Descubra a função da vitamina C e outros ativos para o skincare

por Inaê Ribeiro

Se você acompanha as novidades do mercado de beleza deve fazer parte do time de pessoas que sabem os nomes de todos os ativos de skincare que estão bombando, mas muitas vezes nem sabemos a real função e benefícios, acertamos? Quem não leu e ouviu que a Vitamina C era um ingrediente básico no seu nécessaire?

Ler os rótulos dos produtos antes de levá-los para nossa penteadeira é essencial, saber se os ingredientes ali funcionam ou não para o seu tipo pele e o momento que ela está passando é a maneira mais eficiente de garantir que seu skincare será realmente eficiente. Na teoria isso é super fácil, mas na prática sabemos que os rótulos dos produtos são cheios de nomes difíceis de entender, como saber se devo escolher um produto com ácido hialurônico, vitamina C ou retinol? Para te ajudar na próxima compra de cuidados com a pele, conversamos com a dermatologista Dra. Silvia Quaggio a fim de desvendar os principais ativos que estão fazendo sucesso nos produtos de skincare. Chega de dúvidas na hora da escolha e vem com a gente:

_vitaminas

skincare - skincare - vitamina c - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Mainá Bell (Reprodução/Pinterest)

_vitamina C

A Vitamina C é um dos ativos de skincare mais famoso no momento, e não é a toa. O ingrediente é super poderoso e funcional e, segundo Dra. Silvia, ele atua no combate dos radicais livres pela ação antioxidante. Suas propriedades protegem a pele do foto envelhecimento, estimulando a produção de colágeno.

Conforme você usa a vitamina C sua pele se torna mais luminosa e com menos linhas de expressão.

_vitamina E

Vitamina E é um poderoso antioxidante com ação anti-inflamatório e ação umectante. Quando for comprar um, prefira os naturais, existem pesquisas que mostram que eles são mais eficazes. 

_vitamina B5

A Vitamina B5 age na regeneração da pele e como um equilibrador da oleosidade da pele. Também conhecida como pantenol, o ativo é um ótimo hidratante, principalmente para quem faz isso de retinóides, que em breve você irá descobrir o que são.

_ácidos

Stascha Nelis - skincare - vitamina c - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Riley Rose (Reprodução/Pinterest)

_ácido hialurônico

Este é outro ingrediente famoso e amado pelas dermatologistas e usuárias. O ácido hialurônico é um ingrediente que já possuímos naturalmente em nossa pele, ele tem a função de torná-la mais elástica e firme. Ele atua como preenchedor, hidratando e protegendo a pele das agressões externas. Pode apostar sem medo em hidratantes que possuam o ativo, já que ele funciona na maioria das peles, incentivando a produção natural. 

_ácido salicílico

Se você possui pele oleosa, com tendência a formação de espinhas, provavelmente, já recebeu a recomendação de produtos com ácido salicílico. Ele é daqueles produtos perfeitos para tratar espinhas, cravos e poros abertos, já que realiza uma leve esfoliação e estimula a produção de colágeno. 

_ácido glicólico

O ácido glicólico é um ativo natural obtido através da cana-de-açúcar, sua função é estimular a renovação celular, oferecendo uma textura mais suave e uniforme. Para você que tem pele acneica ou com espinhas, procure produtos que eles esteja presente na composição para utilizar junto com seus tratamentos convencionais. É comum encontrá-lo em esfoliantes enzimáticos justamente por causa de suas propriedades menos agressivas.A Dra. Silvia recomenda o seu uso nas estrias, queratodermia - formação de bolinhas- dos braços e coxas.

_ácido ferúlico

Segundo Dra. Silvia, o ácido ferúlico possui ação de estabilização de algumas fórmulas, como as que contém vitamina C, fazendo com que o tópica tenha uma grande atuação como antioxidante. Ao escolher uma vitamina C, prefira as que estão associadas à esse ácido, garantindo uma eficácia ainda maior. 

_veganos

Strike - skincare - vitamina c - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Strike (Reprodução/Pinterest)

_esqualano

O esqualano é um ingrediente vegano que possui função hidratante e previne a perda da água natural da nossa pele, garantindo que ela permaneça viçosa. A marca que possui vários produtos com o ativo é a Biossance, que promete que ele tem absorção facilitada pelo nosso organismo e pode ser usado em todo o corpo.

_bakuchiol

Bakuchiol é outro ativo vegano amado pelas fãs do clean beauty, ele pode funcionar como um substituo para derivados de retinol, sendo até mesmo chamado de fito retinol. O ponto positivo para troca do ativo é que ele é mais leve, tornando-o perfeito para peles sensíveis e ressecadas. Além disso, ajuda na firmeza da pele, melhorando a textura, o viço e a luminosidade.

_outros ativos

Keira Manson - skincare - vitamina c - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Keira Manson (Reprodução/Pinterest)

_ceramidas

Nós possuímos ceramidas naturalmente em nossa pele e elas são essenciais para uma boa hidratação. Durante o inverno nossa pele fica mais sensível e desidratada, tornando esse ativo essencial para recuperação da hidratação. 

_niacinamida

Este ingrediente poderia estar também na lista das vitaminas, já que para muitas pessoas ele é conhecido como vitamina B3. A Dra. Silvia avisa: "o ativo é um aliado para os dermatologistas, já que atua na síntese de ceramidas e ácidos graxos, além de ajudar na regulação da oleosidade com sua ação anti-inflamatória. Um daqueles ingredientes poderosos para todos os tipos de pele, que os dermatologistas indicam para acalmar, desinflamar e até mesmo prevenir o envelhecimento da pele pela desidratação". 

_retinol

O retinol é um derivado da vitamina A, o tópico mais potente para prevenir e tratar as rugas, esclarece Dra. Silvia. O ativo promove renovação celular, esfoliação e aumento da síntese de colágeno. Produtos com esse ingrediente são indicados para peles mais envelhecidas, mas é importante atenção na hora de aplicar, já que ele poderá causar irritabilidade no local, gerando descamação e vermelhidão. 

Para usá-lo, aplique seu hidratante após o banho e após vinte minutos aplique o produto com retinol, assim você irá proteger sua pele da irritabilidade e sem perder a eficácia do ativo. Se você possui pele sensível, prefira o retinaldeído, um derivado do retinol menos irritante.  

Deixe um Comentário
Você também vai gostar