pode utilizar um aromatizador de ambientes, sabonetes feitos com ingredientes naturais e, caso esteja tomando banho de banheira, vale adicionar sais minerais e óleos essenciais - dê preferência para suas essências preferidas ou aquelas que possuem efeito relaxante.

_temperatura da água

A temperatura ideal da água para um banho relaxante é morna para quente. Como falamos anteriormente, a água quente ajuda a relaxar os músculos, eliminando tensões, mas ela não é recomendada para lavar o rosto. Portanto, no final do banho, tome um ducha de água fria, ela ajudará a baixar a temperatura do corpo, ativando a circulação e fechando as células do corpo. Aproveite este momento para lavar o rosto com seu sabonete facial favorito.

_sabonetes naturais

Eu tenho amado usar sabonetes com ingredientes naturais. Esse tipo de produto faz muito bem para a pele e tenho dado preferência aos de camomila e lavanda, que auxiliam ainda mais no relaxamento. Outro que é ótimo acrescentar na rotina, uma ou duas vezes por semana, são os sabonetes com esfoliação leve ou uma esponja de fibras naturais, que ajuda a eliminar as células mortas e melhora a circulação sanguínea.

_deixe a água cair

Já falamos aqui do quão prejudicial é lavar o cabelo todos os dias, mas quando faço o meu banho relaxante, eu pelo menos molho o cabelo. Fazer isso me ajuda a sentir a água passando por todo o corpo, é como se estivesse limpando todo meu cansaço.

_só pensamentos bons

Outra parte fundamental para o momento ser realmente de relaxamento é controlar os pensamentos e utilizar o momento do banho para realmente relaxar - e isso só é possível se você esquecer por alguns minutos o que está te estressando.

Ter o tempo para pensar em coisas boas que já viveu, que quer viver e agradecer realmente ajuda a renovar nossa energia. Você pode fazer isso durante o banho todo, mas principalmente enquanto a água escorre pela cabeça. Juro, é revigorante.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar