O câncer é a segunda causa de morte no Brasil e estima-se que mais de 73 mil novos casos sejam descobertos ainda este ano no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde. É um número assustador, no entanto, não é uma sentença. Mais de 90% das mulheres que descobrem precocemente ficam curadas, por isso é tão importante a cultura da prevenção.
E é aí que iniciativas como o MAMA entram e se tornam ainda mais relevantes. Neste Outubro Rosa, Júlia Presotto e Lucie Alessi lançam o projeto de comunicação independente cujo objetivo é propagar informações de qualidade para as práticas preventivas e combater o câncer de mama.
Formado por uma equipe multidisciplinar e apoiadores, entre eles o Steal the Look, o MAMA quer conversar com mulheres jovens, de 15 e 40 anos, criando uma comunidade ativa voltada para o combate à doença e impactando-as através de diferentes indústrias, como a da moda. “Compreendemos a moda enquanto um fenômeno social, como uma plataforma que cria e molda comportamentos, com enorme poder de influenciar e se conectar com jovens, criando códigos e comportamentos e atuando, portanto, na forma como o indivíduo vive em sociedade”, explica Júlia.
quem são as fundadoras do MAMA
Júlia começou sua trajetória como modelo nacional e internacional. Formada em Publicidade pela PUCRS e, buscando compreender os meios de geração de valor para as corporações, cursou MBA em Marketing pela FGV. A busca por uma visão complexa do mundo a levou a um novo campo de atuação. Tornou-se Master em Sociologia pela Sorbonne Université, em Paris, e passou a criar soluções de comunicação associando a publicidade com a sociologia.
À frente da Wheel, uma agência criativa especializada em projetos na área da saúde com foco em culturas de prevenção, criou neste ano o MAMA. A plataforma une os territórios da saúde, bem-estar, ciência, cultura, arte, tecnologia, esporte e moda para promover uma comunicação mais sensível e comprometida, que defenda causas e compartilhe histórias.
A carreira de Lucie começou no Direito, onde se interessou pela área autoral. O contato com as questões de propriedade intelectual suscitou uma vontade de estar mais perto da arte. Isso se desdobrou em um mestrado em gestão de projetos culturais. Em meio a essa jornada, surge a "Toda”, uma art label que se posiciona não apenas como um facilitador, mas também como um pilar de assessoria para artistas, criadores, talentos criativos e instituições do meio.
Precisamos fomentar a cultura da prevenção, porque o câncer de mama precisa se tornar uma pauta contínua e ser debatida sem tabu. Então, vamos juntas?