Conheça os figurinistas por trás dos personagens estilosos de suas séries favoritas
Muito mais do que só vestir pessoas, os figurinistas são responsáveis por dar vida e trazer à tona nossos personagens estilosos favoritos. Podemos dizer que um dos fatores mais importantes, tanto para o sucesso de uma série, quanto para a desenvoltura de um ator em cena é a caracterização de seu personagem. Já que as composições escolhidas para cada um, também são reflexo de suas personalidades, gostos e crenças.
De uns anos para cá, vivenciamos uma explosão alucinante de séries cativantes de todos os gêneros. E passamos a nos interessar, cada vez mais, sobre cada aspecto que envolve as produções que conquistaram nossos corações. Com certeza, um dos elementos que mais chamam a atenção do público, são os figurinos marcantes e os look icônicos apresentados. Mas você já parou para pensar quem são as mentes criativas e super talentosas que criam o visual desses personagens estilosos que tanto amamos? Pois bem, hoje te convidamos a ficar por aqui e conhecer um pouco mais sobre as figurinistas mais bombados da atualidade!
Desde o lançamento de sua primeira temporada, ‘Bridgerton’ conquistou uma verdadeira legião de fãs. Podemos dizer que o sucesso da série, com seus personagens estilosos, clássicos e bem alinhados, foi tanto que chegou influenciar diretamente o mundo da moda, ajudando a impulsionar algumas tendências de moda surgidas na internet, como é o caso da estética Regencycore. A série, que remonta um passado ‘moderno’ é cheio de paixões épicas e aventuras, no qual somos transportadas e imersas em um universo intrigante de época. Grande parte desse sucesso se dá por conta do figurino deslumbrantemente impecável feito especialmente para a produção. Para se ter uma ideia, só para a primeira temporada, foram criadas cerca de sete mil peças originais, detalhadamente pensadas para cada personagem. O grande nome por trás desse grande evento que a obra se tornou é uma das figurinistas mais importantes e renomadas das últimas décadas, Ellen Mirojnick. Muito conhecida por seus grandes trabalhos em Hollywood, principalmente os visualmente ricos relacionados à cultura pop, como ‘O Rei do Show’ (2017), ‘Malévola - A Dona do Mal’ (2019) e o ‘O Homem Sem Sombra’ (2000). Sempre muito ligada às artes, Ellen se graduou na renomada instituição High School of Music and Art. E no início da década de 70 dava seu pontapé inicial na indústria da moda na área esportiva, mas foi só por volta dos anos 90 que começou a realizar seus primeiros trabalhos para o cinema.
Logo que as primeiras imagens de divulgação de ‘Emily in Paris’ foram ao ar, foi um tanto inevitável que existissem comparações com o sitcom ‘Sex and the City’, mas logo vimos que, apesar de em alguns pontos ser inspirado, se tratava de obras com propostas diferentes. Apesar do cunho hiper fashionista dos personagens estilosos da série, a moda é um atributo de relações na série. Tivemos a grata surpresa ao sermos apresentadas a looks super divertidos, e com muita, mas muita, informação de moda - digamos que beirando o polêmico -, que são uma grande experimentação fashion. Assinado pela figurinista e designer francesa, Marylin Fitoussi - escolhida a dedo por Patrícia Field -, os looks de ‘Emily in Paris’, que transmitem uma jovialidade otimista, trazem um toque de leveza para os acontecimentos retratados na obra, através de muitas cores, formas e modelagens extravagantes, que intencionalmente fogem do óbvio, por exemplo. Com um olhar super criativo e inovador para a moda nos cinemas, Fitoussi esteve em grandes produções internacionais, que vão desde estúdios na américa latina, Europa e, principalmente, hollywoodianos. Filmes como o famoso longa de ação, Colombiana - ‘Em Busca de Vingança’ (2011), e a sequência ‘Busca Implacável 2’ e ‘3’ (2012 e 2014, respectivamente), estão entre seus principais trabalhos.
Depois que foi anunciado o reboot da aclamada produção, ‘Sex and the City’, intitulado ‘And Just Like That’, não se especulava outra coisa a não ser o quão icônicos seriam os looks usados pelas personagens mais famosas do mundo da moda. A série e os filmes originais são lembrados até hoje como algumas das obras mais emblemáticas do universo fashion, justamente por seu figurino super fashionista e cheio de personalidade. Por meses, aguardamos ansiosas pelo retorno das protagonistas Carrie, Miranda e Charlotte, com a certeza de que veríamos personagens estilosos, looks elaborados, grifes famosas e muita informação de moda. E foi exatamente o que a figurinista Molly Rogers nos entregou, com um acervo que mistura peças vintage, moda contemporânea e até itens pessoais, foram construídos looks com a essência das personagens, mas que acompanharam o crescimento pessoal de cada uma. Formada em psicologia, no começo de sua carreira a stylist espirituosa não pensava em trabalhar com moda, até que em um dia, depois de visitar um médium e ouvi-lo dizer que trabalharia em um lugar que estaria cercada de roupas, decidiu adentrar na indústria. Coincidentemente, sua primeira oportunidade nesse mercado foi na então loja de Patricia Field - isso mesmo, a figurinista de ‘Sex and the City’ - onde trabalhou durante muitos anos, até ser convidada por Pat para integrar o time de figurino de ‘SATC’. Dentre os muitos projetos em que esteve envolvida não podemos deixar de falar do icônico filme ‘Diabo Veste Prada’ (2008) e da divertida série de tv, 'Ugly Betty' (2008-2009).
Se você mora no planeta Terra e tem acesso às redes sociais certamente já deve ter visto, ou pelo menos ouvido dizer, sobre a série mais bombada - e um tanto polêmica - do momento, ‘Euphoria’. Com uma fotografia moderna, caótica e muito viciante, a produção tem dado o que falar em muitos sentidos, mas o figurino é, com toda certeza, o elemento mais comentado. Desde a beleza impecável, com makes marcantes, unhas decoradas e cabelos poderosos, até os icônicos looks reveladores e ousados, somos apresentadas a personagens estilosos, que vestem looks um tanto irreais, mas que casam super bem com a atmosfera da produção. A responsável por nos fazer acreditar que essas pessoas existem, mesmo saindo de uma obra ficcional, e que assina as composições das personagens desde a primeira temporada da série, é a figurinista norte-americana, Heidi Bivens. Para ‘Euphoria’, Bivens apostou na construção de looks icônicos, impactantes e com muitas referências nostálgicas dos anos 90 e 2000. Em seu currículo, a também atriz e estilista, acumula outras grandes produções hollywoodianas a frente do departamento de figurino, como o recente filme ‘Água Profundas’ (2022) e ‘Império dos Sonhos’ (2007) - filme que marca o retorno de David Lynch para as telonas.
LEIA MAIS: Me desculpa Justin, mas o Angus Cloud é o nosso novo crush de estilo
10 séries para dar uma chance em março
Zendaya, Lady Gaga e a ascensão do method dressing