Como o MAMA promove a cultura da prevenção ao câncer de mama

por MAMA

O câncer é a segunda causa de morte no Brasil e estima-se que mais de 73 mil novos casos sejam descobertos ainda este ano no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde. É um número assustador, no entanto, não é uma sentença. Mais de 90% das mulheres que descobrem precocemente ficam curadas, por isso é tão importante a cultura da prevenção.

E é aí que iniciativas como o MAMA entram e se tornam ainda mais relevantes. Neste Outubro Rosa, Júlia Presotto e Lucie Alessi lançam o projeto de comunicação independente cujo objetivo é propagar informações de qualidade para as práticas preventivas e combater o câncer de mama.

Formado por uma equipe multidisciplinar e apoiadores, entre eles o Steal the Look, o MAMA quer conversar com mulheres jovens, de 15 e 40 anos, criando uma comunidade ativa voltada para o combate à doença e impactando-as através de diferentes indústrias, como a da moda. “Compreendemos a moda enquanto um fenômeno social, como uma plataforma que cria e molda comportamentos, com enorme poder de influenciar e se conectar com jovens, criando códigos e comportamentos e atuando, portanto, na forma como o indivíduo vive em sociedade”, explica Júlia.

Júlia Presotto e Lucie Alessi - cultura da prevenção - cultura da prevenção - Verão - Porto Alegre - https://stealthelook.com.br
Foto: Júlia Presotto e Lucie Alessi (Reprodução)


quem são as fundadoras do MAMA

Júlia começou sua trajetória como modelo nacional e internacional. Formada em Publicidade pela PUCRS e, buscando compreender os meios de geração de valor para as corporações, cursou MBA em Marketing pela FGV. A busca por uma visão complexa do mundo a levou a um novo campo de atuação. Tornou-se Master em Sociologia pela Sorbonne Université, em Paris, e passou a criar soluções de comunicação associando a publicidade com a sociologia. 

À frente da Wheel, uma agência criativa especializada em projetos na área da saúde com foco em culturas de prevenção, criou neste ano o MAMA. A plataforma une os territórios da saúde, bem-estar, ciência, cultura, arte, tecnologia, esporte e moda para promover uma comunicação mais sensível e comprometida, que defenda causas e compartilhe histórias. 

A carreira de Lucie começou no Direito, onde se interessou pela área autoral. O contato com as questões de propriedade intelectual suscitou uma vontade de estar mais perto da arte. Isso se desdobrou em um mestrado em gestão de projetos culturais. Em meio a essa jornada, surge a "Toda”, uma art label que se posiciona não apenas como um facilitador, mas também como um pilar de assessoria para artistas, criadores, talentos criativos e instituições do meio.

Precisamos fomentar a cultura da prevenção, porque o câncer de mama precisa se tornar uma pauta contínua e ser debatida sem tabu. Então, vamos juntas?

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar