A rotina de skincare é muito importante para uma pele saudável e bonita, afinal, são vários fatores diários que agridem nosso rosto de alguma forma, além das características do próprio organismo, que interferem no aspecto da nossa pele. E justamente por essas particularidades, podem surgir dúvidas na hora de escolher o produto ideal. Então, vamos dar algumas dicas do que funciona para cada tipo de derme. Mas não se esqueça: é muito importante consultar seu dermatologista sempre.
Os pilares básicos para uma rotina de skincare são: limpar, tonificar, hidratar e proteger. Para isso, é necessário um sabonete para o rosto que não agrida a derme, um bom tônico, um hidratante específico para seu tipo de pele e um protetor solar com, no mínimo, 30 FPS. Dá para incluir outras etapas dependendo da necessidade, mas essa já é uma boa base para garantir uma cútis saudável. Confira o produto ideal para seu tipo de pele:
pele seca
A pele seca é aquela que não retém água suficiente nem produz a quantidade ideal de óleo. Por isso, os produtos necessários na rotina de skincare são aqueles que repõem o que falta na pele. Se você tem a pele seca utilize:
- Sabonete ou gel de limpeza bem suave, para não retirar o pouco óleo natural que a pele produz;
- Tônico leve, com componentes que preparem a pele para absorver a hidratação;
- O hidratante precisa ser mais espesso e potente, para garantir que a pele não fique descamando ou repuxando. É ele que vai levar até a pele os componentes que ela não produz naturalmente;
- Protetor solar com ativos hidratantes, como a glicerina e a vitamina E.
Dica: evite ao máximo lavar seu rosto com água quente, pois ela pode deixar sua derme ainda mais ressecada.
pele normal
A pele normal tem o equilíbrio ideal quando se trata das glândulas sebáceas. Ela produz a quantidade ideal de sebo, de forma que fique com uma textura saudável. Mas se engana quem pensa que ela não precisa de cuidados. Para garantir que ela continue balanceada, é necessário utilizar produtos que protejam a pele do sol, da poeira e da poluição, por exemplo. Os produtos indicados na rotina de skincare são:
- Sabonete facial suave, para manter o equilíbrio da pele;
- Tônico sem álcool, para que não haja nenhum tipo de irritação. Os que contêm vitamina C são uma boa escolha;
- Hidratantes à base de água, que sejam um pouco mais emolientes funcionam melhor;
- Um protetor solar com uma textura mais leve já é suficiente para a pele. Mas lembre-se, nunca com menos de 30 FPS.
pele mista
A pele mista consiste em uma região com mais oleosidade, a famosa zona T (testa, nariz e queixo), e a área das bochechas mais secas. Ela exige um cuidado maior por conta dessa diferença no rosto. Se sua pele é assim, sua rotina de skincare precisa ter:
- Sabonete que remova a oleosidade sem ressecar;
- Tônico de limpeza concentrado na zona T, já que é a área que precisa de uma limpeza mais profunda;
- Hidratante leve, mas potente, com componentes como o ácido hialurônico, vai ajudar a balancear a pele;
- Protetor solar em gel ou que seja livre de óleos, para não deixar a zona T ainda mais oleosa.
pele oleosa
A pele oleosa tem uma produção excessiva de sebo e por isso tem mais tendência à acne. Ela também fica muito brilhosa ao longo do dia e segura menos a maquiagem. Por isso, os cuidados necessários na sua rotina de skincare são:
- Sabonete que promova uma limpeza mais profunda, mas que não seja agressivo para a pele;
- Tônico adstringente que auxilie no controle de oleosidade;
- Hidratante leve, em sérum, gel ou outra textura mais aquosa e que seja específico para esse tipo de pele, para que a oleosidade não aumente;
- Protetor solar livre de óleo e com acabamento matte, para o rosto não ficar com aspecto brilhoso.
Importante: A limpeza em excesso e a falta de hidratação nesse tipo de pele causa o efeito rebote, que faz as glândulas produzirem ainda mais óleo. Portanto, hidrate sempre o rosto e limpe com sabonete duas vezes ao dia.