A Copenhagen Fashion Week, semana de moda que celebra a moda escandinava, se tornou uma das fashion weeks mais acompanhadas nos últimos anos e tem um motivo para isso, além das passarelas: o street style. Inovador, fresco e, às vezes, super colorido - contrastando com o tempo gelado da capital dinamarquesa -, os looks desfilados nas ruas inspiram porque são carregados de personalidade e estilo.
A edição atual, que vai de 29 de Janeiro até 2 de Fevereiro, está a todo vapor e nós reunimos alguns dos melhores looks e as lições de estilo que podemos aprender com eles. Afinal, não é só admirar peças bonitas, tem muito truque de styling e informação de moda que absorvemos.
mas antes, algumas informações sobre a CPHFW...
Hoje, a Copenhagen Fashion Week é considerada a 5ª semana de moda mais importante do mundo e, diferentemente das demais, ela é pautada não só pelo design e pelo street style, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade.
Para fazer parte do line-up da CPHFW, as marcas precisam cumprir pré-requisitos como não destruir roupas de coleções passadas, ter ao menos 50% de materiais certificados ou ressignificados, oferecer condições de trabalho seguras e éticas, entre outros. Ao todo, são 18.
Nesta temporada, acontecem apresentações de marcas como Stine Goya, Saks Potts, Marimekko e Lovechild 1979. A pioneira Ganni pula a Copenhagen Fashion Week dessa vez, mas está presente com uma exibição sobre o futuro dos materiais na moda, mais um aceno tecnológico e super importante à sustentabilidade.
Agora chega de papo e vamos aos looks do street style da Copenhagen Fashion Week:
Parte da beleza do street style da Copenhagen Fashion Week é a mistura de estilos e convivência de tantos looks marcantes no mesmo espaço. Pegue o exemplo desse clique, de duas inflienciadoras que estão lá. De um lado, uma versão da estética Eclectic Grandpa com muitas texturas, tricô e até sapato tipo pantufa nos pés; do outro, um visual Coquette, polido e feminino nos detalhes, como os laços.
Também é fácil encontrar looks que surfam na tendência do Cluttercore, uma estética que enaltece a "bagunça" e mistura sem filtros de elementos, estilos, texturas e afins.
Lembra do que falamos sobre a convivência de estilos completamente opostos no mesmo cenário? Na mesma fashion week, temos um visual clean à la quiet luxury e com um truque de styling para ficar de olho, a saia sobre o vestido.
Mais um encontro de tendências. A estética Mob Wife manifestada pelo casaco de pele fake, bota acima dos joelhos e acessórios marcantes, como a bolsa vermelha de verniz, ao lado de um visual que mistura esportivo e coquette - olha só os laços na saia!
Está pronta para a chuva de informação de moda desses looks de cores coordenadas? Vamos lá: a meia-calça branca que acaba de ser vista na Alta-Costura da Chanel; o casaco Penny Lane que está bombando no inverno do hemisfério Norte; o tom baunilha que acaba de ser sensação no desfile de Verão 24 da Jacquemus; e, por fim, a estampa animal que evoca, de forma suave, a estética Mob Wife. Ufa!
O CLTcore também marca presença nos looks da Copenhagen Fashion Week com a escolha do cinza para muitos looks, inclusive alguns monocromáticos.
Aqui também a ideia de tirar roupas tradicionalmente associadas ao ambiente de trabalho se faz presente. O terno ganha ares fashionistas com a sapatilha de fivelas e a bolsa a tiracolo. Quase tudo em tons de cinza novamente.
E não dá para passar batido sem mencionar o vermelho se confirmando como uma das cores tendências de 2024. Além disso, nota especial para o gorro, um dos acessórios mais usados no street style da Copenhagen Fashion Week devido ao frio, mas também para compor looks estilosos.
A cabeça será enfeitada nesse inverno, se depender da Copenhagen Fashion Week. Em outro look, temos a faixa de cabelo trazendo mais delicadeza ao visual ultra sexy dos micro shorts. Quer mais tendência aqui? Repare no slingback, que vem bombando desde 2023, e da meia-calça.