Copa do Mundo e moda: momentos marcantes ao longo das edições

por Izabela Suzuki

O que Copa do Mundo e moda têm em comum? Mais do que parece, cara amiga leitora. Ao longo das décadas, o maior torneio de futebol do planeta acumulou momentos que ultrapassaram as quatro linhas e entraram para a cultura pop — incluindo acontecimentos que marcaram a moda, a beleza e até o comportamento. Sim, estamos falando do corte de cabelo de Ronaldo Fenômeno em 2002, mas não só dele.

Do it-boy David Beckham a um desfile de Yves Saint Laurent realizado minutos antes da final entre Brasil e França em 1998, relembre alguns dos momentos em que a moda marcou um verdadeiro gol de placa dentro (e fora) de campo. Vem ver!

O desfile de Yves Saint Laurent na final de 1998

Poucos minutos antes da final entre França e Brasil, modelos entraram no gramado do Stade de France vestindo criações do estilista e carregando bandeiras dos países participantes. Foi um dos cruzamentos mais explícitos entre alta-costura e futebol já vistos.

Falando em 1998: o ano dos melhores uniformes?

Nem se tentarmos muito será possível reproduzir o fenômeno dos uniformes da Copa de 1998. As modelagens amplas reinavam naquela década, assim como as golas polo e os desenhos maximalistas e contraste de cores de cada seleção. Do México ao Japão, com certeza essa foi uma das edições mais icônicas no que diz respeito aos uniformes.

Pelé e sua ‘Puma King’

Você sabia que Pelé protagonizou a maior jogada de marketing de moda da história do esporte? Na Copa de 70, segundos antes do juiz apitar o início das quartas de final contra o Peru, Pelé pediu para parar o jogo para amarrar suas chuteiras. As câmeras de TV do mundo inteiro deram um zoom nos seus pés, mostrando em detalhes a icônica chuteira Puma King de couro preto. Foi um marco que uniu publicidade, desejo e moda esportiva instantaneamente.

Leia mais: Da Vila Belmiro ao Studio 54: a era de ouro do estilo de Pelé

Foto: Carles Puyol e Gisele Bündchen (Laurence Griffiths/Getty Images)

Gisele Bündchen e a taça da Copa do Mundo de 2014

E quando as supermodelos entram em campo? Gisele Bündchen participou da cerimônia de encerramento da Copa de 2014 ao lado de Carles Puyol carregando o troféu em uma mala emblemática criada pela Louis Vuitton.

O it-boy David Beckham

Especialmente nas Copas de 1998, 2002 e 2006, Beckham ajudou a consolidar a figura do jogador como celebridade de moda. Seus penteados, campanhas publicitárias e relacionamento com Victoria Beckham ajudaram a aproximar definitivamente futebol e luxo.

Loewe e Jacquemus na mira das seleções

Para esta edição da Copa do Mundo, a seleção da Espanha contará com peças desenvolvidas em parceria com a Loewe, enquanto a França terá o toque da Jacquemus em colaboração com a Nike