Com quase duas décadas de história, convidamos Lilly Sarti, sócia fundadora e mente criativa por trás da marca que carrega seu nome, para bater um papo sobre sua trajetória e suas perspectivas da indústria da moda ao longo dos anos.
O momento não é exato, como ela mesma diz, mas os primeiros indícios de um negócio promissor começaram na infância, com sua paixão e desejo de trabalhar com moda. Aos 19 anos, ela criou sua primeira peça de roupa. Com o tempo, suas amigas começaram a comprar mais e pedir por novos modelos. Nos meses seguintes, Lilly decidiu formar uma sociedade com sua irmã, Renata Sarti, que também compartilhava do mesmo interesse por moda e artes plásticas e com olhar voltado para o business. Juntas, criaram a marca Lilly Sarti. Logo após seu desfile de estreia, surgiu a parceria com a Daslu, uma loja de luxo em São Paulo que recebia dezenas de marcas de alto padrão e era considerada o "Templo do Luxo" ou a "Meca dos Estilistas", passando a ter seus produtos vendidos lá. Desde então, a evolução da marca é constante.
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DNA da marca
A marca completa 18 anos, mantendo-se fiel ao seu DNA, que reflete a personalidade das irmãs. Com estilo boho, tons terrosos, uma seleção a dedo de tecidos texturizados e peças fluidas. Além disso, adiciona um toque de misticismo às suas coleções, oferecendo peças atemporais e versáteis que atendem às necessidades reais das mulheres contemporâneas, unindo beleza, praticidade e harmonia.
A primeira loja física
De forma gradativa, a marca foi crescendo, tendo sua primeira loja física e a experiência no varejo com aproximadamente um ano e meio após a entrada na Daslu. Lilly compartilha com a gente a sua experiência, “A fim de otimizar todo o nosso processo produtivo, tínhamos que aumentar nossas produções. Então, eventualmente, a Daslu comprava 45 blusas e eu queria fazer uma produção de 60, porque o preço da produção mudava; ou você fazia 30 ou você fazia 60. Como o valor mudava, ficávamos com essas sobras. Então, em determinado momento, aproximadamente 1 ano e meio depois, nós abrimos nossa primeira loja física, onde conseguimos colocar essas grades extras que fazíamos para ter volume de produção. E assim começou nossa trajetória no varejo”.
Aproveitei a oportunidade e perguntei qual é a experiência em loja que não pode faltar:
“Deus mora nos detalhes, então tudo faz parte da experiência. O manobrista da loja de rua, a temperatura ideal, o som, a equipe e o treinamento delas, estrutura física da loja. Tudo isso deve ter um cuidado especial, senão ela deixa de ser uma experiência positiva e passa ser uma experiência neutra ou negativa. O mais importante é isso: ter uma equipe que saiba compor e atender as necessidades e prever os desejos da cliente.”
No universo digital
Em 2016, o e-commerce da marca foi lançado no mesmo dia do SPFW N42, após a apresentação da coleção Resort 2017. Mas o que ela não poderia imaginar é que o momento de maior potência da plataforma de vendas seria na pós-pandemia, que foi quando houve um cuidado ainda maior e hoje, a cada coleção, a loja on-line tem um crescimento bem significativo.No entanto, Lilly valoriza a importância de visitar uma loja física e aproveitar todas as experiências únicas que o ambiente presencial pode proporcionar.
O belo e o harmônico
O processo criativo de Lilly Sarti é guiado por duas palavras-chave que resumem muito bem a essência da marca: o belo e o harmônico. Nessa etapa, o olhar é voltado para as pessoas e seus comportamentos. Sem esse pacote, a roupa passa a ser nada, não tem propósito e nem significado.
Em seguida, a matéria prima é o foco. Sarti revela que a escolha do tecido muitas vezes vem antes da construção da peça, respeitando suas tramas, composições e detalhes.
A relação de cumplicidade das irmãs é a chave
Assim como o belo e o harmônico resumem bem a essência da marca, não podemos deixar de mencionar a relação das irmãs fundadoras, Lilly Sarti e Renata Sarti, que transformaram a marca em um negócio de sucesso, indo além de uma simples relação familiar e de amizade.
Lilly fala com muito carinho sobre a irmã: "Nós temos uma relação de absoluta cumplicidade, e esse é um dos motivos pelos quais a empresa dá certo.' Ela complementa: 'Se olharmos de uma forma macro, as maiores empresas de sucesso são familiares. Elas ou amadureceram e continuam sendo uma potência familiar, ou se prepararam e o familiar assume a liderança."
Renata Sarti cuida do administrativo como um todo, enquanto Lilly Sarti ocupa a posição de diretora criativa.
Próximos passos e o futuro da marca
No final do primeiro semestre, veremos um ponto de venda super importante no Rio de Janeiro. Ainda está prevista uma expansão para 2024, além do Rio de Janeiro. Em 2025, as ideias de crescimento continuam a todo vapor.
Sarti complementa que em todo desafio existe uma oportunidade, e assim foi que a marca Lilly Sarti surgiu. Há e haverá momentos difíceis, mas, como ela mesma diz, às vezes é necessário manter a cabeça fria para encarar determinadas situações da melhor maneira possível. Também é importante para o futuro da empresa ter por perto de nós pessoas que compartilham da mesma essência e cultura da empresa. Assim como o DNA da marca que deve ser mantida.
Ao final, fechamos nossa conversa com um bate-bola descontraído:
Uma série: "The New Look" — a história sobre o Dior
Um filme: “Oppenheimer”
Um livro: "Lidere como uma mãe: Como a sabedoria materna pode impactar seu negócio" de Valerie Cockerell
Designer de moda: JW Anderson
E por fim, a última do nosso bate-bola foi:
Um look icônico de Lilly Sarti: Vestido de tule devorê que foi desenvolvido para nós, inspirado nas plantas baixas do Burle Marx.
E você, já conhecia Lilly Sarti e sua marca? Se não, este é um sinal para conhecê-las ainda mais.