Conheça a Subversive Basics, nova microtendência de moda que surgiu no TikTok

por Giulia Coronato

O TikTok é a maior plataforma lançadora de tendências da atualidade, tanto de moda, como beleza e até comportamento. O aplicativo de vídeos com maior número de downloads em 2021, aumentou a velocidade e a rotatividade do mundo da moda como um todo, trazendo à tona milhares de tendências ao mesmo tempo. E o Subversive Basics foi uma delas. 

O Subversive Basics é uma das estéticas mais autênticas que surgiram nos últimos anos, ele une o avant-garde com o minimalismo. O termo nasceu dentro do Tiktok, mais precisamente no perfil @thealgorythm, de Agus Panzoni, antiga trend forecaster da WGSN. No vídeo em que deu luz ao termo e abriu a conversa, ela explicou que esse novo estilo fala sobre um básico que se rebela, a ponto de perder completamente sua utilidade. O que antes era uma regata, agora é uma fatia arquitetônica de tecido que mal gruda nos ombros. E o que era um simples vestido preto, torna-se descaradamente rasgado e recortado, com somente finas partes de malha.

It girls - Subversive Basics - Subversive Basics - Outono - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Agus Panzoni (Reprodução/Instagram)

O diferencial dessa microtendência para as outras, é o quão difundida ela se tornou em poucos meses. O “básico subversivo” surgiu nas customizações da Geração Z, que começaram a compartilhar em seus curtos vídeos do TikTok o processo de DIY de croppeds, luvas e meias. E em pouquíssimo tempo, a estética futurista e utópica, estava em toda semana de moda internacional. Nas sobreposições não-funcionais, no comprimento mini, na transparência e nos recortes puramente decorativos. Principalmente na Mugler, com looks super sexy e nos populares one pieces, que abraçam o corpo com contornos geométricos. Além disso, a vencedora do Prêmio LVMH deste ano, Nensi Dojaka, ficou conhecida na indústria da moda por unir malhas e tiras finas, com o intuito de definir a forma feminina, algo muito característico do Subversive Basics.

It girls - Subversive Basics - Subversive Basics - Outono - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Mugler (Reprodução/Vogue Runaway)

Assim como toda tendência, o Subversive Basics surgiu como uma resposta ao zeitgeist dos últimos anos. Com a pandemia, a constante crise econômica e social, o aumento incessante do impacto ambiental e das mudanças climáticas, e a revolta contra a desigualdade racial, a moda começou a se rebelar. Já que ela é, nada mais, nada menos do que um reflexo da atualidade. Os últimos anos foram divisores de água para todos, mas principalmente para os jovens, que começaram a perceber que diversas coisas do mundo e do sistema em que vivemos não fazem sentido. As grandes mudanças impostas pela sobrevivência ano passado, fizeram com que todos percebessem que as coisas simplesmente não estão funcionando. E essa percepção vem desde algo simples, como uma peça de roupa, até algo enorme, como a forma em que nos relacionamos com o trabalho.

It girls - Subversive Basics - Subversive Basics - Outono - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Clarissa Larrazabal (Reprodução/Instagram)

Isso abriu espaço para a exploração do novo. E essa rebelião fashion vem se mostrando na forma como os jovens entendem o básico, e o que eles usam para mostrar quem são. Logo, faz sentido que as roupas kitsch, com pouca funcionalidade e completamente experimentais, tenham retornado à cena. Ao que tudo indica, os novos consumidores não querem mais aquilo que estávamos acostumados. Eles querem o básico completamente subversivo, onde o corpo é tanto uma statement quanto a roupa, e ambos completamente únicos, em um estilo totalmente desafiador e que expressa a individualidade.

It girls - Subversive Basics - Subversive Basics - Outono - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Inealys Gonzalez (Reprodução/Instagram)

É difícil dizer se o Subversive Basics irá sobreviver à implacável e eterna rotação do ciclo de tendências, mas sua rápida disseminação para as massas, sinaliza que ela é uma realidade. E que todo mundo está virando os olhos para entender esse movimento. Então, se você está criando seus próprios básicos subversivos ou pagando caro por versões de luxo, não tem como negar: o Subversive Basics é a sentença de morte da moda do jeito em que conhecemos. 

Confira abaixo o vídeo explicativo da influenciadora que surgiu com o termo:

@thealgorythm

The layering opportunities ✨ how would you style this? Top by @clarissa.larrazabal #fashiontrendpredictions #trendtok

♬ Caution - KAYTRANADA

LEIA MAIS:

A estética Sculptural Styling e a inclusividade das tendências da internet

Fetiche Core: a tendência polêmica do mundo da moda retorna aos holofotes

A tendência Spage Age e o sentimento de escapismo da realidade

Você também vai gostar