Consultoria de Imagem: Luciana Ulrich compartilha tudo sobre a profissão
Nós sabemos que seguir uma carreira na moda é o sonho de muita gente, como um dia foi o nosso, mas por ser uma indústria plural, que envolve todo tipo de profissionais, pode ser difícil escolher que profissão seguir. Para te ajudar, vamos fazer uma série de conteúdos focados em carreiras dentro da moda, conversando com nomes que já atuam na área e podem fornecer conhecimento e dicas valiosas. E a primeira área que vamos abordar é a de consultoria de imagem.
Para falar sobre a carreira, conversamos com a Luciana Ulrich, que é consultora há mais de 15 anos e há 9 foca em consultoria de cores. Ela é formada em Direito e trabalhava com comercial e marketing, onde já percebia a importância da comunicação através da imagem. Então, decidiu tentar coisas novas e fez um curso de consultoria de imagem quando ainda era um serviço pouco comentado no Brasil. Ela se aperfeiçoou, se destacou no mercado e criou sua própria escola de coloração pessoal, onde forma novas consultoras.
Explicando melhor a profissão, a consultoria de imagem é uma ferramenta para trabalhar como alguém se comunica e que mensagem ela quer transmitir através da roupa, do cabelo, do comportamento e tudo que diz respeito à imagem. E a consultora é essa ponte para ajudar a cliente a atingir seu objetivo. Sendo referência na área, Luciana defende que o foco da profissão são as pessoas. “Uma consultora precisa gostar mais de pessoas do que de moda”, diz. Acompanhe nosso papo completo a seguir:
O que faz uma consultora de imagem?
L.U.: Quando a gente fala de imagem, falamos de identidade e de como mostramos isso para o mundo. Queremos entender qual o desejo de imagem da cliente, mas também trazer autoconhecimento, um processo que acontece de dentro para fora. Lá atrás, nos anos 1990, quando a consultoria de imagem nasceu, tinha muito “o que é proibido” ou “o que pode ou que não pode”, mas na verdade esse não é o papel da consultora. A gente precisa pensar muito no autoconhecimento e nos aspectos que o cliente quer transmitir na sua imagem.
O que é preciso para ser uma consultora de imagem?
L.U.: Uma consultora precisa gostar mais de pessoas do que de moda. Você precisa olhar para a pessoa/seu cliente e ter uma escuta muito ativa. O dia a dia da consultora é atender pessoas, conversando sobre suas dificuldades, inseguranças e desejos. Muitas vezes a cliente passa por um momento delicado da vida pessoal e ser alguém que promove uma transformação positiva e renovadora é muito importante e gratificante.
Qual a diferença entre consultora de imagem e de estilo?
L.U.: Eu vejo que muitos profissionais usam a nomenclatura diferente, mas oferecem o mesmo serviço. A consultoria de imagem, se a gente for pensar ao pé da letra, trabalha imagem dentro do tripé que é comunicação (verbal e não verbal), comportamento e aparência. Ou seja, a consultora de imagem trabalha a estratégia de imagem mesmo. Quando a gente usa o termo consultoria de estilo, eu estou pensando mais na identidade da cliente, no seu estilo, como ela quer se vestir e acho que é mais voltado para vestimenta, cabelo, maquiagem, roupa.
Qual a média salarial de uma consultora de imagem?
L.U.: Depende muito. Tem consultoras que trabalham meio período com coloração pessoal, tem pessoas que se dedicam em período integral, então nesse ponto temos consultoras que ganham menos e temos consultoras que sustentam a casa sozinhas. A região em que você atua e os serviços que oferece impactam bastante nos ganhos. Por isso, varia muito. Mas se existe uma dedicação diária, com estratégia de diferentes serviços é possível ganhar cerca de R$5.000 por mês atuando com consultoria de imagem.
A coloração pessoal, por exemplo, é um serviço porta de entrada para as consultoras de imagem. Por ser mais acessível e muito rápido de se colocar em prática, demonstra o poder de transformação que o serviço de consultoria de imagem pode ter na vida da cliente. Ela começa a aplicar nas cores da maquiagem, trocando a cor do cabelo, comprando algumas peças de roupa na cor da sua cartela e vai percebendo a mudança. Isso dá mais vontade e segurança de investir em outras etapas da consultoria de imagem.
As consultoras podem ser contratadas por empresas ou elas trabalham de forma autônoma?
L.U.: As duas coisas! Hoje, vemos que muitas pessoas, principalmente mulheres, estão apostando na consultoria para trabalhar de maneira autônoma, utilizando da flexibilidade de agenda com outras frentes. Muitas mulheres que conciliam a profissão de consultora com a maternidade, com empregos em outras áreas ou que mergulham de cabeça no empreendedorismo. Mas também é possível firmar parcerias com empresas e oferecer serviços de consultoria de imagem para o corporativo.
Quais são os maiores desafios da profissão?
L.U.: Considerando que atuamos como profissionais liberais, é preciso ter muita disciplina e resiliência. Dentro de uma empresa tem toda uma estratégia, não só no sentido de cobrança, mas de estrutura. Então, é importante saber dessa necessidade de disciplina e por isso não se deixar desanimar em relação ao tempo que as coisas acontecem.
Outro aspecto importante é a atualização. É preciso que o serviço seja atual, que acompanhe o espírito do tempo. A consultoria de imagem que a gente conhecia há 10 anos é diferente da consultoria de 5 anos atrás e que também é diferente da consultoria de imagem que é oferecida hoje.
Para oferecer o serviço de consultoria de imagem é muito importante ter repertório de moda, de comunicação, de outras áreas que complementam a imagem pessoal de um cliente.
Qual foi o ponto chave para você alavancar sua carreira?
L.U.: Foi quando resolvi escolher um nicho e me especializar em cores dentro da consultoria de imagem. Eu não sei dizer se eu escolhi as cores ou as cores me escolheram, mas posso dizer que sou apaixonada pelo assunto. Li muito, fiz muitos cursos, alguns fora do país, para entender mais sobre os métodos de coloração pessoal.
Assim, consegui unir a teoria sobre o tema com as minhas práticas, adaptando as técnicas de coloração pessoal para o mercado brasileiro. Quis levar muito em consideração a diversidade de peles que temos por aqui. Abraçar a diversidade brasileira também foi um ponto-chave para me diferenciar e conseguir alcançar mais pessoas.
A consultoria de imagem não tem a ver só com moda, mas em como a gente usa moda para trazer a identidade e o desejo de imagem para a cliente.”
Como está o mercado de trabalho para uma consultora atualmente?
L.U.: Acredito que com muito potencial a ser explorado. A gente acompanha que mais e mais se fala sobre consultoria de imagem e coloração pessoal e isso não é ruim, pelo contrário! Nosso mercado está crescendo e quanto mais pessoas a gente impactar, melhor. Temos a oportunidade de levar o autoconhecimento para mais e mais pessoas.
Conte algo que toda consultora precisa saber.
L.U.: Nós consultoras temos que ter um repertório muito bom, um senso estético muito apurado. Precisamos estar em constante atualização e estudo. A consultoria de imagem não tem a ver só com moda, mas em como a gente usa moda para trazer a identidade e o desejo de imagem para minha cliente. É preciso estar sempre antenada nas tendências, na moda, na história, na antropologia, na sociologia. Em como traduzir o “hoje” para a cliente.
Quais dicas você dá para quem está pensando em seguir essa carreira?
L.U.: Estudar e praticar muito! Não é com o primeiro curso que você já vai se sentir pronta. É preciso aplicar os conceitos na prática, testar e conversar muito com as pessoas para ir ganhando cada vez mais experiência, não só na técnica, mas também para apresentar e vender o seu trabalho.
Que livro você recomenda para quem quer ser consultora?
L.U.: A consultoria de imagem é uma profissão que está crescendo, mas que ainda é pouco documentada no país. Então, recomendo para quem está começando a conhecer e a estudar sobre consultoria de imagem o livro “À Sua Moda”, que escrevi em parceria com outras três amigas (Aysha Corrêa, Rachel Jordan e Silvia Scigliano). O livro foi pensado como um guia, para apresentar os temas da consultoria como coloração pessoal, estilo, tendências, dress code e comportamento profissional com uma linguagem leve e acessível.
E vou aproveitar para dar um spoiler: estou preparando novos títulos sobre consultoria de imagem e coloração pessoal ainda para esse ano!
Para se tornar uma consultora de imagem, é necessário fazer cursos na área em alguma instituição especializada no assunto. A escola fundada pela Luciana, Studio Immagine, é focada em formar consultoras especialistas em coloração, mas também há diversos cursos em outras instituições, como o Senac e a enmoda.
Esse foi o primeiro da nossa série de conteúdos sobre carreira de moda, que vai estar quinzenalmente no STL, sempre com algum especialista da área. Então, se você quer saber mais sobre as profissões dentro da indústria, é só ficar ligada e acompanhar tudo por aqui.