Como surfar nas micro tendências com peças que já temos há anos?

por Rafaela Lopes

Calma, essa pauta não é sobre como as tendências sempre voltam — apesar de realmente sempre voltarem. Ser fashionista e antenada, sem comprar novos itens e com o mesmo guarda-roupa, é mais fácil do que parece, sabia?

Recentemente, enquanto conversava com uma amiga sobre o meu estilo pessoal, refleti sobre como era possível transitar pelo blokecore, vanilla girl, mob wife, coquettecore e tantas outras micro tendências que surgem e vão surgir, com o que já temos no armário. Agora vem comigo que te conto como!

Amaka Hamelijnck - vanilla girl - novas tendências - novas tendências - novas tendências - https://stealthelook.com.br
Foto: Amaka Hamelijnck (Reprodução/Instagram)


Para seguir qualquer tendência, mesmo que de forma sutil, escolhemos estilos que se assemelham a algo que já faz parte da nossa personalidade e do nosso dia a dia.

Eu, por exemplo, sempre adorei modelagens fluidas, tecidos leves e tons claros, e com o passar dos anos fui me abastecendo de itens que se encaixam nessa descrição de forma natural. Quando houve o “boom” das vanilla girls, eu me "encaixei" nessa tendência sem pretensão, de forma natural e sem nenhum investimento. Eu já tinha as peças, fui impactada com novas possibilidades de styling e segui as novas referências de looks de maneira orgânica. Percebe que não comprei nada novo para seguir uma nova tendência que me atraiu? O segredo foi ter total visibilidade do que já tinha no armário e propor novas formas de composição.

como a vanilla girl e a mob wife podem ter o mesmo guarda-roupa?

fiahamelijnck - mob wife - micro tendências - micro tendências - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: fiahamelijnck (Reprodução/Instagram)

Resposta simples: sendo gente como a gente. Sabemos que certas peças, mais do que serem estilosas, possuem papéis bem específicos, como ser confortável, aquecer, trazer frescor, etc. Sendo assim, em algum momento da vida, a "vanilla girl" pode sim ter comprado um casaco pesado de pelinhos para se aquecer, e por ser uma ótima peça, foi mantido no armário e atualmente se encaixa perfeitamente na estética mob wife. Assim como a "coquette girl" pode ter um time do coração e querer inserir as camisas esportivas em suas produções - se encaixando no blokecore.

A reflexão é sobre entender as possibilidades, a função e a estética das peças. Comprar com consciência e entender o total potencial dos produtos. Vestir-se com uma micro tendência muitas vezes é sobre como o look está sendo composto e seus elementos de destaque.

Abby Bible - novas tendências  - novas tendências - novas tendências - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Abby Bible (Reprodução/Instagram)

Sim, eu sei, às vezes o item desejo é algo muito específico e realmente não temos no nosso armário. Eu mesma queria muito esse modelo de samba canção listrado e não tinha, mas meu noivo sim. Sempre pego emprestado dele, e adoro montar novas propostas de looks!

E como as vidas solteiras também importam, não vamos nos limitar ao acervo de nossos parceiros e parceiras. Então, não deixem de vasculhar o armário do irmão, de familiares e amigas. Fazer empréstimos é uma ótima solução, porque você pode usar por um período e, depois que enjoar, devolver sem ter gastado com isso. Agora, se o item realmente ganhou o seu coração e você viu possibilidades de usá-lo em outros momentos, o investimento é, sem dúvidas, algo válido, porque não é sobre não comprar, mas sim sobre saber o que comprar.

walkerkylee - blokecore - blokecore - novas tendências - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: walkerkylee (Reprodução/Instagram)

A ideia geral é que a gente encare as micro tendências de forma mais criativa e divertida. Que as novas propostas que surgem diariamente sirvam como inspirações para múltiplas possibilidades de composições, e não como estímulo ao consumo ou como algo obrigatório a seguir.

Você também vai gostar