Curiosidades sobre a Copenhagen Fashion Week: o que é e porque é tão importante?
Nós já estamos de olho na Copenhagen Fashion Week há anos. A semana de moda da capital dinamarquesa vem crescendo e ganhando visibilidade há algum tempo e se tornou a queridinha do mês da moda. Apesar de não ser considerada uma das quatro principais capitais da moda internacional, Copenhagen se mostrou extremamente relevante para o cenário fashion e se destaca das outras semanas de moda.
A temporada de Primavera/Verão 2024 começa hoje, mas a história da semana de moda de Copenhague começa lá atrás, em 2006. Em contraposição com a semana de moda de Estocolmo, ela sempre teve um estilo boêmio, vibrante, divertido e colorido. Apesar de já estar quase completando 20 anos, a virada da chave da Copenhagen Fashion Week aconteceu em 2018, quando Cecilie Thorsmark se tornou CEO do evento. Desde então, a líder aderiu normas sustentáveis que colocaram a semana de moda no mapa, e todas as marcas integrantes do lineup devem seguir 18 padrões rígidos que abrangem áreas como diversidade, cadeia de suprimentos e a vida útil das peças de roupa.
O posicionamento sustentável faz parte da cultura escandinava, não só na moda como em todos os meios políticos, diplomados e culturais. Com o título de semana de moda mais sustentável e responsável de todas, a Copenhagen Fashion Week é notada pelo código de conduta rígido, dividido em seis partes: design, direção estratégica, escolha de materiais, condições de trabalho, envolvimento do consumidor e desfile.
Algumas das normas são: ter uma grade de tamanhos inclusiva, ter no mínimo metade da coleção feita de materiais sustentáveis, oferecer um serviço de reparo de peças danificadas, não descartar peças de antigas coleções, não utilizar embalagens plásticas, garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, garantir inclusão em todas as áreas e cargos da empresa, entre diversas outras que você encontra no manual da sustentabilidade, no site deles.
Para a edição que começa hoje, foram aprovadas 31 marcas, entre elas marcas veteranas e já amadas, emergentes e novos designers, que participaram do programa New Talents, oferecido pela Copenhagen Fashion Week.
Além de todo o posicionamento e o diferencial sustentável e responsável, a semana de moda possui um dos melhores e mais criativos street styles. Com looks divertidos, autênticos e experimentais, lá é possível vermos o surgimento de diversas tendências, assim como looks mais casuais e confortáveis. Diferente das outras semanas de moda, onde vemos produções pouco “usáveis” e práticas, na Copenhagen Fashion Week o conforto é a prioridade, graças às altas temperaturas do mês de Agosto e a necessidade dos looks se adaptarem ao transporte mais usado da cidade, a bicicleta.
E aí? Já te convencemos de que não dá pra perder os desfiles e os acontecimentos dessa semana de moda tão incrível e especial? A Copenhagen Fashion Week acontece do dia 7 a 11 de Agosto e cobriremos tudo pelas nossas redes sociais. Acompanhe!