Fãs de K-pop de plantão se manifestem pois hoje iremos falar sobre um grupo relativamente recente no show business, mas que vem conquistando uma verdadeira legião de seguidores fiéis, conhecidos como ‘My’. Nós estamos falando do futurista e inovador grupo musical feminino Aespa - ou como é mais representado, æspa. Composto por Karina, Giselle, Winter e Ningning, o grupo, que pertence à empresa sul-coreana SM Entertainment, teve seu debut em novembro de 2020, quando lançaram o seu primeiro single ‘Black Mamba’.
A música, que dava início ao primeiro storyline - criação de um universo, uma linha do tempo que ambienta os acontecimentos retratados nos singles - de Aespa, foi um verdadeiro sucesso. O acontecimento marcou também a apresentação de avatares que representam, no mundo digital, cada uma das integrantes. Essa foi a primeira iniciativa de Lee Soo-Man, fundador da SM Entertainment, para inserir a cultura idol no metaverso. Você precisa concordar que todos esses conceitos despertam nossa curiosidade, então fique por aqui que te contamos mais.
De uns anos para cá, para alegria dos fan chant - como são chamados os fãs do gênero musical -, os grupos de K-pop tem se tornado cada vez maiores e mais influentes. Além das músicas super dançantes, que em muitos casos se tornam hits mundiais, muito se deve pelo estilo fashionista de muita atitude, ao mesmo tempo ‘fofo’, dos idols. No caso do girlgroup Aespa, composto pela líder Karina, Giselle, Winter e Ningning, como citamos no começo, ainda encontramos mais um diferencial estratégico, visual e artístico, pois a mescla super contemporânea entre o mundo físico e o universo digital, que inebria os fãs e faz com que o público queira fazer parte disso. Podemos dizer que toda essa junção fez muito sucesso, já que o lançamento do primeiro EP do grupo, intitulado Savage, rendeu milhares cópias vendidas só no primeiro dia.
Os avatares digitais ‘æ’, embora representem a personalidade, estilo e aparência das quatro integrantes reais, são independentes dentro do mundo online, vivendo uma realidade paralela, apesar de interligada, "à parte" das artistas físicas do Aespa. Dentro do universo ‘æ’, onde está introduzido o single ‘Black Mamba’, as artistas se transformam em heroínas reais e virtuais, que se conectam através de um aplicativo de nome ‘SYNK’, transitando entre cenários físicos e digitais, e precisam combater os planos de dominação, on e offline, da grande vilã Black Mamba, representada hora avatar, hora real, hora uma cobra gigante. A estética de Aespa, que explora diferentes aspectos da realidade, não é exatamente uma novidade, mas a forma com que o grupo trabalha esse conceito, onde o mundo real e o virtual muitas vezes são o mesmo mundo, aí sim, podemos dizer que se trata de algo inovador.
O grande alcance e êxito do grupo Aespa, os novos queridinhos do mundo do K-pop, está chegando cada vez mais longe. Consequentemente dando cada vez mais visibilidade para as garotas na mídia como um todo. Esse fervor todo tem despertado o interesse de outras indústrias, como é o caso do mercado de moda. Recentemente o girlgroup estampou capas de aclamadas revistas fashion, como Harper 's Bazaar, para a edição de janeiro 2022, Vogue Singapura em outubro de 2021 e Glass Magazine em julho deste ano, também. Mas o destaque fica para a grande parceria com a tradicional grife francesa Givenchy, que teve início no começo de 2021, no qual as idols de Aespa conquistaram, como embaixadoras oficiais, o espaço do primeiro grupo sul-coreano representar a grande marca mundialmente.