Como saber que uma marca de beleza é sustentável

por Graucianna Santos

Será que ter apenas alguns produtos ditos como "ecológicos" é o suficiente para considerar uma marca de beleza sustentável? Definitivamente não. Desde a escolha pela matéria-prima, passando por todos os processos até chegar no descarte do consumidor final, a marca precisa estar conectada à sustentabilidade e atenta ao menor impacto gerado no ambiente e comunidade possível. 

Foi notório nos últimos anos o crescimento de produtos considerados amigos do meio ambiente no Brasil. Micro, pequenas e grandes empresas entenderam que é necessário pensar a longo prazo nessa questão, e nós como consumidores estamos cercados de um grupo que segundo pesquisa de mercado, aponta como disposto a investir mais em produtos de beleza que sejam cruelty free (não testados em animais), veganos, orgânicos e eco-friendly, a Geração Z. Mas afinal, como saber se uma marca de beleza é realmente sustentável? Vamos descobrir juntas, vem com a gente!

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_o que uma marca precisa para ser sustentável?

Produtos veganos, orgânicos, sem testes em animais, tecnológicos, com embalagens recicláveis ou biodegradáveis são algumas das características de uma marca sustentável. São literalmente alguns dos pilares fundamentais comparados a uma infinidade de possibilidades de criar cosméticos de alta potência e qualidade que respeitam a biodiversidade e poluem cada vez menos o ambiente. 

Você também consegue descobrir se sua marca de beleza favorita é sustentável através dos ingredientes descritos nos rótulos ou pelos selos de certificações que vão nas embalagens. E como não para por aqui, separamos alguns fundamentos que uma marca de beleza precisa ter para garantir que a sustentabilidade vai além de uma pequena linha ou de uma propaganda bem feita, assim você consegue fazer sua compra com a consciência limpa! 

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_produção local

Se a marca que você gosta tem como base a sustentabilidade, ela certamente investe na economia local, no pequeno produtor e nas matérias-primas da região, fortalecendo aqueles que podem retornar receita para elas e até mesmo serem consumidores. Você já viu algum projeto da sua marca favorita com os empreendedores locais da região que ela é sediada? 

_reuso

O reaproveitamento nada mais é que ressignificar um produto, material já utilizado em outro, por exemplo, quando usamos uma máscara de tratamento até o fim e depois plantamos uma mudinha dentro dela. A reciclagem tem vários benefícios para o meio ambiente e quando uma marca de beleza promove e inspira seus consumidores a descartar de forma correta ou pensa em embalagens que possam ser reutilizadas ela está diminuindo a quantidade de matéria-prima, de água, energia e o mais importante, a poluição.

_vegano

As empresas que têm toda a sua carteira de produtos veganos são aquelas que não testam ou tem origem animal, contribuindo assim para que as condições climáticas não sejam prejudicadas através de dejetos animais. Por isso, é importante e necessário que uma marca de beleza que se considera sustentável seja vegana.

_projetos sociais

Uma marca de beleza que faz parte de projetos sociais ou que promove ações desse porte também se enquadra no perfil sustentável. Essas atitudes podem ser vistas de diversas formas, como por exemplo, doando parte do valor de uma ação para uma instituição ou plantando uma árvore a cada x produto comprado. O investimento em projetos sociais, faz com que a marca contribua na formação de cidades comprometidas com o mundo em sua volta e isso é valioso. 

_reciclado

Quando existe uma preocupação com a reciclagem do material usado na composição de um produto, está sendo pensando também oportunidades de empregos, menor quantidade de lixo enviados aos aterros sanitários e preservação do meio ambiente. Algumas empresas de beauty já adotaram a inserção de papéis sementes nas embalagens, refil biodegradável, press kit com descarte consciente e essas ações já são bem relevantes se tratando de sustentabilidade.

_verde

Quando a marca de beleza orienta seus consumidores sobre armazenamento, reutilização, coleta ou descarte ideal pós uso, demonstra de forma aberta e sincera sobre a composição de seus produtos, adota medidas e planos de gerenciamento de resíduos e como causa menos impacto ambiental através de seus produtos e embalagens, ela está se preocupando com o todo e com a preservação ambiental, isso é maravilhoso.

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Agora já sabemos como rastrear uma marca de beleza sustentável, podemos pensar como inserir essas práticas no dia a dia, dentro da nossa rotina. Adicionando mais equilíbrio nos carrinhos de compra virtuais, nos nécessaires e nas compras físicas para cuidarmos da nossa saúde e a do planeta.

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