Se você é do tipo de pessoa que gosta de usar o começo do ano para colocar tudo em ordem, estamos aqui para te ajudar a repensar o seu armário. Ou melhor: como organizar o closet para aproveitar cada centímetro do espaço, com dicas e soluções que realmente fazem diferença no dia a dia. Para isso, nos unimos à Spaço Interior, referência no assunto, para mostrar que organização pode ser prática e simples.
tendência do walk-in closet

Falar em closet automaticamente nos remete àquele espaço dos sonhos, cheio de divisões, prateleiras e nichos pensados para organizar roupas, sapatos e acessórios com praticidade. Esse modelo, conhecido como walk-in closet, é uma das maiores tendências no mundo da arquitetura e do design de interiores, ganhando cada vez mais protagonismo por ser totalmente planejado e personalizado de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Além de funcionais, esses ambientes também se tornaram espaços importantes de autocuidado. Eles reúnem todo o acervo de roupas, calçados e acessórios em um único lugar, criando uma rotina mais prática, organizada e visualmente harmônica. Mas, se você não tem um espaço grande disponível, calma: com soluções inteligentes, também é possível otimizar closets menores. A seguir, reunimos 4 dicas práticas para aproveitar melhor cada centímetro.
Leia também: Decoração 2026: 5 tendências que irão bombar no próximo ano
4 dicas práticas de como organizar o closet e aproveitar o espaço
1. invista em móveis funcionais
Uma ótima forma de deixar o closet mais funcional é apostar em móveis e acessórios que unem estética e praticidade. Pufes, bancos e escadas decorativas ajudam tanto na organização quanto no dia a dia, além de trazerem personalidade ao ambiente. A dica é escolher peças que conversem com o estilo do espaço, considerando tamanho, cores e materiais.

2. iluminação é sempre uma aliada
A iluminação faz toda a diferença na organização do closet. Se o espaço conta com boa luz natural, aproveite posicionando espelhos ou penteadeiras próximos às áreas mais iluminadas. Caso contrário, vale investir em iluminação artificial: spots, fitas de LED e iluminação interna nos armários são soluções práticas que facilitam a visualização das peças e valorizam tanto as roupas quanto os acessórios.

3. crie espaços extras e inteligentes
Nichos, gavetas organizadoras, prateleiras ajustáveis e divisórias internas ajudam a aproveitar áreas que muitas vezes ficam esquecidas. Ter espaços pensados para bolsas, cintos, sapatos e acessórios faz toda a diferença para manter o closet organizado e funcional no dia a dia, especialmente em ambientes menores.

4. organize as peças por cor e estação
Separar as roupas por cor facilita (muito!) na hora de montar looks e ainda deixa o closet mais harmônico. Outra ideia é realizar a organização por estações do ano, separando as peças e ajudando a otimizar o espaço: peças que não estão em uso podem ficar em prateleiras mais altas ou em caixas organizadoras, liberando espaço para o que realmente faz parte da rotina atual.
Com planejamento, boas escolhas e soluções sob medida, é possível transformar até os menores ambientes em espaços práticos e cheios de estilo!
