Tons rosados, elementos vintage banhados por luz natural e suave, uma aura de sonho ultra feminina e altamente estilizada. A celebrada estética de Sofia Coppola é facilmente reconhecível e seu impacto na moda e na cultura pop é inegável. Aproveitando os lançamentos de seus mais recentes projetos, a adaptação para o cinema da biografia de Priscilla Presley intitulada "Priscilla", com estreia prevista no Brasil para 26 de dezembro, e o livro "Sofia Coppola: Archives 1999-2023”, compilação íntima de memórias, entrevistas e fotos que capturam seu processo criativo, a gente analisa os principais aspectos e conta tudo que você precisa saber sobre a estética de Sofia Coppola.
Parte de uma dinastia Hollywoodiana com vários membros da família atuando no métier - a começar pelo pai, Francis Ford Coppola, responsável por clássicos do cinema como a trilogia "O Poderoso Chefão" e "Apocalypse Now" -, Sofia é conhecida por sua visão bem autoral, destacando perspectivas femininas e abraçando características consideradas girly. Seus filmes têm uma melancolia envolvente onde a realidade "perfeita" é desafiada por meio de elementos visualmente atraentes e aparentemente inocentes, explorando temas como isolamento, descobertas da adolescência e fama. Sua abordagem estética aprofunda personagens e narrativas adicionando camadas de beleza, feminilidade e complexidade.
A mais recente obra é um retorno à forma, reunindo suas temáticas favoritas para trazer às telas a controversa história de amor de Elvis e Priscilla Presley, interpretados na ficção por Jacob Elordi e Cailee Spaeny. Contada sob a ótica de Priscilla, o filme é baseado no livro de memórias da própria, relatando os bastidores da união com o Rei do Rock.
A figurinista Stacy Battat contou com mais de 120 peças sob medida de marcas como Chanel e Anna Sui para reproduzir com alguma liberdade criativa os looks que ilustram as várias fases da vida da protagonista. Cobrindo do início da relação com o futuro marido, aos 14 anos de idade, passando pelo glamour dos anos 60 e seus penteados volumosos, até a década de 70 e seu espÍrito mais livre, as composições são de encher os olhos e demonstram os motivos pelos quais Presley é style icon de pessoas como Lana del Rey.
Os filmes de Sofia proporcionam uma experiência imersiva, onde cada detalhe, da beleza à décor, é levado em consideração e a moda tem papel fundamental. Uma legião de fãs se identifica com seus universos e isso fica evidente com a enxurrada de resultados no Pinterest e no TikTok referenciando o estilo único e autoral das produções. Em “Priscilla”, a vibe coquette é proeminente, mas muitas outras tendências da atualidade têm ligação direta com sua estética.
"As Virgens Suicidas" é uma bela introdução à visão da cineasta. A atmosfera especial traz um mix de college, grunge, sobreposições, transparências e traços de cottagecore vistos por uma lente retrô.
Romance e nostalgia são indissociáveis de suas histórias. Trends como o balletcore e laços são sua cara também.
Variações de azul, em particular o claro, que dominou as passarelas primavera/verão 24, podem ser considerados membros oficiais da cartela de Coppola. Aliás, tons pastel em geral têm papel significativo em seu universo. Como esquecer da paleta açucarada inspirada nas cores típicas do doce francês macaron eleita para "Maria Antonieta"?
Musa de Marc Jacobs e habitué do MET Gala, a ligação de Sofia com a moda é tão grande que ela cogitou seguir carreira no meio: já foi dona de marca de roupa, assinou collab com a Louis Vuitton, dirigiu comerciais para Dior… Porém, sua relação mais duradoura é com a Chanel, onde ela estagiou aos 15 anos de idade e atualmente detém o título de embaixadora colaborando em projetos especiais da Maison, como a recente coleção com a Barrie, marca especializada em cashmere que faz parte da família Chanel. Claro que as fotos da campanha exibem a estética da diretora:
Não por acaso, seu estilo pessoal virou referência desde que ela surgiu na cena na década de 90.
Influenciada pelo ar parisiense, onde mora parte do tempo, mas ainda minimalista e mega feminina, seus looks da vida real seguem figurando em incontáveis moodboards ao redor do mundo.