Continuando sua tradição de realizar desfiles em locações especiais, Jacquemus voltou ao sul da França, dessa vez elegendo a linda Fondation Maeght, um museu de arte moderna, como pano de fundo para apresentar seu Verão 2024, contando com Julia Roberts e Kylie Jenner na plateia e Gigi Hadid na passarela. E lógico que a gente conta a seguir tudo que você precisa saber sobre o que rolou.
Não foi só geograficamente que o designer fez um retorno. Intitulada Les Sculptures, sua proposta para o próximo Verão revisitou temas explorados nos primeiros anos da marca, como o estudo de shapes não convencionais, mas não sinaliza um retrocesso. A impressão é que Simon encontrou equilíbrio entre sua essência e o futuro, sua criatividade e a necessidade de manter e expandir o sucesso que sua etiqueta vem fazendo desde a abertura há 15 anos, sem comprometer sua visão.
O termo minimalista é usado com frequência exagerada, mas se aplica corretamente no exercício de Simon de aumentar o volume, mas abrir mão de detalhes muito elaborados. O foco é nas silhuetas, o resto é clean, quase austero, particularmente em comparação ao DNA usualmente tão solar da marca.
Ninguém mais aguenta falar em quiet luxury, nem o estilista. Segundo o próprio, a melhor forma de definir a proposta é pop luxury. Nomenclaturas à parte, a coleção é, sim, uma interpretação da moda simplificada dos anos 90 pelo olhar de Simon. Já os ombros pronunciados e a cintura enfatizada por espécies de cintos circulares remetem ao power dressing típico da década de 80.
Claro que com os elementos que definem o perfil da Jacquemus: irreverência, sensualidade, texturas interessantes, reinterpretação de clássicos…
Os shapes inflados contrastam com as icônicas esculturas de Alberto Giacometti posicionadas no início da passarela.
A cartela de cores predominantemente neutras foi composta por variações de baunilha, preto, branco e cinza, exceto pelos muito bem vindos splashes de vermelho.
Aliás, o vermelho e o animal print (a marca introduziu uma estampa de onça), são duas das tendências mais fortes de 2024 e colaboraram para trazer graça e garantir o je ne sais quoi obrigatório nas criações de Simon.
O sex appeal pelo qual é famoso estava presente, tanto na trilha sonora, - as modelos caminharam ao som de “Sexual Healing” - quanto nas roupas, aparecendo nos decotes laterais ousados e na inclusão de inúmeras peças transparentes.
A técnica de tecido desfiado fazendo, às vezes, de plumas é alternativa interessante que garante o efeito impactante e luxuoso, sem o custo adicional.
Nós pés, a sandália dupla, que já viralizou no instagram, quando foi postada há alguns dias como parte de um preview da coleção.
Além dela, sandálias-bota que prometem causar polêmica e, linkando com o desfile anterior, traços de balletcore em versões de sapatilha e sapatos do tipo Oxford delicados feitos em parceria com a clássica marca francesa Repetto, famosa pelos calçados de dança.
Cada uma das obras de arte presentes no desfile foram creditadas durante o streaming, convidando o espectador a se aprofundar mais sobre a seleção incrível de artistas que fazem parte do acervo do museu.
Em tempo, os rumores de que ele vai assumir a Givenchy continuam circulando, mas durante conversa com jornalistas antes do desfile, Simon negou a informação afirmando que sua prioridade é deixar a Jacquemus cada vez melhor. Missão mais que cumprida no seu Verão 24.