Diversos povos da antiguidade faziam desenhos, símbolos e escrituras em suas peles como forma de identificação e comunicação. Apesar de nunca ter sido creditado à uma época ou povo específico, o registro mais antigo de uma tatuagem foi descoberto em 1991 no cadáver congelado de um homem da Idade do Cobre, que datam de 3.300 a.C. E por incrível que pareça, os estilos de tatuagem que conhecemos e amamos hoje, surgiram dessas diferentes origens.
Depois de passar décadas sendo consideradas rebeldes e até criminosas, as tatuagens estão vivendo sua época de auge e cada vez mais vemos pessoas usando da arte no corpo para demonstrar suas personalidades e estilo.
Se você ama se tatuar, ou está em busca do que fazer no seu primeiro desenho, continue aqui e descubra o nome e as origens dos mais famosos estilos de tatuagem da atualidade, e de quebra, escolher seu favorito:
_old school
O old school é um dos estilos de tatuagem mais conhecidos e antigos que existem. Ele teve sua origem em torno da década de 50, nos Estados Unidos e atualmente é uma homenagem à cultura vintage, trazendo desenhos de pin-ups, sereias, âncoras, diversos animais e outros ícones da época. Visualmente, os desenhos possuem cores vivas, mas uma paleta de cor seletiva, com traços mais grosseiros, retos e definidos.
_pontilhismo
Outro estilo bem antigo e amado é o pontilhismo. Criado na França no século 19, a técnica é conhecida originalmente como dotwork - vulgo, trabalho com pontos. Ele consiste na construção dos desenhos a partir de pequenos pontos e o cuidado com detalhes é o principal fator nas tatuagens de pontilhismo.
_black work
O blackwork, como o nome já sugere, é um trabalho de tatuagem onde é usado somente uma cor de tinta, o preto. Com uma grande concentração do pigmento e desenhos majoritariamente obscuros e sólidos, o blackwork é um dos estilos de tatuagem que mais cresce com o passar dos anos, conquistando admirados e adeptos ao redor do mundo.
_geométrico
Apesar de parecer, o geométrico não é somente quadrados, triângulos e outras formas geométricas aplicadas em nosso corpo. Assim como os estilos anteriores, ele consiste na construção do desenho escolhido a partir de formas geométricas. A técnica pode ir de uma simples arte até algo super elaborado e complexo.
_minimalista
Um dos estilos de tatuagem que mais virou tendência nos últimos anos foi o minimalista. O mood do menos é mais cresceu em absolutamente todos os mercados e segmentos, como na moda, no design, na decor e claro, na tatuagem.
_single line
Seguindo a linha do minimalismo, o single line é um estilo mais atual e contemporâneo de tattoo. Como a tradução direta sugere, os desenhos são feitos apenas com uma linha e normalmente seguem um mood mais simples e experimental, com a imagem sendo criada a partir da ausência e da linha. Com um toque bem minimalista e conceitual, o estilo só cresce e conquista mais fãs.
_glitch
A tatuagem glitch faz parte de um movimento contemporâneo da estilos de tatuagem, sendo desenhos com distorções e falhas. Com um toque psicodélico e experimental, as glitch tattoos propõem uma brincadeira com ilusão de ótica. Os desenhos contam com distorções estratégicas para parecer que a tatuagem travou ou deu um bug.
_oriental
As tatuagens orientais são consideradas uma das primeiras da história. Normalmente, os desenhos são extensos e coloridos, ocupando toda a parte do corpo escolhida. Os desenhos mais comuns do estilo são: samurais, dragões, carpas e muito oceano!
_realismo
O mais próximo da realidade possível, as tatuagens realistas prezam pelos detalhes e por muita fidelidade ao real. Os tatuadores realistas são verdadeiros artistas e é um dos trabalhos mais caros e valorizados que existe.
_maori
Popularmente conhecido como tribal, o maori foi durante muitos anos o estilo mais comum entre os homens. No começo, o desenho funcionava como um meio de identificar determinado grupo, mas atualmente foi tão disseminado que se tornou um estilo super clássico. Com curvas e tamanhos variados, a tribal costuma ser um trabalho todo em preto e traz muito significado em seus símbolos.